Eram garotos que amavam os Beatles. Da paixão nasceu o bloco, que reuniu meio milhão de pessoas no carnaval 2017. E, do bloco, veio o álbum. “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (Sony Music), releitura do clássico disco do quarteto de Liverpool, marca a estreia do Bloco do Sargento Pimenta nas plataformas digitais.
A releitura de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” feita pelo Bloco do Sargento Pimenta segue a ordem original das faixas e tem participação especial do Jongo da Serrinha na música “She’s Leaving Home”. Além dos integrantes originais do grupo, também gravaram no trabalho os músicos Ayran Nicodemo (violino em “Within You Without You”), Carlos Chaves (violão de 7 cordas em “Fixing a Hole”), Nelson Freitas (sanfona em “When I’m 64”) e Sidon Silva (congas em “Lucy In The Sky With Diamonds”).
Produzido por Leandro Donner e Mateus Xavier, que também cuidaram dos arranjos junto com outros membros do bloco, o álbum foi gravado no Estúdio Boca do Mato (RJ) por Daniel Sili entre setembro e outubro de 2017. A mixagem foi feita por Gustavo Krebs nos estúdios Realejo Digital e ARPX Áudio (RJ) em novembro de 2017 e a masterização por Carlos Freitas no Classic Master (SP).
Mateus Xavier, um dos fundadores do Bloco do Sargento Pimenta, explica que o grupo sempre teve uma preocupação grande com a estrutura original das músicas e que tomou o mesmo cuidado na regravação do disco. “No entanto, fizemos uma releitura na qual trabalhamos novos arranjos e usamos outros instrumentos, baseados em ritmos brasileiros, trazendo uma nova sonoridade para esse grande clássico do rock. A participação do Jongo da Serrinha é um dos pontos altos”, destaca.
É possível dizer que os Beatles revolucionariam a música pop há 50 anos com “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, quando a psicodelia dava o tom das mudanças culturais. Passado meio século, o disco ainda é referência musical e estética. “Arte icônica com centenas de releituras, pela primeira vez na história surge um encarte com letras. Experimentos técnicos inovadores em estúdio, gerando sons nunca antes ouvidos. Arranjos primorosos que apresentavam desde uma orquestra sinfônica a elementos de música concreta. Álbum com muita cor, onde a banda se apresentava como uma versão de si mesma. Uma fantasia digna de um enredo de carnaval!”, explica Leandro Donner, diretor musical, vocalista, guitarrista e também um dos fundadores do Bloco do Sargento Pimenta.