Na próxima sexta-feira (04), o rapper indígena guarani Kunumi MC vai lançar um novo single. Um dos grandes nomes do RAP Nativo, o artiste se une ao produtor colombiano Lozk, que assina a produção de “Força de Tupã”.
A canção evoca toda a ancestralidade de Kunumi, que canta em sua língua nativa. Tudo isso se alinha à música de Lozk, que mescla sons tradicionais de instrumentos folclóricos sul-americanos, beats eletrônicos e elementos da natureza, como a chuva e o trovão. O resultado será conhecido na sexta-feira, mas o teaser já está disponível e você pode ver no fim da publicação.
Já disponível em pré-save, a parceria foi possível através da ponte da iniciativa Latinese, que conecta artistas dos países da América Latina e propõe produções audiovisuais em diferentes idiomas e contextos. O processo de gravação da música e do clipe durou quatro meses e foi feito à distância: Kunumi direto da Aldeia Krukutu, que fica no extremo sul da cidade de São Paulo, enquanto Lozk estava em Bogotá. A equipe Latinese foi responsável por toda conexão e diálogo entre os artistas.
Kunumi MC e Lozk
Conhecido mundialmente por ter levantado a faixa DEMARCAÇÃO JÁ na abertura da Copa do Mundo no Brasil, Kunumi MC tem 19 anos e dois discos já lançados: o EP de estreia My Blood is Red (2017) e o álbum Todo Dia É Dia de Índio (2018).
Além de rapper, ele também é escritor e tem dois livros publicados – um com o irmão, Tupã Mirin, chamado Contos dos Curumins Guaranis e outro que ele escreveu sozinho, Kunumi Guarani. Tupã, inclusive, acompanha Kunumi nos palcos como DJ Tupan e, juntos, levam a força do RAP Nativo, novo segmento do Hip Hop, que nada mais é que a criação musical a partir da visão de um indígena nativo sobre a sua própria cultura. No seu caso, a etnia Mbyá-Guarani.
Quanto às suas influências musicais, Kunumi MC aponta outros artistas indígenas nativos guaranis, como os grupos Brô MC’s e Oz Guarani, além de nomes clássicos do RAP, como Racionais MC’s e Criolo, com quem, inclusive, gravou a música “Demarcação Já – Terra Ar Mar”. Até o momento, Kunumi também já lançou outros dois singles: “Xondaro Ka´aguy Reguá” e “Moradia de Deus”.
Por sua vez, Lozk é um artista de vanguarda que faz uma releitura da música tradicional colombiana, desde os costumes ancestrais aos contemporâneos. O objetivo é resgatar a estética artística das culturas autóctones do seu país. Com sons intensos, ritmos enérgicos e o fluxo da música colombiana, Lozk leva o público a uma experiência sensorial e emocional.