Os grandes destaques da música em 2020

Nomes consagrados, revelações, as nossas previsões e, claro, as melhores playlists do ano!

Assim como no ano passado, a nossa lista de destaques está dividida em algumas categorias. Para fechar a nossa lista de destaques, chegou a hora de apontar as melhores playlists que surgiram no Spotify ao longo de 2020.

Atualmente, consumir música através das plataformas de streaming já virou rotina para a maioria das pessoas. Até por isso, as playlists ganharam força e começaram até a ditar o comportamento do mercado nos últimos tempos.

Ainda que a gente tenha algumas ressalvas quanto ao formento das playlists, não dá pra negar que o formato propicia boas curadorias nas plataformas. Até por isso, seguimos indicando seleções legais em nosso LISTÃO e, como de costume, separamos as melhores playlists que vimos no Spotify em 2020.

Abaixo, veja dez criações que ficaram na nossa cabeça ao longo do ano e que foram criadas a partir de ideias interessantes ou desenvolvidas por uma galera que busca te apresentar coisas novas, te entreter e, porque não, te fazer dar boas risadas com os mais variados temas de playlists.

Alternative 80s, do Spotify

Com o mundo cada vez mais olhando com um saudosismo para a cultura produzida nos anos 80, nada mais justo do que começar com essa seleção que tem The Cure, U2, Duran Duran, David Bowie, Pixies e R.E.M., entre outros nomes.

DAMN, FEELINGS, da Chayla Hope

Uma boa seleção de indie-pop lo-fi é a pedida com essa playlist, que merece ser ouvida com atenção.

Rima Preta, do Spotify

Rap feito por pretos espalhados pelo Brasil. Esse é o foco da playlist criada pelo Spotify e cheia de nomes pesados.

Buat em casa, da Debbie Records

A Debbie Hell já tem cadeira cativa em nossa seleção de playlists e, claro, nesse ano não seria diferente.

Se ela tem um dom sobrenatural para criar playlists a gente ainda não descobriu, mas a Buat em Casa foi trilha sonora de pessoas deste site durante a pandemia. Como dançar em casa e sem companhia é válido em todos os momento, vale salvar a playlist nos favoritos para ter a trilha sonora ao alcance.

de boa mas mexendo o rabo, da Nina Rocha

Ainda no clima de dança e diversão, a Nina Rocha - outra figura conhecida dessa lista e que, inclusive, já criou playlists para o Audiograma - nos dá outra opção para ficar em casa de boa... mas mexendo o rabo que é melhor ainda.

Músicas Indie Pra Comer Um Croisant (dançando), do Cansei do Mainstream

Quem também sempre é lembrada por aqui é a Joyce Guillarducci e o seu Cansei do Mainstream. Já que estamos no clima de dança - talvez para tentar esquecer esse ano pavoroso, eis uma seleção divertida e focada na cena independente francesa.

TOP 50 da Cena, da POPLOAD

Não dá para falar de playlists sem mencionar essa ideia da POPLOAD. O conceito é simples: semanalmente, fazer um TOP 50 focado na cena independente brasileira. É a sua chance de acompanhar - de forma mais fácil - as principais novidades do underground brasileiro em uma playist sempre fresquinha.

Indie Espanhol, do Hits Perdidos

Essa playlist não precisa de explicação, né? Com uma boa seleção, o Hits Perdidos listou mais de 150 músicas legais para você dar uma ouvida.

POP POC, do Spotify

Os hinos da música pop. Só as babadeiras dos divos e divas.

Indie Rock Club, do Spotify

Fechando a nossa seleção, aquela playlist que entrega o melhor do Indie Rock. As clássicas, as que tocaram nas festinhas, as que você queria ouvir ao vivo e cantar como se não tivesse amanhã. Bons tempos!

E as playlists do Audiograma?

2020 foi o ano das playlists no Audiograma também e o nosso editor, John Pereira, separou cinco dentre as que apareceram em nosso perfil no Spotify para você dar uma olhada.

Apesar disso, a nossa dica é a mesma do ano passado: SIGA AGORA O NOSSO PERFIL E CURTA TODAS AS PLAYLISTS!

DICA5: mulheres que você deveria ouvir agora!

A partir de uma publicação no Instagram, surgiu essa playlist: cinco mulheres, diferentes estilos, fazendo boa música.

Bandas para quem quer conhecer música instrumental

Uma seleção com sete bandas totalmente voltadas para a música instrumental, montada a partir de uma lista publicada pelo Rahif Souza lá no site.

Músicas e seus samples marcantes

Em outra seleção feita pelo Rahif Souza, uma lista de músicas que evidenciam como a cultura dos samples está cada vez mais inserida na música.

PC MUSIC: a história contada pela perspectiva audiovisual

A quarta escolha do nosso editor é uma playlist que entrega grandes momentos da PC Music e que serve como complemento para um belo texto do Matheus Gouthier sobre o estilo.

Todos Amam a Shakira!

Para fechar, uma curadoria especial da Nathalia Duarte com quase trinta músicas onde a incrível, sensacional e única Shakira teve o seu nome citado.