A Apple deu mais um passo na produção de conteúdo e entretenimento musical com o lançamento de sua Apple Music TV.
De forma gratuita e com uma programação 24 horas, a nova empreitada da empresa aposta em uma curadoria recheada de clipes populares. Além disso, o canal terá “estreias exclusivas, blocos especiais de videoclipes com curadoria, shows e eventos ao vivo”, segundo a empresa informa em nota oficial.
Em sua estreia, que aconteceu na última segunda-feira (19), a Apple Music TV estará disponível para residentes nos Estados Unidos e poderá ser assistida através do aplicativo Apple Music e também na Apple TV. Logo de cara, o canal exibiu clipes das 100 músicas com mais streams na plataforma nos Estados Unidos e, para os nostálgicos, mostrou um estilo bem conhecido dos tempos áureos da MTV.
Rádio e TV da Apple caminhando juntas
Ao que tudo indica, a Music TV terá uma ligação direta com a Apple Music Radio, anteriormente conhecida como Beats 1. A prova disso é o envolvimento de Zane Lowe, um dos principais âncoras da rádio e que estará presente na TV em pautas especiais. Já nesta semana, o canal terá um programa dedicado ao lançamento do álbum Letter To You, novo registro de estúdio de Bruce Springsteen.
Vale lembrar que, desde agosto, a rádio da Apple passou por mudanças que incluem a criação de novos canais dedicados aos hits atuais e a música country. A mudança aposta em um formato por streaming com diversos canais, algo já consolidado em outros veículos, como é o caso da BBC Radio.
A novidade é mais um direcionamento da Apple para o audiovisual e mostra que a empresa apostará em clipes, inclusive com lançamentos exclusivos. Além disso, indica concorrência neste mercado, que vem sendo amplamente dominado pelo YouTube. Com diversos conteúdos originais criados desde 2015, a expectativa é de que esses materiais que eram exclusivos para os assinantes acabem sendo exibidos pelo canal, incluindo o futuro doc da Billie Eilish, The World’s a Little Blurry, que será lançado em fevereiro de 2021.