Se você já garantiu ingresso para o próximo Lollapalooza Brasil, o momento agora é de controlar a sua expectativa, sonhar com as apresentações e com todas as recordações que ficarão de mais uma edição do festival, certo?
No entanto, é bom também ter em mente algumas coisas importantes para você sobreviver em Interlagos durante um, dois ou nos três dias de festival. Por isso, eis aqui algumas dicas para você se dar bem no Lollapalooza Brasil.
Após cinco dicas preciosas para você que não é de São Paulo conseguir se virar na cidade – dicas de hospedagem e transporte, por exemplo -, é hora de falar sobre o que fazer para não passar perrengue durante os dias 05, 06 e 07 de abril, no Autódromo de Interlagos.
Antes de mais nada, faça o check-list com os itens que você pode e não pode levar para o Lolla. Essa lista leva em conta a listagem oficial do festival e também a experiência da equipe do Audiograma ao longo dos anos. Por isso, é bom ficar atento para não sentir falta de algo durante a maratona ou então ser obrigado a se desfazer de um item na entrada do evento.
# O que pode levar?
- A sua Lolla Cashless ou voucher impresso para retirada da pulseira.
- Frutas cortadas
- Produtos industrializados fechados
- Copos de água fechados
- Documentos pessoais
- Óculos Escuros
- Barra de cereal
- Mochila ou bolsa
# O que não levar de jeito nenhum?
- Garrafas, latas e bebidas
- Utensílios de armazenagem
- Embalagens rígidas com tampa
- Capacetes
- Cadeiras ou bancos
- Armas de fogo e armas brancas
- Objetos pontiagudos, cortantes e/ou perfurantes
- Fogos de artifício
- Objetos de vidro
- Cartazes feitos com papelão grosso e/ou fixados a madeiras, canudos rígidos, etc.
- Animais – exceto cães guias identificados e acompanhados de portadores de deficiência visual.
- Substâncias inflamáveis, corrosivas.
Após o check-list feito, agora é hora de dicas especiais. Pensando no seu conforto, nas variações climáticas e visando auxiliar a sua diversão, veja a lista abaixo com dicas importantes para você se dar bem no Lollapalooza Brasil.
# Canga, chapéu, boné e capa de chuva? Leve!
Tá mais do que permitido levar canga, ir de chapéu ou boné para o Lolla. Eu diria que essas são coisas quase que essenciais para o seu bem-estar, já que você vai querer sentar, se proteger do sol ou não deixar o seu óculos molhar durante a chuva em algum momento.
Aliás, como a previsão do tempo para o festival ainda não é precisa, podemos ter três dias de muito sol ou momentos de chuva em Interlagos. Por isso, é bom deixar um espaço separado para a sua amiga capa de chuva. Nunca se sabe quando São Pedro vai se emocionar com algum show, lavar a casa ou achar por bem refrescar as pessoas no fim de semana, não é mesmo?
Se você é daqueles que não curte muito ficar molhado e não quer sair de perto do palco para se proteger, uma capa é importante demais.
# Protetor solar e protetor labial
Por favor, não esqueça o protetor solar em casa. Interlagos não contou com muitos pontos de sombra nos últimos anos de Lollapalooza Brasil e, se você for encarar um dia de sol, não deixe de usar. O mesmo vale para o protetor labial.
# Qual calçado usar?
Ir a um festival é tão legal que a gente sempre pensa: vou usar aquela roupa nova ou mostrar aquele tênis pra galera. Por mais que a vontade seja grande, temos uma dica para você: se pergunte se você gostaria que algo acontecesse com a sua roupa ou calçado. Você pode enfrentar adversidades ao longo do festival e acabar saindo de lá com uma roupa ou tênis que não vai querer usar depois.
Além disso, é importante pensar bastante no seu conforto e, principalmente, no conforto dos seus pés. Sabe aquele calçado que te incomoda depois de um tempo? Ou aquele que é pesado demais? Deixe ele em casa! Você terá uma maratona de shows pelo caminho e não quer que o seu pé desconfortável (e dolorido) vire um problema, né?
