Você já deve saber mas, no último dia 08 de dezembro, completou-se quarenta anos da morte de um dos ícones da música: John Lennon. Com isso, elaboramos um especial que retrata toda a vida do eterno Beatle e um dos grandes compositores de todos os tempos.
Após abordarmos a sua infância e adolescência, chegou a hora de falar sobre a primeira parte de sua vida adulta. No segundo capítulo desse especial, o assunto vai do começo de sua vida adulta, o primeiro casamento e a evolução dos Beatles.
O início da vida adulta
Após a morte de Júlia, foi a vez de uma outra mulher ganhar importância na vida de John.
Cynthia Powell tinha algumas ligações não muito agradáveis com o rapaz. Faziam poucas matérias juntos e isso se tornou motivo para ela ser um dos principais alvos das brincadeiras de John. “Nada de piadas sujas, por favor. Aí vem Cynthia”, John provocava por ela ser mais estudiosa e “certinha”. E nestas poucas aulas, John pegava seus lápis e pincéis emprestados e não devolvia. Cynthia passou a enxergar John de outra forma ao vê-lo tocando e sentir que não era tão durão quanto aparentava. Mesmo sem nada terem ainda, já sentia ciúmes do seu futuro marido.
O primeiro dia do romance aconteceu durante um encontro no auditório da faculdade para celebrar o término do período letivo. John convidou Cynthia para dançar, mas ela fez questão de dizer que era noiva. Direto como sempre, John foi curto e grosso: “Não pedi para se casar comigo, porra, pedi?”. Após a comemoração, foram sozinhos para o apartamento de dois amigos de John.
Outra pessoa importante deste período foi Stuart Sutcliffe (Stu), que era seu melhor amigo na faculdade. Lennon tinha uma grande admiração por Stu e, perto dele, seu comportamento rebelde até mudava. Stu o instigava pelo nível intelectual e por ser um dos melhores alunos da faculdade.
Curiosamente, foi por seu talento para pintar quadros que ele entrou para a banda com John, Paul McCartney e George Harrison. Após vender um de seus quadros por 65 libras (valor extremamente alto na época) em uma exposição na Walker Art Gallery, John o convenceu a usar o dinheiro para comprar um baixo elétrico e aprender a tocar para fazer parte do grupo. Foi nesta época que o nome da banda – que ficaria mundialmente famosa – foi decidido, embora a origem cause controvérsia.
Os integrantes queriam algum nome com duplo sentido como o da banda The Crickets. Ao que parece, John e Stuart chegaram ao nome, já que Beatles tem a mesma pronúncia de Beetles (besouros). George também lembra que Stuart, fã de Marlon Brando, pode ter se lembrado do filme The Wild One. Em uma cena, Marvin Lee diz: “Johnny, estávamos procurando você, as Beetles sentiram sua falta”.
Hamburgo e os Beatles virando uma banda de verdade
Com a nova formação e após vários shows em Liverpool além de uma pequena turnê na Escócia, um teste de fogo surgiu para os Beatles. Uma longa turnê em Hamburgo, na Alemanha, fez a banda mudar em todos os sentidos. “Eu cresci em Hamburgo, não em Liverpool”, John disse algumas vezes.
Show intermináveis, alto consumo de álcool e pílulas e uma vida sexualmente ativa foi o que a cidade ofereceu para o quinteto. “Era uma verdadeira cena… Era um show bárbaro: comer, fumar, praguejar quando estávamos cansados, dormir no palco”.
Para um público como o de Hamburgo nada disso devia ser anormal. Nos bares que tocaram os Beatles viram de tudo. As mesmas pessoas que lhes pagavam cerveja a cada música que pediam, deixando o palco lotado de canecas, brigavam quebrando cadeiras nas cabeças umas das outras. Stuart inclusive chegou a dizer que odiava a brutalidade da cidade alemã.
Certa vez, John falou sobre o período. “Foi lá que realmente nos desenvolvemos. Para manter os alemães acesos e o astral por doze horas de cada vez, suamos a camisa. Tentamos tudo que veio à nossa cabeça. Tocamos como quisemos e os alemães gostavam, desde que fosse alto”.
O grau de intimidade entre os músicos também cresceu: quando George perdeu a virgindade, Paul, John e Pete Best estavam no quarto e o aplaudiram quando tudo acabou.
Foi também em Hamburgo que conheceram Richard Starkey, conhecido como Ringo Starr. Ringo era outro jovem de Liverpool fazendo turnê pela cidade. Além de ser um baterista bem melhor do que Pete, a afinidade com John, Paul e George também era muito maior.
O contato do baterista com os Beatles só aumentava, mas a convivência foi brevemente interrompida. Ao descobrirem que George era menor de idade e há três meses violava o toque de recolher das 22h, foi deportado para Liverpool. Em seguida os outros membros da banda também voltaram, exceto Stuart, que permaneceu na Alemanha com a sua namorada, abandonando os Beatles. Contando com três guitarristas a solução foi um deles assumir o baixo, que acabou ficando nas mãos de Paul.
