Os usuários do Spotify ganharam duas novidades interessantes nesta semana.
A primeira delas é que o serviço de streaming revelou que terá uma premiação musical para chamar de sua. Com o nome de Spotify Awards, o evento pretende premiar os maiores sucessos musicais dentro da plataforma. A primeira edição acontecerá no dia 05 de março e será realizado na Cidade do México. No mesmo dia, a empresa realizará ações comemorativas em Londres, Paris e Nova York.
De acordo com o anúncio oficial, o objetivo da premiação é seguir os moldes dos serviços de streaming e trazer uma conexão maior entre músicos e fãs. Com isso em mente, a empresa selecionará os indicados através dos dados da plataforma. “Seus plays, padrões e hábitos ajudarão a determinar as categorias, finalistas e os vencedores do prêmio”, afirma em nota.
Segundo o Spotify, a escolha da Cidade do México como sede de seu primeiro Awards não foi por acaso. Conhecida como “a capital mundial do streaming”, a cidade conta com o maior número de ouvintes da plataforma em todo o mundo. “Desde o lançamento do Spotify no México em 2013, o país evoluiu para um dos mercados de música digital mais sofisticados, tornando-se um ímã para grandes shows ao vivo e convidando cantores e compositores em ascensão a se conectarem com os fãs e deixarem sua marca”, revela a empresa em nota.
O Spotify confirmou também uma parceria com a Turner Latin America, que será a responsável pela transmissão do evento. O comunicado afirma que a premiação poderá ser vista através da TNT, mas diz também que a cobertura será exibida apenas em países de língua espanhola.
Os detalhes em torno do Spotify Awards ainda não foram revelados e a expectativa é de que as categorias e indicados sejam revelados apenas em 2020.
Novidades para o público dos podcasts!
Com o alto investimento do Spotify nos conteúdos não musicais, a plataforma vem trabalhando pesado em elementos que facilitem a vida do usuário que consome podcasts dentro do serviço.
Nesta semana, foi anunciada a criação de uma lista de recomendações focada nos programas de áudio. Com o nome de Seus Podcasts do Dia, a lista está disponível para usuários do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Suécia, México, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Na prática, o funcionamento é semelhante ao da conhecida Descobertas da Semana, já que ela combinará podcasts já seguidos pelo usuário com recomendações escolhidas pelo algoritmo da plataforma. Como na seção musical, a curadoria se dá basicamente pelo histórico de streams e o que o usuário segue de programa, incluindo trailers, episódios longos e curtos e até prévias de conteúdo, conforme revela Emily Rawitsch, diretora de design de produtos do Spotify, em conversa com o The Verge.
Essa é mais uma novidade focada nos podcasts que é lançada pelo Spotify neste ano. A empresa entregou recentemente o Daily Drive – espaço que mescla música com programas de áudios que simula a operação de uma rádio -, liberou a inclusão de programas em playlists e tem investido em programas exclusivos capitaneados por nomes como Jordan Peele, Kevin Bacon e a família Obama.
Para acessar a Seus Podcasts do Dia, basta abrir a aba Feito para Você dentro da plataforma. Aproveite o embalo e inclua o nosso AudioCast em sua lista de programas favoritos.