É hora de contabilizar tudo o que aconteceu no Lollapalooza Brasil e, depois de falar dos shows e de toda a experiência vivida no festival, é hora de traduzir tudo o que aconteceu nos dias 25 e 26 de março em números.
A organização do Lolla divulgou um balanço completo do festival, que contou com mais de 55 horas ininterruptas de música e diversão. Como divulgado anteriormente, o evento reuniu no Autódromo de Interlagos mais de 190 mil pessoas, com pessoas de todas as regiões do Brasil, da América Latina e até da Europa.
De acordo com o Observatório de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo e o núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), mais da metade do público presente no Lollapalooza Brasil era de fora da capital paulista. Com isso, o festival gerou um impacto de mais de R$ 93 milhões na economia da cidade, graças aos gastos com hospedagem, alimentação, transporte e lazer durante o período do evento.
Segundo a pesquisa, mais de 80% dos entrevistados consideraram a localização do evento ótima, chegaram ao local com facilidade, gostaram da circulação e da sonorização dentro do autódromo.
Ir e vir do Lollapalooza era um fator fundamental para o bom aproveitamento do festival e o principal sistema de transporte público utilizado por quem compareceu em Interlagos foram os Trens.
Localizada a 600 metros de uma das entradas do Autódromo, mais de 75 mil pessoas passaram pela Estação Autódromo, da linha 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em um final de semana normal, a estação atende cerca de 8 mil passageiros. Com um esquema especial de funcionamento das 21h30 até à 1h da madrugada no sábado e das 20h30 até meia-noite no domingo, os trens funcionaram com intervalos de 4 minutos sentido a Estação Pinheiros.
Quem foi de ônibus teve a disposição uma linha especial (607L-10 Autódromo de Interlagos – Terminal Santo Amaro) com atendimento exclusivo para facilitar a saída das pessoas do festival. Os ônibus desta linha circularam no sábado (25), das 21h à 1h, e no domingo, (26), das 20h às 0h. Além disso, outras 32 linhas tiveram os seus trajetos alterados durante o fim de semana do festival visando atender a demanda do público.
Quem não esteve em Interlagos também rendeu bons números para o Lollapalooza Brasil graças a transmissão do evento através dos canais Multishow e Bis, na TV, Gshow e YouTube, além de compactos na Rede Globo.
Segundo o IBOPE, o Multishow teve um crescimento de 71% de audiência durante as 18h em que o festival esteve presente na grade do canal, comparado com números do ano passado. O maior índice de audiência foi registrado durante a transmissão do show do Metallica, no dia 25.
As coisas no Twitter também foram intensas durante o fim de semana de Lollapalooza. De acordo com a plataforma, o evento gerou mais de 1 milhão de tweets no país, no período entre 0h de sábado (25) até 7h da última segunda-feira (27/03).
No sábado, o maior pico de conversas no Brasil sobre o festival foi às 18h29, ao término do show da banda The 1975. O segundo maior foi às 21h11, ao final da apresentação da cantora Tove Lo e com a expectativa para o início do show do Metallica. E o terceiro pico do sábado foi registrado às 17h32, no fim do show da banda Cage the Elephant e com a ansiedade para a apresentação da banda The 1975.
Já no domingo, os maiores picos de conversas no Twitter no Brasil foram motivados pelo cantor The Weeknd. O maior foi às 20h16, quando tocou o hit “The Hills”. O segundo maior foi às 19h56, quando Selena Gomez apareceu no telão durante o show. E o terceiro pico do domingo foi registrado às 19h04, momento em que The Weeknd começava o seu show no Lollapalooza.
Ficou curioso para ver mais dados? Dá uma olhada nesse listão abaixo:
Dados gerais:
– Dias de festival: 2, 25 e 26 de março.
– Público: 100 mil no sábado e 90 mil no domingo.
– 47 atrações musicais (24 shows no sábado e 23 no domingo).
– 4 palcos: Skol, Onix, AXE e Perry’s.
– Área utilizada do Autódromo de Interlagos: 600 mil m².
– 55 horas de música ininterruptas.
– 40 amplificadores e caixas de baixo.
– 57 amplificadores e caixas de guitarra.
– 17 baterias.
– 15 teclados.
– 40 opções de alimentação.
– 55 atividades
– 34 marcas.