Nesta época, John fez 21 anos e passou a ter dúvidas sobre seu futuro na música, pensando que estava velho. “Dali pra frente era só ladeira abaixo”, uma parente lhe disse. Mas 19 dias após seu aniversário as coisas começaram a mudar graças a uma pessoa que era totalmente o oposto de John. Enquanto ele era da classe trabalhadora, ostentava pinta de durão, gostava de rock e piadas maldosas, Brian Epstein era sofisticado, homossexual, ouvia música clássica e tinha uma ótima condição de vida. Brian cuidava de uma loja que pertencia ao pai e que tinha uma parte só de discos. Foi o início de uma grande amizade…
Embora Brian tenha se apaixonado por John – que percebeu a situação; nenhuma insinuação foi feita por parte de Brian. John, embora tenha sempre tido grande carinho e afeição por Brian, também era dos que não perdiam a piada e as vezes deixava seu amigo sem jeito. Se os dois estava em algum bar sozinhos e passava algum homem, John lhe fazia perguntas do tipo: “Ei, Brian, você gostou daquele?”. Os dois chegaram até mesmo a viajar sozinhos, tamanha era a amizade.
Brian ouviu falar nos Beatles pela primeira vez quando um cliente da loja lhe perguntou se tinha algo do grupo na loja. Após pesquisar sobre a banda que não conhecia de nome ficou sabendo que, curiosamente, se apresentavam perto de sua loja e resolveu conhecê-los. Gostou do que ouviu e ficou com vontade de, pela primeira vez na vida, ser empresário de uma banda. No dia 10 de dezembro, na segunda reunião com os Beatles, foi decidido que ele seria o empresário. Brian imediatamente começou a tentar audições para os Beatles. Conseguiu uma na gravadora Decca, mas o material apresentado foi recusado e o motivo foi que bandas com guitarra não estavam na moda.
Após a frustração, outro homem que ficaria na história dos Beatles surgiu. Brian Epstein se encontrou com o produtor George Martin e lhe mostrou gravações da banda. Martin, que para muitos foi como um quinto Beatle, achou que os rapazes tinham talento e que valia a pena ouvi-los pessoalmente. Agora, com Brian de empresário e Martin na produção musical, apenas alguns ajustes precisavam ser feitos na própria banda e Pete Best foi trocado por Ringo. Agora sim o time que faria sucesso no mundo inteiro estava completo, do empresário ao baterista.
Casamento, primeiro filho e a Beatlemania
Enquanto as coisas andavam na música Lennon, recebeu uma notícia que mudaria completamente sua vida pessoal. Cynthia descobriu que estava grávida, mas temeu pela reação do namorado.
Curiosamente, John se manteve calmo ao saber e ainda disse que deveriam se casar imediatamente e, assim como tudo em sua vida, o casamento não foi normal. As únicas testemunhas foram Brian Epstein, Paul, o irmão de Cynthia e sua esposa.
“Uma britadeira do lado de fora do cartório fez barulho durante toda a cerimônia, e não consegui ouvir uma palavra do que o sujeito estava dizendo. Depois atravessamos a rua e jantamos um frango. Foi muito engraçado”.
Com os Beatles tudo corria perfeitamente: no início de 1963, gravaram Please Please Me, o primeiro álbum da banda. A gravação foi completamente fora do comum, já que George Martin mandou que tocassem as melhores músicas do repertório – a grande maioria eram covers – e gravou como se fosse um show. A sessão de gravação durou 12 horas e Lennon, após este tempo todo e resfriado, guardou “Twist And Shout”, por saber que cantá-la acabaria com a sua voz. E foi o que aconteceu… Após duas tentativas ficou completamente sem voz, mas George Martin gostou do resultado, alegando que a música precisava daquele som rasgado.
O disco logo começou a fazer sucesso, com a música que lhe dava nome chegando na primeira posição da lista de sucessos do New Musical Express. Com a fama que crescia tanto em tão pouco tempo, o termo “Beatlemania” foi escrito pela primeira vez no jornal Express, embora ainda fossem famosos só entre os britânicos e a fama que conseguiriam no futuro próximo fosse inimaginável. Em um show durante este período, John Lennon disse uma frase que ficou eternizada no rock. Antes de cantar “Twist and Shout”, a última da apresentação, resolveu brincar com a diferença que notou no público do local. “As pessoas no assentos mais baratos batam Palmas. O resto de vocês pode sacudir as joias!”.
E foi nesta época entre o sucesso britânico e a escalada mundial que Julian Lennon, seu primeiro filho, nasceu. John ficou extremamente animado com a chegado do filho, que adorava segurar sempre que chegava em casa. Sobre a criação de Julian, dizia que seria bem mais livre do que a que teve com Mimi.
Tudo dava certo na vida de John tanto na vida pessoal como na profissional e o sucesso dos Beatles foi se espalhando por outros países europeus. Agora era a hora de tentar o que era mais complexo: repetir o sucesso nos Estados Unidos. Os próprios Beatles admitiam a incerteza da fama em solo americano, mas a incerteza acabou assim que pousaram no país, no dia 7 de fevereiro de 1964. Uma multidão enlouquecida esperava a banda que, com o lançamento do disco A Hard Days Night, estourou no mundo inteiro.
Talvez o fato mais impressionante da beatlemania tenha acontecido nos Estados Unidos apenas dois dias após a calorosa recepção: a maior audiência da história da TV americana (73 milhões de pessoas) parou para assistir os Beatles no Ed Sullivan Show. Até mesmo o crime parou pelos Beatles. Durante a apresentação não houve sequer um registro nem de roubo em Nova York e seus cinco distritos. Neste momento veio a certeza de que haviam entrado para a história da música mundial.