As melhores lives e shows de 2020
Ainda que alguns shows tenham acontecido, o ano foi dominado pelas lives e, por isso, a nossa seleção de eventos do ano acabou sofrendo uma pequena adaptação.
Você precisa concordar conosco: se teve algo que fez falta em 2020, foi a possibilidade de ver um bom show.
Ainda que alguns paliativos tenham surgido para suprir essa necessidade - como a redescoberta do drive-in - aquela tranquilidade de se ver um bom show de artistas grandes ou pequenos se foi com a pandemia e, enquanto a vacina não chega, nos limitamos a recordar bons momentos passados. Apesar disso, alguns artistas ainda passaram pelo Brasil no começo do ano e, durante a pandemia, vimos o formato das lives ganhar o mundo com shows intimistas, festivais ou super-produções bem interessantes.
Com isso em mente, resolvemos adaptar um pouco a nossa categoria de shows no #LISTÃO2020 e falar também delas, que foram nossas companheiras ao longo do ano. Abaixo, aproveite para ver, rever ou recordar.
(Sandy) Alex G @ São Paulo - 17/01/2020
O desastre e o encantamento são duas coisas que são frequentes quando falamos de artistas que tocam no Brasil pela primeira vez. No caso de (Sandy) Alex G, fica fácil identificar qual das duas coisas aconteceu quando ele passou em São Paulo com uma apresentação dupla, ainda em Janeiro.
O segundo dia, no qual Alex parecia mais solto e empolgado, arrastou uma pequena multidão no Sesc Pompeia, e ele conquistou o público com o repertório de seu último álbum, o excelente House of Sugar. Houve também espaço para canções mais antigas, como "Bobby" e "Kicker".
Com um show cheio de sentimento, Alex conseguiu deixar uma ótima primeira impressão - e saudades - pra quem viu o cantor de perto.
Balaclava Digital
Em outubro, a Balaclava Records colocou no ar um festival 100% digital e recheado de convidados especiais. Entre conversas, entrevistas e apresentações, nomes como Mac DeMarco, ÀIYÉ, Cansei de Ser Sexy, Jup do Bairro, Kiko Dinucci e Andy Bell passaram pelas redes da gravadora, casa de artistas interessantes da música nacional.
Através de seu canal no YouTube, é possível ver diversos momentos do festival. Ao lado, você vê a apresentação que a BRVNKS fez por lá.
Caetano Veloso
Para celebrar os seus 78 anos, Caetano Veloso atendeu aos "insistentes" pedidos de Paula Lavigne e, enfim, fez uma live. Transmitida através do Globoplay, a apresentação ocorreu em agosto e rendeu alguns momentos marcantes com direito a bolo, homenagem a Moraes Moreira, clássicos da carreira e o lançamento de "Talvez", parceria com Tom Veloso, que você pode ver logo ao lado.
Infelizmente, a live completa não está mais disponível no Globoplay.
Coala Festival
Outro evento que resolveu entregar uma edição online em 2020 foi o Coala Festival. Realizado em um local remoto, a organização reuniu em seu lineup nomes como Gilberto Gil, MC Tha e Mariana Aydar, além de convidados, DJ set e entrevistas especiais.
As apresentações estão disponíveis no canal oficial do Coala no YouTube e, aqui do lado, você acompanha as mais de 8 horas do festival na íntegra.
Dua Lipa: Studio 2054
Uma das lives pagas mais interessantes do ano, Dua Lipa entregou uma produção marcante em Studio 2054.
A cantora mostrou faixas de seu elogiado Future Nostalgia preservando todo o lado orgânico das canções. Aliado a isso, cenários, figurinos e muita dança. Ao longo da live, ainda tivemos a presença de The Blessed Madonna - DJ e produtora que assinou o álbum de remixes baseado no Future Nostalgia; FKA twigs, mostrando um número de pole-dance; além de Kylie Minogue, Angèle e Elton John.
Como você já deve imaginar, a live paga não está disponível de forma legal nos streamings, mas não é tão difícil encontrar por aí. Do lado, deixamos o trailer.
Festival do Orgulho Live
Pabllo Vittar, Aretuza Lovi, Mateus Carrilho, Pepita e Urias formaram o time de atrações do Festival do Orgulho Live, que aconteceu no fim de abril e transmitido através do canal de Vittar.
