O Audiograma entrou no modo férias após publicar a nossa lista com os cem melhores álbuns do ano passado. Desde o último dia 21 de dezembro, poucas foram as pautas publicadas e, como sabemos, o mundo da música não para. Apesar disso, a gente precisava parar.
Era a hora de passar alguns dias com as pessoas que amamos, descansar a cabeça após um 2018 movimentado – e cansativo – e, claro, tirar um tempo para planejar os próximos passos do projeto, traçar metas e objetivos para 2019. Por isso, para marcar a volta aos trabalhos, nada mais justo do que passar a limpo tudo o que aconteceu nos mais de vinte dias que ficamos ausentes.
Para começar, vamos falar das notícias!
Ao ser questionada por um fã no Twitter sobre o lançamento de novas músicas, a cantora e compositora australiana Sia revelou que pretende lançar material próprio em 2019. Após registros natalinos e trabalhos com outros artistas, a cantora tem como meta lançar um novo álbum e também um musical ao longo de 2019. Também via Twitter, Demi Lovato deu uma boa notícia aos fãs: após os problemas vividos no meio do ano, a cantora está bem, cuidando de si, novamente sóbria e aproveitou para agradecer aos fãs por todo o suporte.
Ainda na rede social de poucos caracteres, o All-American Rejects deixou os fãs empolgados com o novo ano. É que ao desejar um feliz 2019, a banda deixou no ar que o ano será de muitas novidades. Logo, os fãs já concluíram que um novo álbum está chegando, algo que não foi confirmado até o momento. Vale lembrar que a banda lançou dois singles em 2017 e, quando todo mundo achava que o álbum ia sair, o projeto acabou sendo engavetado.
Confirmados no Lollapalooza Brasil, o Foals confirmou o lançamento de um novo álbum: Everything Not Saved Will Be Lost será lançado em duas partes e ganhou um trailer na última quarta-feira (09). A data de lançamento do sucessor de What Went Down (2015) ainda não foi revelada.
Em conversa com a rádio SiriusXM divulgada na última semana do ano, Robert Smith revelou que o The Cure está perto de finalizar o seu próximo álbum de estúdio. Segundo o vocalista, a banda se reuniria em estúdio “nas próximas semanas” para “finalizar o que será seu primeiro álbum em mais de uma década”. Quem também criou expectativas nos fãs foi o Tame Impala, mas a banda foi bem mais direta. Ao anunciar a sua participação no Coachella, a banda falou abertamente que novos sons estão a caminho. A expectativa é de que novos singles ou até mesmo um novo álbum chegue às lojas e plataformas de streaming até abril.
Ryan Adams resolveu brincar de lançar três álbuns no mesmo ano novamente. Após fazer isso em 2005, quando lançou Cold Roses, Jacksonville City Nights e 29, o músico confirmou a nova empreitada através do Twitter. Apesar do anúncio, nenhum detalhe dos álbuns foi revelado. O ano também será de novo álbum do Rammstein que promete liberar o seu primeiro registro em dez anos ao longo de 2019. A banda trabalhou com o produtor Richard Costey e o resultado disso não deve demorar para sair.
Entre as polêmicas, um novo documentário sobre Michael Jackson promete abalar o mundo da música. Leaving Neverland tem como foco duas acusações de abuso sexual contra menores e, segundo a sua sinopse, revela detalhes dos abusos e as tentativas de se abafar o caso. Com trailer já divulgado, o documentário promete mostrar os últimos dias de vida do artista e, entre cenas reais e ficcionais, mostra detalhes do caso julgado em 2005 e do processo movido pelo coreógrafo Wade Robson em 2013, que alega que Michael o teria molestado quando ele tinha sete anos.
Quem também gosta de polêmicas é o Roger Waters e o músico revelou a possibilidade de apresentar o álbum The Wall na fronteira entre México e Estados Unidos. De acordo com a Loudwire, a ideia é diretamente influenciada pelas vontade do presidente norte-americano Donald Trump de construir um muro separando os dois países. Já o Radiohead confirmou, através de seu vocalista, que não estará presente na cerimônia de inclusão no Hall da Fama do Rock And Roll. Em entrevista à Variety, Thom Yorke revelou que o grupo não fará parte da festa por “não entender muito bem” o que ela representa.
Ainda no campo das polêmicas, Lady Gaga resolveu excluir a canção “Do What U Want”, parceria dela com R. Kelly, de todas as plataformas digitais. A decisão veio após o lançamento do documentário Surviving R. Kelly, do canal Lifetime, onde são feitos vários relatos de casos de abusos sexuais realizados pelo músico durante sua carreira. O documentário conta com participação de pessoas do movimento #MeToo e de artistas como John Legend e Chance The Rapper.
Por sua vez, os fãs de Britney Spears não receberam uma boa notícia da cantora, que se viu obrigada a cancelar a sua nova residência em Las Vegas. Em um comunicado revelado no último dia 04, Britney revelou que tomou a decisão após a internação e quase falecimento de seu pai. Visando passar mais tempo com a família, a cantora cancelou todos os seus compromissos agendados previamente.
Os lançamentos!
