Se você é um apaixonado pelos Beatles, certamente está comemorando os cinquenta anos do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. O disco é um dos mais icônicos da carreira da banda e, porque não, da música, merecendo todas as reverências neste dia 26 de maio.
Oitavo álbum de estúdio da banda formada por John, Paul, Ringo e George, o Sgt. Pepper’s é o registro no qual estão algumas das músicas mais populares da história dos Beatles, como “With a Little Help from My Friends”, “Lucy in the Sky with Diamonds” e “A Day in the Life”. É nele também que está uma das minhas músicas preferidas do quarteto: “When I’m Sixty Four”.
Não precisamos nem falar da sua capa, né? Referência para muitos até hoje, a emblemática arte do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band coloca ao lado do quarteto nomes como Edgar Allan Poe, Marilyn Monroe, Marlon Brando, Bob Dylan, Oscar Wilde e Fred Astaire.
Como não podia deixar de ser, nós também estamos no clima dos 50 anos do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e separamos uma lista de curiosidades sobre o álbum.
A maioria delas vem de outro material clássico do quarteto: o livro The Beatles Anthology, lançado em 2000 e composto de entrevistas com seus integrantes e pessoas que fizeram parte de sua história.
.
# O nome
A ideia do nome do disco começou com Paul por dois motivos: pensou que o nome funcionaria como outra banda tocando e também queria um nome grande, como das bandas Laughing Joe and His Medicine Band e Col Tucker´s Medicinal Brew and Compound. McCartney também achava que isso daria liberdade para os Beatles, já que sendo uma outra banda, poderiam fazer o que quisessem, pois de certa forma era como se não fossem eles mesmos.
# Músicas com o mesmo nome
Ter duas músicas com o título “Sargeant Peppers Lonely Hearts Club Band”, uma no início e outra no final do álbum, foi uma ideia que surgiu para que Sargeant Peppers fosse como um mestre de cerimônias do disco. Ele apresentaria e encerraria o show.
# George Harrison não curtiu muito a produção do álbum
Embora tenha aprovado alguns momentos, George revelou não ter gostado de fazer o disco, achando o processo cansativo e entediante. Um dos principais motivos é que os Beatles raramente tocavam como uma banda durante as gravações. Geralmente Paul ficava no piano com Ringo na bateria e quando cada um gravava sua parte, faziam a montagem de cada música.
# Ringo se recusou a cantar a primeira versão de “With a Little Help From My Friends”
Um dos clássicos do disco, “With a Little Help From My Friends” foi escrita especialmente para que Ringo cantasse. No entanto, ele se recusou a cantar o verso inicial que dizia “O que vocês fariam se eu cantasse fora do tom? Vocês se levantariam e atirariam tomates em mim?”. O segundo trecho teve que ser alterado para que Ringo soltasse a voz.
# John usou LSD durante o processo de gravação
Lennon tomou LSD uma vez durante as gravações pensando que era algum estimulante. De acordo com ele, pensou que ia pirar e logo percebeu que era alguma droga que tinha tomado.
O produtor George Martin, que não sabia o que John tinha tomado, viu que ele não estava bem e o levou para o telhado. “Se soubesse que era LSD, o telhado seria o último lugar para o qual eu o teria levado”, comentou. “Fazia uma noite estrelada maravilhosa e John foi até a beirada, um parapeito de quase meio metro de altura e olhou para as estrelas e disse: ‘Elas não são fantásticas?’. Naturalmente, para ele, suponho que deveriam ser particularmente fantásticas. Na hora, eram apenas estrelas para mim”.
# Lucy And Sky With Diamonds tem como inspiração um desenho
Ainda que muita gente ligue a música ao LSD e que a música tenha sido proibida pela BBC na época de seu lançamento, “Lucy And Sky With Diamonds” foi composta depois de John ver um desenho que o seu filho Julian levou para casa.
O desenho fazia referência a Lucy O’Donnell, colega de escola de Julian.
# Tem Cítara no disco!
Não é todo mundo que conhece a Cítara até os dias atuais, principalmente por ela ser um instrumento mais ligado a música folclórica. No entanto, ela faz parte da história dos Beatles e está presente no Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.
O instrumento é a base da música “Within You Without You” e foi usado por George, que aprendeu a tocar durante uma viagem à Índia.
# O disco é tão bom que até cachorro curte!
Nesta época, os Beatles começaram a ouvir falar sobre frequências e conversaram sobre com os engenheiros de som do álbum. Nas conversas, descobriram que existem frequências altas e baixas, sendo que as baixas cachorros conseguem ouvir e humanos não. “Daí pensamos: ‘ora, temos de ter um pedaço que apenas os cachorros possam ouvir. Por que fazer discos apenas para seres humanos’? Pusemos esses pedaços no final do disco só por brincadeira”, disse Paul certa vez.
# A capa e a sua produção: evitando processinhos e discórdias
Para evitar processos, cartas foram enviadas pedindo permissão para as pessoas que os Beatles queriam que aparecessem na capa e algumas recusaram. Além delas, outras ideias surgiram durante o processo e acabaram vetadas:
- Gandhi iria aparecer na capa, mas foi retirado. A gravadora vendia muitos discos na Índia e ficaram com medo de que interpretassem mal a foto de Gandhi em uma capa dos Beatles. Se não fosse por isso, Gandhi teria aparecido sentado em uma palmeira.
- Segundo Paul, John teve uma ideia ousada: Colocar dois estremos no disco e sugeriu que fossem Jesus e Hitler, mas a ideia não foi aceita.
# George acha o disco comum
De acordo com o The Beatles Anthology, George Harrison considera o disco bem comum. Segundo ele, apenas as faixas “A Day I The Life”, por ter uma grande orquestra, e “Lucy In The Sky With Diamonds” se destacam no registro.
# Beach Boys como inspiração
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band teve como inspiração o álbum Pet Sounds, dos Beach Boys. Quem revelou isso foi o próprio Paul McCartney.
# Hendrix e uma versão inesperada
Jimi Hendrix era um cara acima da média e muita gente sabia disso. Uma das provas é que ele resolveu abrir um show em Londres certa vez tocando “Sargeant Peppers Lonely Hearts Club Band”.
O fato seria comum, se não tivesse uma curiosidade especial: o show de Hendrix aconteceu apenas dois dias depois do lançamento do álbum dos Beatles. Vale ressaltar também que Paul McCartney e George Harrison estavam na plateia durante o a apresentação.
# 564 anos de música sem parar
Já imaginou ouvir um disco por 564 anos? De acordo com estatística do Spotify, as execuções das faixas do Sgt. Pepper’s somadas atingem essa expressiva marca dentro da plataforma.
E olha que o catálogo dos Beatles só passou a fazer parte da plataforma em dezembro de 2015, hein?
# 1.765.759
Esse é o número de playlists ativas no Spotify que contam com pelo menos uma música do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Provavelmente, enquanto você está lendo essa curiosidade, esse número já tenha aumentado.
# Brasil é o quarto país que mais escuta o álbum
De acordo com dados divulgados pelo Spotify nesta semana, o Brasil é o quarto país do mundo que mais ouve o icônico disco dos Beatles. Perdemos apenas para EUA, Reino Unido e México.
Entre as cidades, temos outra curiosidade: entre as cinco que mais escutam o álbum, a primeira é a Cidade do México, seguida de Santiago (Chile) e Los Angeles. Londres aparece só em quarto lugar. Liverpool? Não está no TOP 5, que é finalizado com Buenos Aires.
Conteúdo produzido por John Pereira (introdução e curiosidades Spotify) e Lucas Jacovini (curiosidades The Beatles Anthology).