Aqui no Audiograma, temos a máxima de que não existe nada melhor na música do que poder ver um bom show.
Assim como nos anos anteriores, 2017 nos brindou com uma gama interessante de apresentações ao vivo, independente do estilo que você curta. Desde turnês solo ou nas famosas presenças em festivais, muita gente boa desembarcou no Brasil ao longo do ano. Da mesma forma, muita gente boa rodou o país em turnê mostrando novos materiais ou relembrando os grandes sucessos da carreira.
Pensando em tudo isso, a nossa equipe se reuniu, votou e selecionou dentre tudo o que assistiu in loco, aqueles que foram os melhores shows de 2017 no Brasil para o Audiograma.
A lista, que não está em ordem de preferência, você pode curtir abaixo.
# The Who no Brasil
Após uma longa espera, o público brasileiro teve a chance de ver de perto uma das principais bandas da história do rock. Considerado por muitos como a visita do ano, a passagem do The Who pelo Brasil vai ficar marcada na memória de quem viu o show de São Paulo ou a apresentação no Rock In Rio.
# Guns N’ Roses no Brasil
Com longos shows e uma banda afiada no palco, o Guns N’ Roses continua rodando o mundo com a turnê que colocou novamente no mesmo palco Axl, Slash e Duff e, mais uma vez, passou pelo Brasil deixando os fãs felizes e fazendo o nosso editor pagar uma dívida de mais de quinze anos.
# Shawn Mendes no Rock In Rio
Shawn Mendes era sem dúvida uma das atrações mais esperadas do segundo dia de Rock In Rio e não podia ser por menos. O rapaz esbanja simpatia e talento! Mostrando os hits de sua curta carreira e uma energia que foi retribuída de forma gigantesca pelo público, músicas como “Treat You Better”, “Stitches” e “There’s Nothing Holdin’ Me Back” levaram o Rock in Rio ao delírio. O Brasil recebeu Shawn Mendes de braços abertos e ele não decepcionou.
# John Mayer no Brasil
Com quatro atos, John Mayer chegou ao Brasil com a turnê de divulgação do seu mais recente álbum, The Search For Everything. Agradando a todas as camadas de seu público, o músico entregou shows distintos em cada uma das cidades por onde passou em outubro: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
# Ed Sheeran no Brasil
Sabe aquele cara que sobe no palco com total ciência do que vai fazer do primeiro ao último acorde? Não é exagero dizer que, dos nomes que dominam as paradas nos últimos anos, Ed Sheeran seja um dos poucos que consegue passar essa confiança ao público quando pega um violão e entra no palco. Agora com a Divide Tour, o músico dominou o público que compareceu aos shows em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte no mês de maio.
# Emicida gravando DVD na Audio
Dá pra acreditar que o Emicida já tem dez anos de carreira? A gravação do primeiro DVD da carreira do rapper, que aconteceu em 20 de novembro, dia da Consciência Negra, mostrou que essa década só serviu para solidificar seu trabalho como artista. Com participações especiais de Caetano Veloso, Pitty, Karol Conká, Rael, Vanessa da Mata, MC Guimê e outros, a noite na Audio trouxe desde o primeiro hit, “Triunfo”, até as mais recentes “A Chapa é Quente” e “Oásis”, passando por diversos outros momentos de uma carreira cheia de sucessos. Destaque também para a apresentação de “Mandume”, hit do último disco “Sobre Quadris…”, que contou com o time completo da canção (Drik Barbosa, Rico Dalasam, Amiri, Muzzike e Raphão Alaafin) e ainda ganhou dois versos inéditos de Rashid e Coruja BC1.
# Paul McCartney pelo Brasil
One On One é o nome da nova turnê de Paul McCartney que passou pelo Brasil em outubro. O casamento entre o ex-beatle e o público brasileiro deve ser um dos mais harmoniosos da música e, sempre que as visitas são marcadas, os ingressos são vendidos e os shows são um sucesso. Dessa vez não foi diferente, após shows em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.
