A MTV Brasil apresentada nos anos 1990 era um canal muito interessante para os apaixonados por música e conseguiu mostrar bandas de diferentes gerações em produções intimistas ou em grandes palcos.
O saudoso Verão MTV, por exemplo, nos proporcionou grandes momentos, como o Luau com a Cássia Eller e também com os Titãs.
Selecionamos 10 momentos em que a emissora mandou muito bem na produção e na escolha dos artistas.
1) Acústico Titãs (1997)
Sem dúvida, o Acústico MTV Titãs foi o maior sucesso da emissora e é o álbum mais vendido da banda – aproximadamente 2 milhões de cópias, que na época tinha 15 anos.
Com diversos sucessos e participações memoráveis, a apresentação reuniu músicos competentes, uma releitura do trabalho da banda (destaque para “Pra Dizer Adeus” e para a cantora Marisa Monte cantando “Flores” ao lado de Branco Mello) e 4 músicas inéditas, incluindo as ótimas “Os Cegos do Castelo” e “Nem 5 minutos guardados”.
Um retrato memorável do cenário musical brasileiro nos anos 1990.
2) Acústico Capital Inicial (2000)
Depois de alguns anos longe dos holofotes, o Capital Inicial lançou um álbum muito bom em 1998, Atrás dos Olhos. No entanto, foi com o Acústico MTV que a banda voltou a ficar em evidência e emplacou diversos sucessos como “Natasha”, “Tudo Que Vai”, “Primeiros Erros (Chove)” e “Fogo”.
O álbum tem a participação de Kiko Zambianchi e foi o último com o guitarrista Loro Jones, que deixou a banda em 2002.
3) Acústico Kid Abelha (2002)
Aos 20 anos de carreira, o Kid Abelha gravou o que resultaria em um dos maiores sucessos da história da banda.
O Acústico do trio é repleto de sucessos, 3 músicas inéditas e participações de Lenine e Edgard Scandurra. Com o álbum, o Kid Abelha fez uma turnê que durou 3 anos pelo Brasil e em algumas cidades dos Estados Unidos.
4) Acústico Charlie Brown Jr. (2003)
Impossível falar de rock nacional dos anos 2000 sem mencionar o Charlie Brown Jr. Mesmo que você não curta o som da banda, é necessário reconhecer que os caras estavam em todos os lugares possíveis e a MTV faz parte da carreira dos músicos.
Eles passaram pelo Luau MTV em 1999 e em 2002 e, em 2003, o Acústico Charlie Brown Jr. fez uma reunião de hits e incluiu as inéditas “Vícios e Virtudes” e “Não Uso Sapato”, que foram um verdadeiro sucesso de público.
5) Ao Vivo Raimundos (2000)
Em 2000, o Raimundos estava no auge do sucesso. Um ano antes, o álbum Só no Forevis fez muita gente que não gostava de rock se render à “Mulher de Fases” e a banda foi premiada no VMB em 2 categorias.
Aproveitando o sucesso, a emissora deu início ao projeto Ao Vivo e escolheu o Raimundos para a estreia, o que foi uma boa estratégia. O álbum duplo capta a essência da banda e foi o último com o Rodolfo nos vocais.
6) Skank ao vivo em Ouro Preto (2001)
O primeiro álbum ao vivo do Skank foi gravado 10 anos após a formação da banda. O local escolhido para a apresentação foi a Praça Tiradentes, em Ouro Preto e seu repertório foi escolhido pelo público através do site da banda.
Aproveitando o sucesso que a banda alcançou logo nos primeiros álbuns, a apresentação foi composta por hits conhecidos por todo mundo que ouviu o rádio brasileiro nos anos 1990, assistiu o Disk MTV apresentado pela Sabrina Parlatore ou acompanhou algumas novelas da Globo.
“Garota Nacional”, “É Uma Partida de Futebol”, ”Jackie Tequila” e outros sucessos estão lá, além das inéditas “Dois Rios” e “Estare Prendido En Tus Dedos”.
7) Acústico Rita Lee (1998)
Uma característica admirável no Acústico MTV era conseguir trazer artistas de diferentes gerações para o formato proposto pela emissora. Em 1998, Rita Lee já era muito mais do que reconhecida pelo seu trabalho, com várias músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas e 4 livros infantis lançados.
O Acústico MTV da cantora reúne músicas de diferentes fases de sua carreira e tem participações notáveis, como Cássia Eller, Milton Nascimento e Titãs. Os destaques do show ficaram com as músicas “Agora Só Falta Você”, “Mania de Você” e “Luz del Fuego”.
8) Ao Vivo Ivete Sangalo (2004)
Ivetinha comemorou 10 anos de carreira com o álbum ao vivo produzido pela MTV, em 2004. Com participações de Sandy & Júnior, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Davi Moraes, o registro do show gravado em Salvador deu à cantora o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras.
No repertório, músicas da Banda Eva e também da carreira solo de Ivete, que na época tinha três discos lançados. Hits do Axé como “Festa”, Eva”, Beleza Rara”, “Pererê” e “Carro Velho” contribuíram para que o álbum vendesse 2,6 milhões de cópias ao redor do mundo e se tornasse o lançamento mais vendido da história da MTV.
9) Balada Barão Vermelho (1999)
O Balada MTV foi um projeto bem legal, porém acabou tendo uma curta duração. Tinha um clima intimista, com plateia pequena e bem próxima à banda, mas sem a parte instrumental do Acústico.
Além do Barão Vermelho, rolou uma edição com os Raimundos, também em 2000. Mas foi com a galera comandada por Frejat que eu acreditei em um futuro para o Balada, graças a versões de “Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto” (Legião Urbana) e “Tente Outra Vez” (Raul Seixas), além das performances de “Enquanto Ela Não Chegar”, “Meus Bons Amigos” e “Pedra, Flor e Espinho”.
O show acabou virando uma espécie de “aperitivo” para o mega show que virou o álbum duplo MTV ao Vivo Barão Vermelho, lançado em 2005.
10) Acústico Cássia Eller (2002)
O último álbum lançado antes da morte prematura de Cássia expõe todo o seu talento como intérprete e deixa em evidência a paixão com que ela executava as mais variadas canções.
A releitura de “Malandragem” (do álbum lançado pela cantora em 1994) e sua versão da canção “Por Enquanto”, da Legião Urbana, ajudaram a alavancar as vendas do disco e alcançar a marca de 900 mil cópias vendidas.
Alguns dos álbuns acima estão disponíveis para audição no Spotify. Clique nos nomes abaixo e confira os registros na íntegra.
- Titãs @ Acústico MTV
- Acústico Capital Inicial
- Acústico Kid Abelha
- Skank @ Ao Vivo – Ouro Preto
- Acústico Rita Lee
- Barão Vermelho @ Balada MTV
- Acústico Cassia Eller
Aproveite e siga o Audiograma por lá e fique ligado em nossas playlists especiais e exclusivas.