Além de levantar questões importantes e fortalecer a cultura LGBTQIA+, a live ficou marcada por um momento especial: Aretuza Lovi cantando "I Love You Corote" em um evento patrocinado por uma marca de cerveja e todo mundo dançando com produtos da marca tentando "salvar" a pele com o patrocinador.
Você pode ver muitos dos momentos da live através desta playlist no YouTube. Ao lado, o momento especial descrito acima.
Gilberto Gil
Gilberto Gil também foi outro artista que demorou mas, para a alegria geral de todos, fez uma live. A exemplo do amigo e parceiro Caetano Veloso, Gil celebrou os seus 78 anos em grande estilo: uma festa em família no quintal e casa.
Com quase duas horas de duração e parabéns no fim, Gilberto Gil esbanjou simpatia e, claro, mostrou o seu amado repertório cheio de sucessos mais do que eternos.
O resultado dessa celebração você pode (re)ver na íntegra ao lado.
HAIM: Women In Music PT III - Live Show
No mesmo dia em que lançaram o seu elogiado Women In Music Pt. III, o HAIM resolveu comemorar a novidade com uma live especial.
As irmãs gravaram um set acústico no restaurante Canters, em Los Angeles, lugar que foi o cenário da capa do álbum e também do clipe de "Man From The Magazine". Em pouco menos de 30 minutos, mostraram seis canções - incluindo as boas "Don't Wanna" e "Gasoline" - e o resultado está disponível logo ao lado.
Idiot Prayer: Nick Cave Alone at Alexandra Palace
Em Idiot Prayer, o grande Nick Cave toca suas canções sozinho ao piano no imponente Alexandra Palace, de uma forma raramente vista por seus fãs.
Gravada em junho, a apresentação foi exibida em julho através de streaming pago e, após o sucesso, acabou ganhando uma versão estendida para os cinemas em novembro, além do lançamento de um álbum com toda a apresentação.
A performance foi filmada pelo premiado diretor de fotografia Robbie Ryan e, ainda que não esteja disponível de forma gratuita nos streamings, é possível entender um pouco da força apenas vendo alguns de seus trechos, como o caso de "Euthanasia" logo ao lado.
Ivete Sangalo: Live em Casa
Ivete Sangalo nos deu um exemplo legal de como fazer uma live divertida para ela e também para quem assiste. Levando o clima caseiro ao pé da letra, a cantora posicionou umas câmeras na cozinha, botou o marido pra cuidar do som, fez o filho trabalhar também e ainda montou uma platéia de pelúcias e brinquedos.
A Live inteira pode ser vista no Facebook. Aqui do lado, você vê um trecho do que foi a apresentação realizada em parceria com a Globo.
Kamasi Washington: Live At The Apollo Theater
A aparição do saxofonista, tenor, cantor e compositor Kamasi Washington não é por conta de uma live, mas por uma apresentação que apareceu no Prime Video neste ano.
Acompanhado de sua banda, o artista fez uma apresentação especial na celebração dos 80 anos do The Apollo Theater, casa que fica no Harlem e que dialoga muito com a cultura vivenciada no bairro de Nova York.
Você pode ver a apresentação completa clicando aqui. Ao lado, uma amostra especial com a música "Street Fighter Mas".
Kylie Minogue: Infinite Disco
A cantora Kylie Minogue também aproveitou o mês de novembro para performar em uma live paga.
Celebrando a chegada de DISCO, a australiana fez uma apresentação especial para os fãs, mostrando algumas das canções presentes no trabalho, elogiado por público e crítica.
Como você já deve imaginar, a live não está disponível (de forma oficial) nas plataformas de streaming, mas Kylie soltou alguns registros extraídos da apresentação. Ao lado, você pode ver um deles: o de "Real Groove".
Paulinho da Viola: Live
A voz suave e as harmonias sofisticadas de Paulinho da Viola fizeram uma pausa em seu isolamento social para uma apresentação mais do que marcante.saem do isolamento para uma apresentação histórica.
Realizada na Cidade das Artes, a apresentação serviu para evidenciar a grandeza do músico e ainda prestar uma bela homenagem ao Samba. Com um repertório extenso e bem dividido entre canções próprias e tributos a parceiros como Noca da Portela e Sérgio Natureza, Paulinho fez o que sabe de melhor: encantar.
