TOP 10 dos colaboradores
Nove dos nossos colaboradores selecionaram os álbuns que foram destaque em 2022.
Por John Pereira
Desde as primeiras publicações, o Audiograma tentou abraçar vários estilos em sua linha editorial. De 2010 para cá já tivemos colunas focadas em independente, em axé, olhamos o mainstream e o indie, falamos de rock, pop ou MPB, tem pauta de k-pop, música eletrônica e, com o passar do tempo, essa pluralidade acabou enraizada no DNA do site.
Sempre que chega o fim de ano e nos deparamos com a missão de separar os melhores álbuns para o nosso Listão, as mesmas questões acabam pairando nas conversas: aquele álbum adorado por um não entra no TOP10 do outro, um álbum se transforma em unanimidade, outros acabam descobertos quando as listas são entregues e tudo isso faz parte de um processo onde, cada vez mais, se tem mais música para ouvir. Até por isso, a ideia de ampliar o conceito de "muitas mãos e cabeças" em torno do site foi um dos lemas nos últimos anos e a ideia de se publicar listas individuais como um acompanhamento para a nossa seleção principal se tornou parte importante do processo.
Entregar uma lista com dez álbuns e que serão chamados de 'melhores do ano' é uma tarefa ingrata, principalmente quando se é bombardeado com lançamentos semanalmente. Ainda assim, foi uma boa forma encontrada para mostrar que, no Audiograma, a gente tenta ouvir de tudo um pouco. Por isso, aproveite e conheça um pouco do gosto de cada um dos nossos colaboradores e, como de costume, ouça todos os selecionados no Spotify, além de ler uma mini-resenha com alguns dos motivos que contribuíram para as suas escolhas.