A cidade escolhida para iniciar a tour do álbum Coisas da Geração não poderia ser nada mais e nada menos do que Belo Horizonte, no histórico KM de Vantagens Hall (ex-BH Hall, ex-Chevrolet Hall e ex-Marista Hall. Seja qual for o nome, você sabe de onde eu tô falando). Como disse o próprio vocalista da banda, Pedro Calais, a banda ficou famosa muito rápido, eles viajaram Brasil à fora fazendo shows, participando de programas e é uma honra e privilégio para eles poder abrir a tour da nova fase deles na cidade natal. Acompanha aqui que eu vou te contar como foi o primeiro show do Lagum nessa nova tour.
O Show de Abertura
O show de abertura contou com a banda Daparte, que também é natural de Beagá e são amigos do pessoal do Lagum. Em BH, a cena musical toda se conhece e se apoia. Daparte fez um set curto, porém marcante. Fizeram um set com uma presença de palco e sintonia de quem toca há anos juntos. Eles tocaram sucessos como “Aldeia” e “Guarda-Chuva”.
Animação do Início ao Fim
O set do Lagum começou com a música “Pedro”, do álbum mais recente. Quando perguntados na coletiva de imprensa que ocorreu antes do show se alguma música era para alguém em específico, o vocalista respondeu “é… Pedro é pra mim mesmo, né?”. Quando a banda entrou no palco, todo mundo foi a loucura. E cantando palavra por palavra junto com os meninos, claro. O cenário do palco todo arrumadinho, com um sofá e um telefone que foram incorporados na performance, e um telão onde passava vídeos em sincronia com as músicas que estavam sendo cantadas.
Veja as fotos da apresentação do Lagum no KM de Vantagens Hall
Logo após tocarem o primeiro single do novo álbum, “Detesto Despedidas”, os meninos embalaram todo mundo, mostrando que “ser leve é bem melhor”, colocando o KM De Vantagens Hall para cantar em coro. E é claro que as músicas e sucessos do primeiro cd não poderiam ficar de fora, em “Pra Lá de Bagdá”, o chão da casa de show chegou a tremer de acordo com a empolgação da plateia. Eu, particularmente, não percebi esse fato. Eu estava pulando junto com todo mundo. Meu amigo, o Gabriel, que apontou esse fato no meio da música.
A animação da banda parecia não ter fim, todos dançando, pulando e cantando em uma sincronia e animação sem igual. Estavam contagiando todos da plateia durante as mais de vinte músicas que tocaram. E foi uma setlist pra não colocar defeito. Músicas do primeiro trabalho, singles, remixes, feats e até participação do ilustríssimo Jão, na música “Andar Sozinho”. Jão apareceu no palco do show do Lagum naquele sofá que eu citei ali em cima, levando a galera a loucura. Depois, ele cantou seu single “Eu Vou Morrer Sozinho”, que, particularmente, é uma das minhas favoritas e parecia que de boa parte da plateia também, pelo jeito que cantaram.
Set Acústico
As clássicas “Fifa” e “A Gente Nunca Conversou (Ei, Moça)”, foram tocadas em versão acústica, com Pedro tocando o violão. A plateia, como em todas as outras, cantando em alto e bom tom, porém deu uma maior destacada nas versões acústicas. Na segunda música, que é uma carta de amor platônica para a moça, eles cantam no final “quero te apresentar pra minha mãe já”, e foi aí que todos os integrantes surgiram novamente no palco com as suas mães, apresentando-as para todos na plateia.
Gratidão por Tocar em Casa
Sempre reforçando o privilégio que era tocar em casa, para um KM De Vantagens Hall (quase) esgotado, os meninos não paravam um minuto no palco. Nem de pular, cantar, gritar e nem de agradecer. Sucessos como “Eu Admito”, “Vai Doer No Peito”, “Oi”, “Samba” e a famosa “Deixa” foram outras músicas que compuseram a maravilhosa setlist. Foram mais de vinte músicas para agradar à gregos e troianos, que até quem não conhecia todas as músicas ou a banda direito achou a presença de palco e as interpretações que a banda deu para a música tudo bem marcante, como apontou o Alexandre, que também estava no show comigo.
Chegando no final do show do Lagum, a equipe de produção da banda entrou no palco com um certificado de Diamante e de Platina. As músicas “Deixa” e “Bem Melhor” que levaram os títulos, respectivamente, entregue pela Sony Music, fechando a noite com chave de ouro!
Setlist
Pedro (playback no início);
Detesto Despedidas
Bem Melhor
Pra Lá de Bagda
Oi
Transante
Samba
Reggae Bom
Não Vou Mentir
Fifa (Acústica)
A Gente Nunca Conversou (Ei, Moça) [Acústica]
Telefone
Vai Doer no Peito
É Seu
Eu Não Valho Nada
Eu Admito
Coisas da Geração
Andar Sozinho (feat. Jão)
Eu Vou Morrer Sozinho (música do Jão)
Deixa
Chegou de Manso
Lua (playback/despedida)