Publicação atualizada no dia 09 de setembro
O Oxigênio Festival, evento que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro em São Paulo tendo como atrações principais as bandas CPM 22, Dead Fish, Supercombo, Francisco El Hombre, Strike, Braza e Far From Alaska, anunciou a abertura de uma votação popular para selecionar três bandas de abertura, dando espaço para artistas independentes e/ou novos na cena, além das 35 atrações já confirmadas.
A votação está sendo realizada por Facebook, diretamente no evento oficial do festival, e conta com 83 bandas classificadas. “Agradecemos demais os mais de 500 inscritos. Foram muitas bandas de grande qualidade, que nos fizeram aumentar de 50 pra mais de 80 concorrentes. Boa sorte e obrigado a todos”, afirmou uma das produtoras do evento, a GIG Music, na abertura da enquete. Para votar, é só ter uma conta ativa no Facebook e clicar aqui. Cada usuário pode votar apenas uma vez e escolher uma única banda. E é possível mudar seu voto, se desejar.
A votação será encerrada no dia 6 e setembro (sexta-feira), e os grupos vencedores serão anunciados no próprio evento do Facebook e também na fanpage oficial do festival. As três bandas de abertura escolhidas pela votação irão abrir, cada uma, um dia de festival. Com pequenas mudanças na programação, como a alteração do show da Charlotte Matou Um Cara para o domingo, dia 15 (antes, seria no sábado – 14), o festival está com a seguinte divisão de lineup por dia:
13/09 (sexta-feira)
CPM 22
Dead Fish
Sugar Kane
Bayside Kings
Teco Martins e Sala Espacial
O Inimigo
Codinome Winchester
CEFA
14/09 (sábado)
Braza
Supercombo
Big Up
Pense
Ratos de Porão
Terra Celta
Gloria
O Bardo e o Banjo
Rivets
Nervosa
Rumbora
Zumbis do Espaço
Molho Negro
The Mönic
15/09 (domingo)
Francisco El Hombre
Far From Alaska
Strike
Esteban
Dibob
Granada
Autoramas
Cólera
Darvin
Violet Soda
Armada
Charlotte Matou Um Cara
Wiseman
Seguindo gradativamente as mudanças dos últimos anos, a edição de 2019 do Oxigênio Festival abrange bandas de vários estilos diferentes de rock e música alternativa, oferecendo uma programação diversa e plural, não se limitando apenas ao hardcore e ao punk, e procura incluir mais mulheres na programação, apesar dos pronunciamentos controversos da organização a respeito do tema. Entre as 35 atrações já confirmadas do lineup, apenas 9 bandas possuem integrantes mulheres (Teco Martins e Sala Espacial, Far From Alaska, Violet Soda, Charlotte Matou Um Cara, Autoramas, The Mönic, Supercombo, Nervosa e Francisco El Hombre), representando só 25% da programação. Ainda assim, esse é o recorde de participação feminina no festival, com um crescimento de 11 pontos percentuais em igualdade de gênero em comparação com a edição do ano passado. Ainda em comparação com a programação de 2018, há 6 atrações repetidas no lineup (Far From Alaska, Gloria, Dead Fish, CPM 22, Pense, Esteban). E, entre as 83 bandas de abertura selecionadas para a votação popular, apenas 16 têm integrantes mulheres (representando 19%):
Sapataria
The Zasters
Cigarros Indios
Spiral Guru
Lâmmia
The Leprechaun
Penuria Zero
Continue
Los Volks
The Melties
Auri
Noite Cinza
Trash no Star
Blanchez
Lacuna
Black Dust
Fica a dica, então, para os caros leitores darem prioridade a elas na hora da votação.
ERRATA – 09/09/2019
A organização do Oxigênio Festival entrou em contato com o Audiograma apontando alguns dados que estavam incorretos na reportagem “Tudo o que você precisa saber sobre o Oxigênio Festival 2019“, linkada aqui nesta matéria. A repórter Bárbara Monteiro já entrou em contato com a produção via telefone pedindo desculpas, e seguem abaixo as correções necessárias:
Na edição de 2017, o lineup oficial, não incluindo as bandas de abertura anunciadas depois, tinha 3 bandas com uma mulher na formação cada: Gritando HC (que era a que faltava citar), Toyshop e Deb and the Mentals. Em 2018, além das bandas já citadas pela reportagem, também havia mais três atrações com mulheres na formação: Blackjaw, Rebotte e Mar Morto. A banda Cosmogonia fazia parte das atrações de abertura e portanto não entra na comparação.
Ao contrário do que dizia a reportagem, a produção do festival sempre contou com mulheres e, em 2018, os números foram:
– 1 sócia
– 20 mulheres na equipe técnica (representando a maioria do time, que era composto por 35 pessoas)
– 3 produtoras
– 2 mulheres liderando a agência de marketing terceirizada que foi contratada para o evento
– 1 mulher cuidando das redes sociais do festival
– 5 patrocinadores que possuem mulheres na liderança, em um total de 5 patrocinadores do evento
– Dos 8 patrocinadores, 5 são mulheres à frente
A produção do festival ainda informou que 42% do público atual do evento é mulher e que, na inscrição para as bandas de abertura da edição de 2019, de mais de 500 bandas inscritas, apenas 40 tinham mulheres na formação.
SERVIÇO: Oxigênio Festival 2019
Data: 13, 14 e 15 de setembro (sexta, sábado e domingo)
Local: Via Matarazzo – Avenida Francisco Matarazzo, nº 764, Água Branca, São Paulo (próximo ao Terminal Barra Funda)
Ingressos: A partir de R$ 70,00, pela Pixelticket
Mais informações: www.oxigeniofestival.com.br