Madonna é mais um nome envolvido em disputa por conta de direitos autorais.
Na última semana, o músico e produtor Casey Spooner veio a público revelar que participou da criação da faixa “God Control”, presente no mais recente álbum da Rainha do Pop, e não recebeu os devidos créditos por isso.
De acordo com o ex-integrante do projeto Fischerspooner, ele recebeu um convite do produtor francês Mirwais Ahmadzaï para colaborar em uma faixa em andamento para um projeto solo. Mirwais tinha o conceito da faixa e a ideia da letra e melodia em mente, mas resolveu convidar Spooner por não se sentir confortável ao falar da política americana em língua inglesa.
A partir daí, a dupla trabalhou na composição e assim surgiu a demo de “God Control”. Meses depois, Mirwais resolveu abortar o lançamento solo para trabalhar com Madonna em seu novo álbum. Spooner afirma que, na época, tentou um contato com o produtor visando colaborar com a cantora, mas não teve respostas. Apenas no lançamento de Madame X é que Casey descobriu que a demo criada por ele e Ahmadzaï virou uma das faixas do álbum e, para a sua surpresa, ele não foi creditado.
“Eu me senti extremamente emocionado e traído. Eu nunca fui contatado ou creditado. Esperei alguns dias (…) educadamente mandei e-mail para Mirwais parabenizando-o e querendo discutir o assunto (…) Não obtive respostas”, conta Spooner. O artista aproveitou para mostrar através de seu Instagram uma prévia da demo criada em 2018.
O artista ainda revelou que, seis semanas após o lançamento, a equipe de Madonna entrou em contato com ele visando um acordo, mas ofereceram um valor considerado abaixo do esperado por ele. Por conta disso, a questão segue em aberto e ele tomou a iniciativa de divulgar toda a história.
Até o momento, Madonna e o produtor Mirwais Ahmadzaï não se pronunciaram sobre o assunto.