A Alemanha, assim como muitos outros países do continente europeu, respira arte em cada esquina.
Foi por entre as frias terras germânicas que surgiram alguns dos maiores representantes da literatura, do cinema e da pintura. E foi também nesse mesmo país que nasceram alguns dos mais brilhantes compositores de música clássica, cujo legado é imensamente valioso.
E falando nisso, a Alemanha também se destacou com inúmeros músicos e bandas gloriosos de vertentes do Rock And Roll. Abaixo, vou compartilhar com os leitores alguns daqueles que mais aprecio. Vamos lá?
# Kraftwerk
Eu não poderia começar uma lista de bandas alemãs de maneira diferente. Acredito que seja justo dar a largada com um dos maiores nomes da história da música, o Kraftwerk.
Existem inúmeros aspectos da carreira dessa banda que poderiam ser destrinchados e examinados. Contudo, o foco desse texto é tecer comentários breves. Assim sendo, vou destacar duas características que explicam a importância dessa banda: a primeira é o fato de que foram pioneiros mundiais da música eletrônica. A segunda, é a genialidade do conteúdo de suas letras que, em suma, abordam temas como a tecnologia e o futurismo, fazendo incríveis analogias sobre a relação entre homem e máquina. Em minha opinião, é a banda alemã mais original de todos os tempos.
O primeiro álbum do Kraftwerk que adquiri foi o empolgante Autobahn em formato de vinil. Curiosamente e já tive a oportunidade de escutar algumas de suas faixas enquanto eu andava de carro por uma legítima Autobahn na Alemanha (obrigada, Cássia! Obrigada, Heino)! Foi uma experiência incrível!!
# Estampie
O Estampie, pra mim, é uma das mais elegantes bandas alemãs. É daquelas que não podem faltar em nenhuma das minhas playlists! Infelizmente (e injustamente), não são muito populares mundialmente, embora tenham reconhecimento por parte da crítica “especializada”.
O Estampie, em suma, é uma magnífica banda de músicas medievais e, ao meu ver, a melhor do gênero – ou, no mínimo, uma das melhores representantes. Suas canções são penetrantes e atuam como verdadeiras pontes para um tempo passado que até hoje intriga a humanidade. Assim, escutar seus álbuns é voltar no tempo e, ainda que de maneira sutil e fantasiosa, vivenciar o período medieval.
# Eloy
O Eloy é um dos maiores e mais esplêndidos ícones do Rock Progressivo – muito embora as classificações do gênero musical nesse caso sejam meio controversas, pra mim, em suma, é uma banda de Progressivo – e suas composições são repletas de detalhes e caprichos técnicos. Seus trabalhos possuem sempre uma atmosfera profunda e psicodélica.
Deixo aqui uma menção honrosa aos fabulosos acordes de guitarra trocados por Bornemann, que asseguram parte dos mais sofisticados trabalhos artísticos da história da banda. A discografia do Eloy é bem ampla, mas tenho algumas recomendações específicas para quem pretende explora-los: Dawn, Power And The Passion, Time To Turn e Colours. Cada um desses excelentes álbuns convida o ouvinte para uma diferente viagem alucinante!
# Amon Düul II
O Amon Düul II é um dos mais notáveis e excepcionais representantes do Krautrock. Trata-se de uma banda ousada, potente e criativa, cujos álbuns são impressionantemente cativantes.
A sonoridade do Amon Düul II sempre foi traçada por ondas de requintados experimentalismos que se tornaram uma assinatura da banda. O trabalho que mais conheço e que mais admiro é o extraordinário Wolf City, que acredito ser capaz de encantar qualquer ouvinte!
Outro álbum que me agrada e que foi o primeiro com o qual tive contato, é o Yeti.
# Neu!
Um mito luxuoso do Krautrock! Sem dúvida alguma, uma das mais extraordinárias bandas alemãs dos últimos tempos. Suas inovações estéticas e engenhosidades o levaram a destacar-se por um brilhantismo único! Sugiro aos interessados, que desfrutem o álbum Neu! na íntegra. Garanto que será uma experiência surreal!
# Scorpions
O Scorpions possui em seu currículo algumas das mais graciosas baladas do Rock And Roll, tal como “Send Me An Angel”, “Wind Of Change” e “Still Loving You”.
Ao longo de sua trajetória, a banda sempre contou com músicos qualificados que garantiram excelentes resultados musicais e não posso deixar de citar o inconfundível e intenso timbre da voz do vocalista Klaus Meine, que é um dos principais marcos da banda.
O Scorpions produz o tipo de Rock que todo mundo gosta de escutar e que sempre é muito bem-vindo!
# Mark Forster
Esse cantor germânico não está na estrada há muito tempo mas, apesar disso, já possui uma legião de fãs e admiradores ao redor do mundo.
Atualmente, é um dos maiores ícones (se não o maior) do Pop alemão e europeu. Não possui muitos lançamentos em formato físico, mas é um grande ícone na internet e seus vídeos possuem milhares de acesso.
Indicarei dois hits do carismático Mark Foster: “Chöre” e “Sowieso”.
# Max Giesinger
Assim como no caso de Forster, a carreira de Max Giesinger ainda é nova, embora esse fato não tenha muita relevância, uma vez que o cantor é uma explosão de sucesso por vários dos hits que lançou.
O músico possui várias premiações, e garantiu popularidade e reconhecimento nos quatro cantos do globo. Suas composições são sensíveis e seus vídeos (que são muito bem feitos) transparecem essa característica. Seu single mais popular é “80 Millionen”.
Ficou curioso para ouvir mais? Tem uma playlist no Spotify com essas e outras músicas de cada uma das bandas presente nesta lista.
Dê o play e divirta-se!
Notas complementares:
- Mark Foster e Max Giesinger foram indicados pelos meus amigos Cássia e Heino Pichol, que residem na Alemanha. Até que mencionassem esses nomes de maneira colaborativa para eu elaborar essa nota, desconhecia os artistas e resolvi pesquisar sobre ambos para incluí-los por aqui.
- O Krautrock foi um movimento da música alemã sugiro no período pós-guerra, em meio aos conflitos da Guerra Fria. As bandas e músicos que deram luz e desenvolvimento a esse movimento procuravam criar uma arte autêntica para o país e, por isso, uma de suas principais características era o experimentalismo. De maneira geral, o resultado desse gênero foi uma abertura para surgimento de artistas de grande talento e bandas com criatividades primorosas. Dentre tais, encontram-se nomes como: Kraftwerk, Neu!, Faust, Can, Amon Düul, Amon Düul II, Eloy, Novalis, Kluster e inúmeras outras pérolas valiosas.