Se tem uma coisa que o brasileiro ama é ir a shows e isso se prova pela imensa quantidade de ingressos vendidos ao longo do ano. Seguindo a tendência dos últimos anos, 2016 rendeu ao público brasileiro opções das mais variadas possíveis, em diversos estilos e locais.
Desde turnês solo ou presenças em festivais, muita gente boa passou pelo Brasil ao longo do ano. Da mesma forma, muita gente boa do Brasil rodou o país em turnê mostrando novos materiais ou relembrando os grandes sucessos da carreira.
Pensando em tudo isso, a nossa equipe se reuniu, votou e selecionou dentre tudo o que assistiu in loco, aqueles que foram os melhores shows de 2016 no Brasil para o Audiograma.
A lista, que não está em ordem de preferência, você pode curtir abaixo.
# Rammstein @ São Paulo
O R+ veio visitar o Brasil mais uma vez e o Audiograma bateu ponto no Maximus Festival para conferir de perto o fantástico show desses malucos. Não faltaram clássicos e o som pesado que tanto agrada aos fãs, mas o lance mais legal foi o cuidado da banda com o palco e detalhes pirotécnicos. Show de primeira!
# Wilco @ São Paulo
Uma das atrações do Popload Festival, o Wilco realizou três apresentações no Brasil neste ano. Por toda a carga emotiva e, principalmente, pela qualidade da banda em cima do palco, qualquer um dos shows faria jus a essa lista. Com um show de duas horas, ter a chance de ouvir “Misunderstood”, “Impossible Germany” e “Jesus, ETC.” ao vivo fizeram daquele dia 08 de outubro um dia especial.
# Maroon 5 @ Rio de Janeiro
Ainda que os shows do Maroon 5 tenham sempre uma setlist similar aqui no Brasil, a apresentação no Rio de Janeiro foi ímpar e ainda trouxe um memorável cover de “Garota de Ipanema”. O Yuri Carvalho esteve na Praça da Apoteose e falou mais sobre o show bem aqui.
# Os Novos Baianos @ Belo Horizonte
Uma das paradas da turnê Acabou chorare e os Novos Baianos se encontram foi em Belo Horizonte e o BH Hall parecia um estádio de futebol nessa ocasião especial. “Maravilhoso. O clima aqui foi de Maracanã, de Mineirão”, relembrou Pepeu Gomes após a apresentação e não foi nenhuma mentira. Para muitos que ali estavam, era a primeira oportunidade de ver uma das bandas ícones dos anos 70 e todas as suas canções que fazem parte da vida de outros tantos até hoje. Uma noite marcante e que o John Pereira registrou para a gente bem aqui.
# Twenty One Pilots @ São Paulo
Com a sua primeira passagem pelo o Brasil, o Twenty One Pilots mostrou que já carrega um grande número de fãs pela América do Sul em um show que chamou atenção até mesmo de quem nunca havia ouvido falar da dupla. Sabendo escolher muito bem as músicas que se encaixariam em um setlist para o Lollapalooza, a dupla mescou faixas de seus álbuns, ainda que desse preferência ao último lançamento, Blurryface.
# City And Colour @ Belo Horizonte
Belo Horizonte recebeu pela primeira vez o Dallas Green e o seu maravilhoso City And Colour. Para um bom público, o projeto provocou as mais diversas sensações nos presentes no Music Hall com a turnê de divulgação de seu mais recente álbum, If I Should Go Before You, lançado em 2015. O Tullio Dias falou sobre o show realizado em abril aqui no Audiograma.
# Guns N’ Roses @ São Paulo
Com parte de sua formação original no palco, o Guns N’ Roses mostrou porque ainda é um dos grandes nomes do rock. O show foi impecável desde a escolha do setlist até a performance no palco. Para quem não acreditava, até o Axl Rose melhorou o timbre da sua voz com as companhias de Slash e Duff.
# AIR @ São Paulo
Com vinte anos de carreira consolidada, o AIR passou por São Paulo em uma apresentação especial. No feriado de 15 de novembro, o duo encheu o Audio Club e, apesar do setlist curto, passou pelos principais sucessos da carreira e deixou feliz todos aqueles que lá estavam, principalmente nas músicas vindas do álbum Moon Safari. Além da entrega do público, foi legal ver que a dupla estava feliz com tudo aquilo, deixando a noite ainda mais interessante.
# Simple Plan @ Belo Horizonte
A banda canadense voltou a capital mineira depois de 7 anos e levou fãs antigos a encherem o Music Hall impulsionados por hits antigos como “Welcome to My Life”, “Perfect” e “Untitled”. Além das faixas antigas, a banda mostrou algumas faixas do seu novo álbum, Taking One For The Team. Na turnê deste ano, a banda seguiu por seus quatro shows sem a presença do baixista David Desrosiers que, por motivo desconhecido e não divulgado pela banda, não desembarcou na America do Sul para os shows marcados. No entanto, nada que tirasse a qualidade do show, como o John Pereira bem lembrou por aqui.
# Noel Gallagher @ São Paulo
Para fechar a nossa lista, aparece o Noel Gallagher, uma das atrações do Lollapalooza Brasil deste ano. Com um setlist lindo, Noel até deixou o seu lado ranzinza de lado por um momento e resolveu agradar os fãs do Oasis que lá estavam. Claro que, antes, ele alfinetou cada um deles com “You Know We Can’t Go Back”. Depois de ser sutil como um elefante, passou a mão na cabeça dos apaixonados pela banda com “Champagne Supernova”, “Listen Up”, “Digsy’s Dinner”, “Don’t Look Back in Anger” (que fechou o show) e ela, a clássica “Wonderwall”. Com 15 músicas, o show teve também as principais faixas de seus discos solo. Segundo o John Pereira em sua resenha do Lolla, Noel acabou realizando um dos melhores shows do festival. Motivo justo para entrar aqui, certo?
Veja as demais listas do nosso #LISTÃO2016 através de nosso site.