O Dirty Projectors liberou o quarto de uma série de EPs planejados para o ano de 2020.
Intitulado Earth Crisis, o registro segue o projeto de ter cada compacto cantado por uma voz diferente. Desta vez, quem assume o posto em suas quatro faixas é a tecladista Kristin Slipp, que compôs cada uma delas ao lado de Dave Longstreth e dá a elas um vocal soprano bem interessante.
Já disponível nas plataformas de streaming, o EP chega acompanhado de um curta-metragem escrito e dirigido por Isaiah Saxon, do Encyclopedia Pictura. O filme faz uma mescla das faixas do compacto enquanto nos conta a história de uma senhora vivendo sozinha no deserto ártico.
Earth Crisis é o quarto EP lançado pelo Dirty Projectors no ano e sucede Windows Open (cantado pela guitarrista Marta Friedman), Flight Tower (na voz da tecladista e percussionista Felicia Douglass) e Super João, uma homenagem a João Gilberto na voz de Longstreth.
O compacto final da série contará com as quatro vozes e chegará no dia 20 de novembro, quando o Dirty Projectors liberará também todos os cinco EPs de forma unida no álbum intitulado, veja você, 5EPs. Disponível em pré-venda, o box será lançado digitalmente e fisicamente pela Domino Records.