# Sandy e a turnê Meu Canto
Os fãs da Sandy estavam sentindo falta de um palco mais completo e à altura de tudo o que a artista representa para eles. E foi exatamente isso que ela fez com o Meu Canto, show e turnê. Além de contar com repertório que traz os melhores sucessos de sua carreira solo, ainda tem de sobremesa as faixas “Nada é por acaso” e “Desperdiçou” para os fãs de Sandy e Junior. A agenda desta turnê estava cheia, ela emplacou hits ao lado de Tiago Iorc e Luan Santana, e claro que eram os pontos altos do show. Ela promete um show novo em 2018 e novas músicas. Estamos super ansiosos e com gostinho de quero mais da tour que se encerra este mês em São Paulo.
# Duran Duran em Belo Horizonte
Após se apresentar no Lollapalooza Brasil, o Duran Duran encarou um dos sideshows do festival em Belo Horizonte e, com mais tempo no palco, entregou um show repleto de emoção e nostalgia. Quem bateu ponto no KM de Vantagens Hall saiu de lá satisfeitos com o que Simon LeBon e companhia fizeram no palco, um retrato fiel de seus 40 anos de carreira.
# Tove Lo na Audio
Tove Lo é muito diferente de suas contemporâneas. Em seu show, não existe todo aquele apelo para a performance ou dançarinos, coisas que estamos acostumados a falar quando falamos de outras cantoras pop. O foco da cantora escandinava é exclusivamente a música e a vontade de proporcionar uma noite grandiosa a todos, uma noite intensa como as que suas músicas narram. A ideia de um artista conseguir transformar qualquer arena ou estádio em uma boate apenas com a energia de sua música parece um pouco abstrata, mas isso é real para um dos maiores nomes do pop europeu na atualidade. E isso ficou provado com o show realizado em São Paulo, na Audio.
# BaianaSystem no Lollapalooza
Um dos melhores shows nacionais do ano, o BaianaSystem é sucesso por onde passa. A mistura entre a guitarra baiana, o tradicional sound system jamaicano e a voz de Russo Passapusso deram o tom naquela começo de festival. A energia que emana do palco e do público durante músicas como “Lucro (Descomprimido)”, “Invisível” e “Playsom” são sensacionais. E ainda teve BNegão curtindo o som feliz no meio do público antes de subir no palco para uma participação mais do que especial.
# Justin Timberlake no Rock In Rio
Em sua última apresentação no festival, em 2013, Justin Timberlake não se preocupou em interagir muito com os fãs. Desta vez, dominou o palco e reafirmou seu talento musical que casou perfeitamente com os incríveis músicos da Tennessee Kids. Justin cantou ao vivo, dançou, se emocionou/chorou, autografou uma bandeira brasileira e ainda tirou selfie com fãs que estavam na grade. À pedidos, cantou a capella “TKO” e enlouqueceu o público com o último single, “Can’t Stop The Feeling”.
# Helloween em São Paulo
Vinte e quatro anos após a saída de Michael Kiske, o Helloween se reuniu para uma turnê histórica, a Pumpkins United World Tour. Após rodar por aí, o banda chegou ao Brasil com dois objetivos: fazer a estreia de Kiske com a banda no país e também gravar o seu novo DVD. Com dois vocalistas e prestigiando todas as fases da carreira, as duas apresentações no Espaço das Américas deixaram os fãs extasiados.
# Green Day no Brasil
O Green Day passou pelo Brasil com a sua Revolution Radio Tour e, se bobear, a energia da banda ainda está por aqui. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre ver a banda ao vivo, os shows realizados em novembro deixaram claro que a banda é uma das melhores em cima do palco.
# Arcade Fire em São Paulo
Fechando a conta está o Arcade Fire. Um dos shows mais esperados no Brasil pelo público indie em 2017, o sexteto canadense encarou de frente a sua primeira visita solo ao país e não fez feio. As dez mil pessoas que foram ao Anhembi viram uma banda no auge da forma e capaz de entregar um show ainda melhor do que em 2014.
Veja as demais listas do nosso #LISTÃO2016 através de nosso site.