– Mais de R$ 450 milhões em mídia espontânea.
– 18h de exposição no Multishow
– 4h de exposição na TV Globo.
– 195 mil citações sobre o festival no Google.
– Mais de 12 milhões de pessoas impactadas nas redes sociais.
– 2 palcos de 25m de boca, que suportam 30 toneladas cada.
– 500 toneladas de equipamentos de som, luz e cenografia.
– 500 toneladas de estrutura metálica para palcos, house mix e barricada, entre outros.
– 6 mil pessoas trabalhando na produção, sendo prestadores de serviço nos bares, ambulantes, brigadistas, assistência médica, segurança e orientadores.
– A montagem do festival envolveu mais de 2.500 pessoas (fornecedores luz, som, estrutura, led, carregadores, banheiros químicos, etc).
– Tempo de montagem: 15 dias.
– Tempo de desmontagem: 5 dias.
– Aproximadamente 25 mil quilômetros de cabos foram usados em toda a área do Lollapalooza Brasil 2017.
– 130 containers utilizados nas bilheterias, caixas, produção e credenciamento.
– 66 geradores à base de biodiesel.
– 110 catracas/roletas permitiram a entrada do público ao evento.
– Banheiros: 1000.
– 500 lixeiras (tambores com 200 litros).
– Geladeiras no Backstage: 100, sendo 50 só nos camarins.
Catering
– Em 4 dias, foram oferecidas aproximadamente 3.000 refeições ao staff do evento.
– Em 2 dias, foram oferecidas 1.500 refeições aos artistas. Somente a equipe do Metallica teve direito a 120 refeições.
– No festival, foram distribuídos cerca de 200 cafés da manhã (por dia), 350 almoços (por dia), 350 jantares (por dia).
Behind the scenes
– Equipe Técnica: 650 pessoas.
– Maior equipe: Metallica (52 pessoas).
– Menor equipe: Tchami (2 pessoas).
– Número de camarins: 22 camarins + 4 compounds para os headliners.
– 7000 garrafas de 500 ml para as bandas.
– 570 toalhas de rosto e 470 toalhas de banho.
– Sofás: 20 de dois lugares e 40 de três lugares, 50 poltronas.
– Mesas: 100 (laterais), 80 (centro), 150 mesas de 1×80 x 70 (pranchão), 200 (escritório), 300 mesas (plásticas).
– Cadeiras: 500 (escritório simples), 1000 (plásticas).
– 30 araras.
Internet
– quase 600 posts nas redes oficiais do festival durante os dois dias (somando Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram e Stories).
– Impacto: mais de 12 milhões de pessoas durante o evento (considerando Facebook, Twitter, Instagram, Instagram Stories e Snapchat).
– Visitas ao Site Oficial: 579.182 de páginas visitadas durante o evento e 1.364.084 visualizações de páginas.
– Além do Brasil, México, EUA, Peru e Chile foram os países que mais acompanharam o evento.
– a página oficial do Lollapalooza no Facebook alcançou cerca de 3.3 milhões de pessoas em uma cobertura em tempo real de todos os shows e ativações do evento.
– Crescimento de mais de 55 mil fãs durante a semana do festival (Contagem feita de 20 de março até 27 de março).
– O evento repercutiu também das cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Manaus.
Atendimento Médico
– 8 Postos Médicos.
– Pronto atendimento 24h.
– 16 ambulâncias.
– 96 Profissionais da área médica durante os dois dias de festival.
– 100 profissionais de assistência médica.
– 2.011 atendimentos médicos gratuitos.
– 100% dos casos foram resolvidos in loco.
– nenhuma remoção.
– Causas mais recorrentes: cefaleia (dor de cabeça), náusea/vômito, verificação de pressão arterial, dor muscular, lombalgia, curativos e desidratação.
Segurança
– A Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur) manteve um posto dentro do Lollapalooza;
– A Deatur contou com 40 policiais envolvidos no esquema de segurança;
– A segurança interna também foi feita 1200 seguranças particulares desarmados;
– a Deatur registrou apenas dez queixas de furtos de celulares, além de um roubo de telefone nos dois dias do evento. Um suspeito foi preso. No ano passado, o evento teve 80 casos.
– uma equipe de 170 brigadistas atendeu ao público.