O Metallica é uma das maiores bandas do rock e o Black Album é, provavelmente, o seu maior registro até hoje.
Mais uma prova disso foi dada nesta semana com o quarteto norte-americano atingindo mais uma marca histórica com o seu quinto registro de estúdio. É que o trabalho ultrapassou a marca de 550 semanas presentes no ranking da Billboard 200, de forma não consecutiva.
Para se ter uma ideia, a marca representa mais de 10 anos e meio com o Black Album sendo mencionado entre os 200 álbuns mais ouvidos/comprados no mercado. Na última segunda-feira (09), o álbum entrou em sua 551ª semana no ranking ao aparecer no 174º lugar.
O feito só não é maior do que o de outros três artistas na história da Billboard: Pink Floyd, que atingiu 945 semanas com o clássico Dark Side of the Moon; Bob Marley And The Wailers, com o Legend; e o Journey, com o Greatest Hits. Se levarmos em conta que os dois últimos são coletâneas, o álbum do Metallica se torna o segundo trabalho de inéditas a aparecer por mais semanas na história do ranking.
Lançado em 1991, o álbum conta com alguns dos hits marcantes da banda, como “Enter Sandman”, “Sad But True”, “The Unforgiven” e “Nothing Else Matters”. Ainda que a banda já fizesse sucesso anteriormente, o trabalho foi o que registrou o maior alcance de público para o Metallica, fazendo com que o quarteto atingisse públicos que, até aquele momento, eram inesperados.
Vale lembrar que a banda revelou recentemente que James Hetfield voltou para a reabilitação e que, por isso, as suas atividades estão interrompidas até a completa recuperação de seu vocalista. Em sua agenda, o próximo compromisso é uma turnê pela América do Sul programada para abril do ano que vem e que contará com quatro apresentações no Brasil.