Elas são sucesso por onde passam e arrastam multidões. Com o seu charme e beleza, ditam tendências e são responsáveis pelos maiores hits no mundo da música.
Se não bastasse todo o trabalho na indústria fonográfica, muitas dessas musas também dedicam o seu tempo em causas sociais.
Conheça aqui o trabalho de artistas que fazem bonito quando o assunto é ajudar ao próximo.
# Lady Gaga
A “mother monster” como é conhecida entre os seus fãs já recebeu o prêmio ADL’s Making a Diference Award – em português, Sem lugar para o ódio – Fazendo a diferença.
Durante a tour do disco Born This Way, Lady Gaga levantou diversas bandeiras contra o preconceito e intolerância contra crianças e adolescente. Com o nome de Born This Way Foundation, a Rainha do Super Bowl 2017 criou a entidade para ajudar no tratamento de bullying desses jovens que tem como responsável legal da fundação, a mãe da cantora, Cynthia Germanotta.
# Madonna
É notável. Lady Madonna é pioneira no engajamento de causas sociais. Se não bastasse ser cantora, produtora, coreógrafa, atriz e empresária, a Rainha do Pop se desdobra em vários interesses humanitários.
Em 2013, lançou o projeto online Art for Freedom – em português, Arte pela Libertação, iniciativa criada para estimular a liberdade de expressão para protestar contra a discriminação e violação dos direitos humanos no mundo inteiro.
O ano de 2006 também tem um lugar especial no coração da diva. Isso porque neste citado ano, Madonna criou no Malauí (África), a fundação Raising Malawi, entidade sem fins lucrativos que auxilia órfãos, crianças e seus cuidadores em situação de vulnerabilidade social, sendo que na mesma época adotou no Malauí o seu primeiro filho, David Banda; e em 2009, Mercy James chegava para completar a família.
# Beyoncé
Empoderada, quando o assunto é ativismo social, o nome de Beyoncé Knowles ganha as manchetes dos jornais. Segundo a revista USA Weekly, Beyoncé foi a artista mais influente enaltecendo a igualdade de gênero e também na crise de água potável na cidade americana de Flint, em Michigan, doando cerca de 82 mil dólares.
A dona do explosivo Lemonade também é fonte de inspiração por onde passa. Isso porque o último álbum é a uma crítica ferrenha à polícia americana pelo seu tratamento com a população negra do país. Além disso, a mamãe de Blue Ivy é um dos nomes mais citados quando se fala de feminismo – que o diga a canção “Flawless”.
# Rihanna
A musa de Barbados é uma das ativistas mais admiradas da atualidade. Isso porque a dona do conceituado álbum Anti abraça causas sociais em seu país natal, visando estimular o acesso da população à saúde, educação e cultura.
Em 2016, RiRi organizou um leilão beneficente para a sua fundação Clara Lionel. Além disso, recentemente a cantora e atriz foi condecorada pela Universidade de Harvard como a ativista do ano devido as ações promovidas na criação de um centro de diagnóstico e tratamento de câncer na cidade.
# Shakira
A colombiana Shakira não dá apenas um show de rebolado, mas como também é responsável pela Fundação Pies Descalzos – entidade assistencial que cuida de crianças carentes.
Criada em 1997, na Colômbia, a instituição já recebeu mais de 4,5 milhões de crianças com atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. Em 2016, a escola foi eleita a melhor escola pública de Barranquilla, cidade natal da cantora.