O Nickelback é daquelas bandas e, que as pessoas são claramente obrigadas a se posicionar entre o amo ou odeio. Eu já amei, já odiei e hoje sou bem neutro com relação ao trabalho do grupo liderado por Chad Kroeger. Se me tornei fã na época de “Leader Of Man”, “Cowboy Hat” e achei que “How You Remind Me” era o máximo de pop que a banda faria, fui surpreendido com os álbuns que se seguiram.
Peguei o sétimo álbum de estúdio, Here And Now, com certa desconfiança para ouvir. Apesar de estar numa fase neutra, sempre olho com um olho meio torto pro Nickelback pelos seus últimos dois álbuns, All The Right Reasons e Dark Horses. Músicas como “This Means War”, “Bottoms Up” e “Midnight Queen” tentam buscar as guitarras de All The Right Reasons, o que talvez é o único ponto positivo do álbum lançado em 2005. “Midnight Queen”, aliás, pode ser vista como uma das melhores músicas do disco.
No mais, a banda bebe exaustivamente no pop chiclete que a consagrou. Não que eu considere um defeito, até porque Here And Now é, pra mim, o melhor disco do Nickelback desde o sucesso com “How You Remind Me”. Apesar disso, músicas como “Lullaby”, “Trying Not To Love You” e “When We Stand Together” podem parecer legais numa primeira audição, mas possuem potencial mais do que suficiente para atrair novos “haters” para o clube anti-nickelback, devido ao seu potencial para tocar em rádio e TV de forma exaustiva. “When We Stand Together”, aliás, é o primeiro single do álbum…
Após o final com “Don’t Ever Let It End”, continuo neutro com relação à banda. Apesar de lançar um álbum melhor que os dois últimos, o mais do mesmo continua se fazendo presente em cada uma das 11 faixas. A grande aposta do Nickelback é a de que o ‘mais do mesmo’ pode ser bom em alguns momentos e, não vou negar, serão muitos os que me verão ouvindo “Midnight Queen” por aí.
Não sou daqueles que dizem que a banda mudou demais ao longo dos anos, mas ainda sinto falta daquele Hard Rock dos primeiros álbuns. Sinto falta de ouvir algo como “Old Enough” ou “One Last Run”. Mas os tempos são outros… e a pegada do Nickelback é outra.
Nickelback – Here And Now
Lançamento: 21 de novembro de 2011
Gravadora: Universal/Roadrunner
Gênero: Hard Rock / Pop
Produção: Nickelback, Joey Moi & Brian Howes
Faixas:
01. This Means War
02. Bottoms Up
03. When We Stand Together
04. Midnight Queen
05. Gotta Get Me Some
06. Lullaby
07. Kiss It Goodbye
08. Trying Not To Love You
09. Holding On To Heaven
10. Everything I Wanna Do
11. Don’t Ever Let It End