Separamos para vocês, amantes de músicas, 4 séries que abordam música das mais diversas maneiras e dos mais diversos ritmo. Desde country à hip-hop, com duas ou nove temporadas, cada série traz um diferencial para o seu leque musical!
# One Tree Hill
Com 9 temporadas, que iniciou em 2003 e terminou em 2012, One Tree Hill (Warner Bros./CW) é uma das séries que marcou uma geração, talvez pelos ensinamentos, talvez pelo esporte ou pela trilha sonora. 7 anos após o fim da série, fãs e atores se reúnem, ao redor do mundo, para realização de convenções, com a intenção de matar a saudade de Tree Hill.
Para vocês, fãs de música, deve ter tocado um sininho de lembrança na cabeça ao ler “One Tree Hill”, não é mesmo? E vocês estão corretos. O título da série se refere à música de mesmo nome do álbum The Joshua Tree, da banda U2. E é aí que começa a história da série com música.
Peyton Sawyer (Hilarie Burton) é uma personagem descrita como “dark and twisted” devido ao seu gosto musical na série. Peyton tem um relacionamento com música que, inicialmente, é pouco compreendido pelos seus amigos mas, ao decorrer da série, todos eles entendem e captam essa importância para si. Peyton vira uma espécie de produtora de eventos na série, com o seu clube Tric, levando inúmeros popstars como Fall Out Boy, Gavin DeGraw, Sheryl Crow, Kid Cudi, The Wreckers, Nada Surf e outros para a pacata cidade de interior chamada Tree Hill. Sua paixão por música é sempre evidenciada – seja no seu quarto com prateleiras do chão até o teto de vinil, nos eventos que organiza ou na gravadora independente que acaba abrindo.
Já Haley James (Bethany Joy Lenz) é uma tímida garota que descobre o seu dom para música e dispara a sua carreira nacional. Haley lança cds, vai em turnês e ajuda sua amiga Peyton com a gravadora independente, tudo isso enquanto tenta balancear uma vida pessoal com uma carreira de imenso sucesso. A Red Bedroom Records assina artistas como a Mia Catalano (Kate Voegele), Chris Keller (Tyler Hilton) e Alex Dupré (Jana Kramer). Todos, tanto na série quanto na vida real, extremamente talentosos.
Cada música da trilha sonora é meticulosamente pensada para cada momento dos episódios e cada história dos personagens com as bandas que tocam são relevantes no plot da série. O peso musical na série é tão grande que, em 2004, os atores da série e bandas saíram em turnê pelos Estados Unidos, devido ao grande sucesso.
Durante 9 temporadas, vemos os personagens – interpretados por Sophia Bush, Chad Michael Murray, James Lafferty, Stephen Colletti, Paul Johansson, Austin Nichols e Robert Buckley, além dos já citados – saírem da adolescência para a vida adulta e, durante todo esse tempo, um acompanhamento de amadurecimento musical para cada um dos personagens.
Os personagens são reais, as histórias são reais, o crescimento pessoal de cada um passa ensinamentos verdadeiros e duradouros para a vida. A série, em suas nove temporadas e 187 episódios, toca a nossa vida de uma forma que não dá para esquecer, sendo uma daquelas séries que vale a pena assistir.
# Nashville
Como o próprio nome já diz, Nashville (ABC/CMT) é uma série sobre a cena musical da cidade de Nashville, no Teneessee. Durante 6 temporadas, a cena country é explorada com seus altos e baixos. Tendo uma história de superação, Nashville é uma daquelas séries que foi cancelada e renovada por outra emissora.
Juliet Barnes (Hayden Panettiere) é uma princesinha mimada da cena country, que acha que manda e desmanda em quem quiser e tem o mundo aos seus pés. Hits atrás de hits, seu caminho se cruza com o da grandiosa Rayna James, a rainha do country, da cidade e da música. Brigas pra lá, brigas pra cá e as duas acabam se entendendo (com muito custo).
A série trata das lutas e conquistas que se atraí na vida seja sendo um grande artista de country, uma garçonete do famosíssimo Bluebird Café, um artista independente ou apenas alguém que deseja somente escrever músicas e acaba se descobrindo um grande artista. Temos personagens políticos corruptos, pais que foram péssimos exemplos, ex-alcóolotora que luta com isso a vida inteira, tratamento da fama diante dos olhos de crianças e adolescentes, traição, mortes e muito drama.
Com uma trilha sonora original, as músicas relatam todas essas inconstâncias da vida de um modo cru e real. Aos amantes e não amantes de country, é uma das séries que vale a pena assistir.
# Empire
Empire (2015) é a série perfeita para os amantes de hip hop e r&b.
Na sua quinta temporada, a série conta a história da famosa família Lyon. A Empire Records, criada pelo pai Lucious Lion (Terrence Howard) é a maior gravadora de hip hop/r&b da indústria de Hollywood. Cookie Lyon (Taraji P. Henson), sua esposa, o ajuda a tocar a empresa e gerenciar seus dois filhos, Jamal (Jussie Smollet) e Hakeem (Bryshere Y. Gray), grandes artistas da sua gravadora, que também conta com a ajuda do filho mais velho, o André (Trai Bayers).
Passando por inúmeros altos e baixos, a gente conhece a família aos poucos, contando com alguns flashbacks desde quando Lucious era apenas um jovem de periferia que sonhava em conquistar o mundo com o seu talento. Mesmo com poucas condições de conseguir o que queria, ele nunca desistiu. Lutava pelos seus sonhos da maneira que podia, às vezes até sendo traficante. O seu futuro acabou dando certo após ter encontrado com Cookie, que se tornou o seu grande amor. Juntos, eles formavam um casal imbatível, mas com inúmeras idas e vindas. Como o próprio Lucious diz: nós somos família, e não há nada maior do que família.
A série mostra como é dentro de uma grande gravadora, desde o desenvolvimento de pequenos artistas até a negociação de contratos de grandes artistas. Com reviravoltas, planejamentos de turnês, lançamentos de singles e estratégias de marketing para crescimento, os artista da Empire Records tinham o melhor que a indústria podia oferecer.
Com aparições de artistas como Rita Ora, Estelle, Jason Derulo, Kelly Rowland, Jennifer Hudson, Ne-Yo, Raven-Symone, Timbaland, Alicia Keys, Joss Stone, Courtney Love, Mary J. Blige e Snopp Dogg, Empire é uma série essencial para os amantes de música acompanharem, tratando também de assuntos relevantes como homofobia e racismo.
# Smash
Com apenas duas temporadas, Smash (NBC), deve ser o maior arrependimento de cancelamento do canal, visto que, a série vai ganhar um spinoff na Broadway.
Criada em 2012 e finalizada em 2013, Smash conta a história do musical Bombshell e sua preparação para ingressar o mundo off-broadway. Bombshell é sobre a icônica Marilyn Monroe, que na peça é interpretada por Ivy Lynn (Megan Hilty). Criado por Tom (Christian Borle) e Julia (Debra Messing), o musical é dirigido por Derek (Jack Davenport).
Durante a série – que tem um total de 5 nomeações ao Emmy, uma ao Grammy e uma ao Golden Globe – acompanhamos altos e baixos do personagens e ganhamos um gostinho de como é fazer parte do universo de teatro musical e o que leva para uma peça chegar – ou não – à Broadway. Entrando para a lista que produções curtas demais que mereciam mais temporadas, o elenco ainda contra com outros nomes de peso, como Katharine McPhee, Anjelica Huston, Leslie Odom Jr. e Jeremy Jordan.
É uma série que aquece os corações dos amantes do teatro musical, sendo com seus covers ou com suas composições originais.