# Não descuide da sua alimentação dentro do festival
O Lollapalooza Brasil oferece boas opções para alimentação para os três dias de maratona. Além dos bares, onde você encontra água, refrigerante, cerveja, energético, cachorro-quente e hambúrgueres, entre outros itens, você terá a disposição o Chef Stage, com uma variedade de restaurantes que podem saciar a sua fome, ainda que com valores não tão razoáveis.
Se você vai aproveitar o festival com longas caminhadas entre os palcos e ativações, alimente-se bem, evite longos intervalos sem comer e não deixe de beber líquidos ao longo do dia. Se você pretende ver um determinado show específico e quer ficar o mais perto do palco possível (mãe, tô na grade), leve água, alimentos leves, barras de cereal e coisas que possam te dar energia enquanto você aguarda pelo seu artista favorito.
E não custa lembrar: se for consumir itens alcoólicos, beba com responsabilidade.
# Mochila: sim ou não?
Quem nunca foi para um festival e colocou tudo nos bolsos (ou nos bolsos de quem estava ao seu lado), não é mesmo? Eu já fui daqueles que levava tudo o que achava necessário (carteira, celular, capa de chuva, chaves e ingresso) nos bolsos e fui feliz dessa forma – ou dei sorte, como você preferir – no Lolla em 2014 e 2015.
No entanto, nos três últimos anos eu aderi a companhia de uma mochila e poder guardar tudo sem ficar se preocupando pelo caminho foi bem interessante. Você pode até levar os itens importantes nos bolsos, mas se pretende levar alimentos, água, protetor solar, boné, capa de chuva e tudo mais, talvez você não tenha bolsos suficientes para isso, né? Pegue uma mochila de pequeno ou médio porte, coloque nas costas e vá ser feliz.
Importante: se você vai com amigos, pode ser interessante dividir espaço da mochila com uma ou mais pessoas, assim vocês terão menos coisas com o que se preocupar e podem se revezar na missão de carregá-las.
# Câmeras profissionais? Não. Câmera portátil? Sim!
As câmeras portáteis são liberadas pelo Lollapalooza e, com os celulares cada vez mais sensacionais que temos, levar uma câmera profissional se tornou algo inviável por conta de seu peso, além de serem proibidas pela organização.
Evite o risco de ser barrado na portaria e deixe esse tipo de equipamento para quem vai trabalhar no Lolla. Existem muitos fotógrafos na cobertura do festival, você vai ver muitos por lá e, pelo menos para a equipe do Audiograma, você pode pedir fotos sem problemas, ok?
Ah, como ainda tem gente que usa o famoso Pau de Selfie por aí, vale a lembrança: deixe ele em casa também, tá?
# Carregadores portáteis
Você vai precisar do seu celular no festival para encontrar os amigos, ligar para alguém, tirar suas fotos ou gravar vídeos e até mesmo interagir com a lanterna nos shows noturnos (rs). Assim como eu, você sabe que bateria não é algo que dura muto tempo assim, não é mesmo? Por isso, se você possui um carregador portátil para celular, leve-o para o Lollapalooza.
Ainda que o festival ofereça espaços para carregar o seu aparelho através das ativações dos patrocinadores, elas acabam sendo concorridas e, em caso de emergência, podem não te atender como você espera. Então vale a pena ter uma opção ao alcance das mãos. Eu aprendi isso “na marra”.
# Guarda-volumes
O Lollapalooza Brasil normalmente disponibiliza um serviço de guarda-volumes para o publico deixar seus pertences. Caso você pretenda levar muita coisa e não quer ficar carregando elas por aí, procure informações sobre esse serviço e utilize. Nós falaremos sobre isso em nosso especial assim que as informações para 2019 estiverem disponíveis.
# Explore o Lollapalooza
Todo mundo quer ver os seus artistas preferidos e vive aquele dilema de correr de um palco para outro para ver o máximo de shows possíveis. Eu já fiz isso e esse é o comportamento comum de boa parte das pessoas.
