No final de maio, uma demo da música “Same Old Love” na voz de Rihanna foi disponibilizada na internet. Apesar do conhecimento geral de que a cantora havia tido contato com a música, tendo até mesmo tweetado um trecho dela em junho de 2014, durante as gravações do que viria a se tornar o ANTI e um ano antes da versão oficial de Selena Gomez ser lançada no disco Revival, a demo causou agitação nos fãs, chegando à ficar por horas nos assuntos mais comentados do Twitter.
A prática de gravar músicas descartadas por outros artistas é comum no mundo pop: “Toxic” havia sido rejeitada por Kylie Minogue antes de se tornar uma das músicas clássicas de Britney Spears, que por sua vez havia gravado uma demo de “Telephone” antes de descartá-la e a música acabar fazendo sucesso na voz de Lady Gaga e Beyoncé, esta que, assim como Adele, declinou a oportunidade de gravar “All About That Bass”, que mais tarde se tornou o primeiro hit de Meghan Trainor.
Porém, esse parece ser um caso muito recorrente na carreira de Rihanna, já que “Same Old Love” não é a primeira música descartada por ela que acabou se tornando um hit para outro artista.
Abaixo, separamos cinco músicas gravadas por outros artistas depois de passarem pelas mãos de Rihanna.
“We Can’t Stop”, da Miley Cyrus
“We Can’t Stop” havia escrita pelo produtor Mike WiLL Made-It com Rihanna em mente. Porém, segundo o produtor, após ouvir “Pour It Up”, também composta por ele, ela nem chegou a ouvir a demo de “We Can’t Stop”.
“Pour It Up” acabou fazendo parte do disco Unapologetic, de 2012, enquanto “We Can’t Stop” foi o primeiro single do disco Bangerz (2013) e rendeu a clássica performance com a participação de Robin Thicke no MTV Video Music Awards de 2013.
“Cheap Thrills”, da Sia
Sia é a compositora de “Diamonds”, um dos maiores sucessos de Rihanna. Por isso, quando o empresário de Rihanna pediu que Sia escrevesse uma “nova Diamonds”, na tentativa de repetir o sucesso da faixa do Unapologetic, a cantora se juntou com Greg Kurstin, produtor de artistas como Paul McCartney e Pink, e escreveu “Cheap Thrills”. A música foi, como todas nesta lista, rejeitada por Rihanna e sua equipe e acabou atingido o topo da Billboard Hot 100 na voz da própria compositora em parceria com o rapper Sean Paul.
“Cheap Thrills” não foi a única composição de Sia descartada por Rihanna: “Pretty Hurts”, que acabou sendo usada como faixa de abertura do elogiado self titled de Beyoncé, também passou pelas mãos dela antes de chegar à ex-Destiny’s Child.
“goosebumps”, do Travis Scott
Quando “Don’t Tell Me”, uma colaboração entre PARTYNEXTDOOR e Jeremih que usava o beat de “goosebumps”, surgiu na internet em 2017, todos ficaram curiosos para saber: quem mais havia recebido aquela música antes que Travis Scott a usasse para escrever a parceria com Kendrick Lamar presente no disco Birds in the Trap sing McKnight?
Foi o próprio produtor quem respondeu a questão: “Três ou quatro pessoas tinham aquele beat”, respondeu Cardo, que também é creditado como compositor da faixa, para o DJBooth, site norte americano sobre música. “Drake, ScHoolboy Q, Future – eu não sei se ele realmente chegou a ouvir – Rihanna e eu enviei pro Young Thug também”.
“Go” (feat. Blood Diamonds), da Grimes
Quando Grimes lançou “Go” – sua parceria com Blood Diamonds – durante um programa de rádio britânico em 2014, ela já havia dito anteriormente que havia escrito a música para Rihanna, mas que a cantora a rejeitou.
“Lean On” (feat. MØ & DJ Snake), do Major Lazer
A música do trio Major Lazer, um dos muitos projetos de Diplo, foi rejeitada pessoalmente por Rihanna. “Eu ofereci ‘Lean On’ e ela respondeu: ‘Eu não faço house music’”, contou o DJ e produtor em entrevista.
Depois, ainda tentando convencê-la, ele mostrou a música novamente em uma sessão de gravação com The Weeknd, Future e Metro Boomin’, e ela disse que a música dele se parecia com “um daqueles reggaes que ouvimos no aeroporto”. O assunto até se tornou um post no Instagram de Rihanna onde ela, em tom de piada, pediu desculpas à Diplo.
“Lean On” acabou se tornando uma parceria com o DJ Snake e foi gravada com os vocais de MØ, atingindo o Top 5 da Billboard Hot 100.
Bônus: “Dangerous Woman”, da Ariana Grande
É difícil imaginar “Dangerous Woman” na voz de outra pessoa que não Ariana Grande já que a música não se tornou apenas um single da cantora: ela deu o nome a seu terceiro disco, a uma turnê e, consequentemente, se tornou o nome de uma era da artista. Porém, a música não foi escrita com Ariana em mente.
O compositor Ross Golan escreveu a música tendo Rihanna, Carrie Underwood e Alicia Keys em mente, mas Ariana acabou ouvindo-a primeiro e, pedindo para ficar com composição, “Dangerous Woman” nem chegou nas mãos de Rihanna para ser rejeitada.