Não dá pra reclamar do Lollapalooza Brasil nos últimos anos quando o assunto é trazer artistas de rap.
Desde 2016, nomes como Eminem, Mac Miller, Chance the Rapper e Kendrick Lamar passaram pelos palcos instalados no autódromo de Interlagos e, felizmente, o nível se manteve para a próxima edição.
Com tanta coisa boa pra ver, o Audiograma resolveu te ajudar, separando cinco apresentações de hip-hop que você não pode perder no Lolla 2020.
# Djonga
Djonga é um dos melhores rappers da nova geração, e em apenas dois anos lançou três discos excelentes: Heresia, O Menino que Queria Ser Deus, e o mais recente deles, LADRÃO.
Muito mais do que apenas um artista incrível nos estúdios, Djonga também se destaca pelas suas apresentações enérgicas e de bastante interação com o público. Entre suas rimas que debatem questões sociais e valorizam as suas origens, o cantor construiu a reputação de possuir um dos melhores shows nacionais do momento.
# Emicida
Esse nome dispensa apresentações: Emicida tem um lugar na lista de rappers mais importantes dessa década no Brasil. Ele começou a se destacar ainda em 2011, com o EP Doozicabraba e a Revolução Silenciosa; de lá pra cá, o artista lançou quatro discos, entre eles AmarElo, seu mais novo lançamento de estúdio.
Ao longo de 15 anos, Emicida demonstrou ser um rapper versátil, sempre alterando sua sonoridade e caminhando por novos estilos (mesmo que isso nem sempre contente alguns fãs). De qualquer forma, o fato é que ele é uma atração imperdível, pelo que o próprio representa ao cenário nacional.
# Denzel Curry
Outro que já apareceu aqui no Audiograma pelo seu disco lançado em maio, ZUU, Denzel Curry possui apenas 24 anos, mas já é responsável por uma série de trabalhos importantes, entre eles o aclamado Ta13oo, álbum que foi considerado um dos melhores do gênero no ano passado. Ele também já tinha marcado presença na XXL Freshmen de 2016, uma lista anual que aponta os artistas de hip-hop para ficar de olho, ao lado de nomes como Lil Uzi Vert, Anderson Paak e 21 Savage.
Curry possui um show bastante divertido, e já participou de turnês importantes, entre elas a When We All Fall Asleep da superestrela Billie Eilish. Ele possui uma das melhores vozes do rap, e suas músicas possuem elementos inspirados no hip-hop dos anos 90/2000, soando ao mesmo tempo nostálgicas e originais. Vale a pena conferir!
# BROCKHAMPTON
Não é exagero colocar o coletivo de Los Angeles como o grupo mais criativo da atualidade. O grupo, que se autoproclamou “a melhor boyband desde o One Direction” no sucesso “BOOGIE”, chamou a atenção em 2016 com a mixtape All-American Trash. Desde então, em um espaço de dois anos, o BROCKHAMPTON lançou cinco discos, todos elogiados pela crítica, e que arrebataram uma legião de fãs. O mais recente deles, GINGER, atestou mais uma vez a versatilidade musical de todos os integrantes.
O que torna o BROCKHAMPTON uma das principais atrações do Lolla é a capacidade de qualquer pessoa se conectar com o coletivo; por possuir uma grande quantidade de membros, as letras sempre se destacam por falar de variados assuntos importantes, como auto-aceitação, sexualidade e saúde mental. Além de conseguir tocar o emocional, as apresentações do grupo conseguem ser extremamente movimentadas e empolgantes.
# Travis Scott
E pra fechar a lista, é claro que não poderia faltar um dos headliners… e o artista que promete ter a melhor apresentação do Lolla 2020.
Travis Scott despontou no começo dessa década, sendo apadrinhado por gente como Mike Dean e Kanye West. Após colaborar no disco da GOOD Music, Cruel Summer (2012), o cantor lançou duas mixtapes bem elogiadas: Owl Pharaoh (2013) e Days Before Rodeo (2014). Depois disso, Scott criou aquele que é considerado o/um dos melhores discos de trap de todos os tempos: Rodeo (2015).
Em 2018, inspirado por artistas que vão desde Bjork, passam por Portishead e chegam até Kid Cudi, Travis lançou ASTROWORLD, seu maior sucesso comercial até agora. Com uma sonoridade que consegue soar pop, psicodélica e ao mesmo tempo autêntica, Travis expande cada vez mais o seu público, falando de suas origens e também do seu estilo de vida atual.
Assistir Travis Scott é uma experiência única, e você pode ter uma prévia disso com o documentário Travis Scott: Voando Alto, da Netflix. O doc exibe uma série de cenas dos shows do rapper, um momento intenso recheado de interações com o público e moshpits. Toda a diversidade musical que aparece na musicalidade de Travis pode conquistar até quem não é fã de hip-hop, e por isso, essa é mais uma atração que você não pode perder.
# Que tal uma playlist?
Se você curte rap ou quer dar uma chance para o gênero no Lollapalooza, o Audiograma preparou uma playlist com faixas desses cinco artistas que prometem fazer do hip-hop um dos pontos altos do festival.
Quer mais informações sobre o Lolla? Fique ligado em nosso especial com tudo o que você precisa saber sobre o festival, que acontece nos dias 03, 04 e 05 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.