Com o passar dos anos, aprendi uma coisa legal: explorar o espaço. Eu sei que aquela banda que você ouviu uma música pode fazer um show legal e você correrá o risco de se arrepender depois, mas vale a pena passar pelos pontos de ativação dos patrocinadores do Lollapalooza e conhecer tudo o que está a sua disposição durante o fim de semana.
Com os horários dos shows em mãos, se organize e tente ter um tempo para passar por esses espaços. Você pode curtir bastante!
# Prepare-se para andar!
Tá pensando que você não vai andar no Lollapalooza? Você vai andar bastante!
Para se ter uma ideia, a distância entre o Palco Perry e o Palco Axe é de 900 metros em média. Sim, quase um quilômetro de caminhada. Do Palco Axe ao Budweiser, você gasta em torno de 600 metros e, de lá para o Perry, são 300 metros.
Outro detalhe importante: se você vai pela primeira vez ao Lollapalooza, saiba que o autódromo não é um terreno plano, logo essas distâncias incluem subidas, descidas ou escadas. Então, se você pretende correr de um palco a outro para ver muitos shows, se prepare!
# Quais os melhores lugares para se ver os shows?
Baseado nos últimos anos, eu tenho uma máxima para o Lollapalooza Brasil: torça para que os seus artistas preferidos toquem no chamado Palco Onix. Eu sou um apaixonado confesso por aquele palco e adoro curtir shows por lá durante os dias de festival.
No entanto, como não podemos escolher os palcos em que nossos artistas estarão, a ideia é encontrar os melhores lugares para se ver os shows. Com o passar dos anos, a gente percebe que a tendência é que o público sempre se aglomere próximo aos pontos de fluxo dos palcos, pensando em facilitar a sua saída para o próximo show. Com isso, muitas vezes você acaba ficando “confinado” em um espaço ruim e com uma visão pouco privilegiada.
Com a mudança do Palco Axe de local na última edição, uma das alegrias do Palco Ônix chegou ao fim: ver o show confortavelmente do lado esquerdo daquele palco. Agora, esse local fica bem cheio por conta das apresentações anteriores ou posteriores no Palco Axe. No entanto, como o Ônix oferece um formato Teatro de Arena, achar uma boa localização por lá é bem mais tranquila.
Se você estiver no Palco Budweiser, vale a pena avaliar cada show particularmente e também ter em mente qual será o seu próximo passo no Lollapalooza. Se após o show você irá para o Palco Ônix/Axe, opte por ficar ao lado esquerdo do palco no Budweiser. Caso você vá para o Perry em seguida, escolha o lado direito. Ao ver um show no Palco Axe, a dica é se localizar ao lado esquerdo do palco, já que você consegue ter uma visão melhor do palco por ser uma região mais alta. Já no Palco Perry, a tendência é que as pessoas se aglomerem do lado esquerdo, visando a caminhada para os outros locais do festival. Por isso, a dica é se localizar sempre ao lado direito do palco.
Essas dicas são baseadas na edição 2018 do festival e podem mudar caso a estrutura do festival seja montado de uma forma diferente em 2019. Vale lembrar também que, se você achar um local confortável nos locais não indicados, seja feliz e curta o show. Isso é o mais importante. 😉
# A dica mais importante de todas: RESPEITE O PRÓXIMO!
É complicado quando a gente ainda se sente obrigado a lembrar certas coisas que nem deveriam ser ditas, mas é isso: respeite quem está curtindo o Lollapalooza Brasil igual a você.
Não seja a pessoa babaca que assedia. Não seja o ser que fura as filas existentes ou pega vários produtos dos ativadores deixando o coleguinha sem. Não trate mal quem está trabalhando no festival. Respeite o espaço do outro e respeite as diferenças entre os seres.
O Lollapalooza Brasil foi feito para todos os gêneros e também para diversos estilos musicais. Tenha em mente que todo mundo está ali pelo mesmo objetivo: ser feliz durante o fim de semana, ok?
Vai ao festival? Acompanhe o nosso especial com tudo sobre a edição 2019 do Lollapalooza Brasil.