Manu Gavassi aproveitou o fim de ano para lançar um EP. Com três faixas, Cute But Psycho apareceu nas plataformas de streaming no dia 21 de dezembro e você pode ouvir bem aqui. Já o Detonautas aproveitou o fim de ano para lançar um novo single, “O que será de nós?”.
Após se desligar do Vespas Mandarinas, Chuck Hipolitho lançou um single no qual homenageia Raul Seixas. “Se Raul Queria” foi uma das sete faixas que o músico liberou ao longo do ano e que foram criadas usando apenas o seu telefone durante todo o processo.
Para abrir o ano, Paul McCartney liberou a inédita “Get Enough”, faixa que acabou ficando de fora do mais recente álbum do ex-Beatle, Egypt Station. A novidade tem uma pegada experimental e foi co-escrita e produzida por Zach Skelton e Ryan Tedder, vocalista do OneRepublic. Quem também soltou faixa inédita no começo do ano foi o MIKA, que soltou de surpresa a novidade “Sound Of An Orchestra”, e Axl Rose, que soltou “Rock The Rock”, faixa que aparece na animação New Looney Tunes. Por sua vez, o Muse gravou um Spotify Singles e incluiu nele uma versão especial de “Hungry Like The Wolf”, um dos hits do Duran Duran.
Lauren Jauregui lançou na última quinta-feira (10) mais um single solo, “More Than That”. Já na sexta (11), o Radiohead liberou “I’ll Wind” nas plataformas de streaming, Marcelo Falcão soltou “Só Por Você” e Sam Smith liberou “Dancing With A Stranger”, sua parceria com Normani.
Entre os clipes, Cardi B lançou um vídeo para “Money”, Olly Murs liberou uma produção bem legal para “Excuses”, Tove Lo mostrou bastidores de turnê no clipe de “hey you got drugs?”, Janelle Monáe soltou um vídeo para “Screwed” e o Bring Me The Horizon abriu o ano com um clipe bem louco para “Medicine”, faixa que estará em seu próximo álbum, amo, cujo lançamento acontece no próximo dia 25.
Ganhamos também um novo clipe dos Backstreet Boys com os seus integrantes curtindo momentos em família na baladinha “No Place”; um novo trabalho do Chemical Brothers, que soltou a inédita “MAH”; e o primeiro single em três anos do Catfish And The Bottlemen, que liberou a inédita “Longshot” acompanhada de um clipe. ZAYN também lançou um clipe para “Satisfaction”, o Beirut liberou o vídeo oficial de “Landslide” e Gary Clark Jr. falou sobre o racismo da era Trump em “This Land”.
Festivais pelo mundo e shows no Brasil
Para começar, o Black Label Society deu de presente de natal para os fãs brasileiros uma turnê em 2019. Pouco antes do natal, a banda de Zakk Wylde confirmou sete shows por aqui em abril e, ao longo da semana, vamos soltar todos os detalhes por aqui.
O The Addicts também é mais uma banda que virá ao Brasil em 2019. Duas apresentações do grupo britânico foram confirmadas para março, nas cidades de Curitiba e São Paulo. Quem também virá é o rapper Blackbear, que passará por três cidades brasileiras em março. E vai ter Jessie J e Charlie Puth no Brasil também. Ambos estarão na próxima edição do Rock In Rio e se apresentarão no Palco Sunset.
Falando em festivais, a dupla Anavitória resolveu criar um festival para chamar de seu. Com o nome de NAVE, a primeira edição do evento acontecerá no fim de março em São Paulo e contará com shows de Vitor Kley, Lagum, Melim e, claro, da dupla. E se o assunto é lineup, a gente tem que falar do Coachella que liberou as suas atrações de 2019. O deserto mais badalado nos Estados Unidos receberá em abril nomes como Ariana Grande, Childish Gambino, Tame Impala, Janelle Monáe, Solange, Weezer, Khalid e The 1975, entre outros.
Não muito atrás, o Governors Ball também soltou as atrações de sua próxima edição, que acontece entre maio e junho, em Nova York. Entre as principais atrações, temos os nomes de Tyler, The Creator, Florence and The Machine, The Strokes, SZA, Nas, Jorja Smith e Charli XCX, entre outros selecionados. Pensa que acabou? O Bonnaroo também soltou o lineup de sua próxima edição. Um dos tradicionais festivais norte-americanos confirmou nomes como Phish, Post Malone, Hozier, The National, The Lumineers e Cardi B entre as suas atrações.
No entanto, a grande notícia de festivais e, talvez, da música nas últimas semanas foi a confirmação oficial da edição de cinquenta anos do lendário Woodstock. Marcado para os dias 16, 17 e 18 de agosto, informações extra-oficiais colocam uma lista incrível de atrações dentro do autódromo Watkins Glen, nos Estados Unidos. No entanto, nenhum nome foi confirmado até o momento.
https://www.instagram.com/p/BsagHt3BXdf/
Ufa! Acho que é isso! Provavelmente alguma coisa passou longe do nosso radar nos últimos dias, mas a gente estava de férias. Vocês darão um desconto, não é?
Um feliz 2019 para todos! Nos vemos por aí! 😀