A PAPISA é uma cantora que me ganhou em 2018. Conheci seu trabalho através de uma indicação – deixo aqui minha eterna gratidão à todos que indicam canções, bandas e artistas – e ouvi-la fez o meu dia bem feliz.
A vida é muito curta para não termos uma boa canção como trilha sonora para os momentos felizes e também para aqueles em que choramos. No caso da PAPISA, a sua música esteve comigo nos dois momentos com a sua voz suave, oferecendo conforto e a tranquilidade que eu não encontrava no mundo.
Por isso, ela é a dica da vez aqui na Neo-Música e te convido para conhecer uma das cantoras que tem meu coração por inteiro.
A PAPISA é um projeto da Rita Oliva, uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira que participou de vários grupos alternativos até criar seu projeto solo, lançando o seu primeiro EP e 2016 e, no ano seguinte, o single “Pressão”. A criação artística dela é, ao mesmo tempo, a fonte e o resultado de uma pesquisa de autoconhecimento que deu origem à PAPISA como instrumento de gravação do artista, tirou auto-retratos e criou a capa do álbum.
O EP PAPISA (PWR Records, 2016) teve grande aceitação do público, facilitando uma turnê por mais de 10 estados brasileiros, incluindo passagem por festivais como o Bananada, Path e Sonora, além de uma apresentação especial no grande SXSW 2018, nos Estados Unidos.
Em performances solo ou acompanhadas por uma banda feminina, a PAPISA e sua equipe desenvolveram um espetáculo ritualístico criado por elementos sensoriais e cenário simbólico, onde a música se alia a um ambiente moldado por ervas fumegantes, cristais e elementos simbólicos que favorecem a conexão entre os campos de energia sutis e o mundo interno.
Dando seguimento a sua carreira, a multi instrumentista lançou neste ano a faixa “A Velha”. Gravada em formato session em Juiz de Fora, a canção estará em seu primeiro disco cheio, que deve ser lançado no ano que vem. “A Velha” é uma produção do clube Necessaire e o estúdio Inhamis, integrando a proposta NCSSR Sessions.
A canção fala sobre tempo e impermanência entre beats e camadas de vozes – características que vêm marcando a sonoridade de Papisa. Mas mostra, também, outras nuances sonoras. “É uma música com piano elétrico e sem guitarra, explora outras possibilidades musicais em relação ao que já lancei”, revela a artista. Sobre a ideia de gravar “A Velha” em formato session, Papisa comenta que “faz sentido mostrar essa mudança em vídeo e mostrar a faixa executada pela banda, expondo como os shows tem acontecido”.
Para fechar essa apresentação, nada melhor do que ouvir o EP PAPISA e também o single “Pressão”, não é mesmo? Termine seu ano bem ouvindo essa cantora incrível e já se planejando para vê-la ao vivo em 2019.
Acompanhe essa artista incrível nas redes sociais:
Site oficial: papisabrisa.com
Spotify: https://goo.gl/yrjG75
Soundcloud: https://goo.gl/4n54Ng
Youtube: https://goo.gl/79FRNc
Facebook: facebook.com/papisabrisa
Instagram: @papisabrisa