A live completa (ainda) pode ser vista no Globoplay.
Post Malone: Nirvana Tribute
Após andar com Ozzy Osbourne e trocarem participações em músicas de seus álbuns mais recentes, o rapper Post Malone deu uma outra demonstração de seu lado roqueiro em abril, quando resolveu fazer uma live tocando... Nirvana.
Em uma apresentação com quinze faixas e a participação do baterista Travis Barker (blink-182), Malone empunhou a sua guitarra e entregou canções como "In Bloom", "Drain You", "Come As You Are", "Heart-Shaped Box", "Lithium" e "Territorial Pissings", entre outras. Além do conteúdo inusitado, a live teve o componente beneficente, arrecadando milhões de dólares para a OMS.
Ficou curioso? Veja a live completa ao lado.
Sandy e Junior
Em abril, os irmãos resolveram fazer uma live especial e composta pelos sucessos que marcaram a sua carreira. Em clima família, Sandy e Junior chegaram a reunir mais de 2.5 milhões de pessoas durante a transmissão, que arrecadou mais de mil toneladas de alimentos para auxiliar pessoas em situação de risco por conta da pandemia.
Além de Lucas Lima, marido de Sandy, a dupla contou com as ajudas dos pais Xororó (como roadie) e Noely (como operadora de teleprompter). O resultado foi excluído do canal oficial da dupla, mas está disponível em canais de fãs e você pode ver (sabe-se lá até quando) ao lado.
Bônus: Tiny Desk Concert + Live on KEXP
Um dos formatos mais interessantes de conteúdo musical são as apresentações exclusivas e, se existem dois canais que fazem isso com sabedoria, são os das rádios NPR e KEXP.
A primeira delas é responsável pelo adorado Tiny Desk Concert, enquanto a segunda é tida como uma das rádios alternativas mais importantes do mundo. Em comum, as duas se reinventaram durante a pandemia com apresentações caseiras ou bem produzidas em locais especiais, diversificando a entrega de conteúdo em seus canais. Pensando nisso, separamos seis apresentações especiais - três de cada uma - como bônus dessa lista.
Alicia Keys @ Tiny Desk Concert
Gravada antes da pandemia, a participação de Alicia Keys no Tiny Desk segue o seu formato tradicional, cujos artistas ocupam o espaço da mesa do jornalista Bob Boilen. Na época da gravação, a cantora ainda planejava lançar o seu álbum em março. Contudo, veio a pandemia, o álbum foi adiado e a bela participação no Tiny Desk acabou saindo tempos depois. Nada que tire o brilho que é ver qualquer coisa da Alicia, certo?
Angel Olsen @ Tiny Desk Concert
Angel Olsen aderiu ao esquema banquinho/violão - com uma guitarra no caso - e foi para a varanda de sua casa tocar algumas músicas. O resultado é, certamente, uma das edições mais belas do Tiny Desk no ano. Se bobear, da sua existência.
Céu @ Live on KEXP at Home
Teve brasileiro marcando presença na KEXP em 2020: a cantora Céu escolheu cinco faixas de seu repertório para uma apresentação remoto para a rádio de Seattle (EUA). Além disso, a cantora bateu um papo com Darek Mazzone sobre a carreira, pandemia e outros assuntos.
Fontaines D.C. @ Live on KEXP at Home
Os irlandeses do Fontaines D.C. bateram ponto na KEXP para promover o seu mais recente álbum, A Hero's Death. Com cinco faixas, a apresentação pode ser vista completa logo ao lado. Se preferir, tem ainda uma opção em 360 graus bem aqui.
Harry Styles @ Tiny Desk Concert
Também gravada antes da pandemia, a passagem de Harry Styles pelo Tiny Desk serve para mostrar uma vibe em intimista em torno de suas faixas. A versão semi-acústica de "Watermelon Sugar" é um dos pontos altos da apresentação e, só por ela, já vale o play.
IDLES @ Live on KEXP at Home
A banda de rock mais amada deste site também foi atração na KEXP. O IDLES gravou uma participação especial para a rádio com quatro faixas de seu novo álbum, Ultra Mono. O local escolhido foi um estúdio simples de Londres, um tal de Abbey Road.