DJ Khaled não ficou muito feliz com o segundo lugar de seu novo álbum, Father Of Asahd, no ranking da Billboard.
De acordo com o Page Six, o produtor estaria disposto a processar a empresa por se sentir prejudicado pelo ranking publicado no fim de maio.
Lançado no dia 17 de maio, Father of Asahd estreou no ranking da Billboard na semana seguinte, ocupando a segunda colocação e totalizando 135 mil cópias vendidas. O primeiro colocado no ranking acabou sendo IGOR, de Tyler, The Creator, que totalizou 165 mil cópias vendidas.
De acordo com Khaled, a injustiça se deve ao fato da publicação não ter computado cerca de 100 mil cópias do álbum que foram vendidas de forma casada, através de uma parceria do produtor com uma empresa de energéticos. Segundo Khaled, Tyler The Creator também realizou venda casada de seu novo álbum e a Billboard teria contabilizado essas vendas.
Considerada uma prática comum nesses casos, a venda casada vem se tornando uma nova forma dos artistas venderem os seus álbuns, associando o novo trabalho aos seus produtos ou ingressos de shows. Nos serviços de streaming, os dois discos tiveram desempenho semelhante, com o desempate acontecendo através das vendas nos formatos tradicionais (CD, vinil e download pago).
Alegando boicote, Khaled estaria pronto para um processo, enquanto a Billboard afirma ter encontrado “anomalias” nos números apresentados pelo DJ e produtor. Agora, acredita-se que a publicação deve rever as regras para o ranqueamento de novos álbuns quando eles participam de alguma venda casada.