Após algumas informações de que a turnê de Mariah Carey pela América do Sul estaria com problemas, foi confirmado nesta madrugada o cancelamento da passagem da turnê The Sweet Sweet Fantasy pela Argentina, pelo Brasil e pelo Chile.
Durante a madrugada, as redes oficiais da cantora compartilharam uma matéria do E! que confirmava o cancelamento de parte da turnê pela América Latina. Junto com o link, uma nota oficial foi publicada. “Devastada que meus shows no Chile, Argentina e Brasil tiveram que ser cancelados. Meus fãs merecem mais do que como alguns desses promotores os trataram. Eu amo meus lambs na América do Sul e farei tudo que posso para ir em 2017 do jeito certo. Obrigada por entenderem. Te amo. MC”, declarou Mariah.
Claramente, a nota dava a entender que problemas com os produtores locais ocasionaram o cancelamento. Uma das empresas envolvidas, a chilena Fenix Entertainment Group afirmou em comunicado que o cancelamento na turnê é de responsabilidade da produção brasileira. Na nota, a Fenix afirma que contava com 80% dos ingressos para a apresentação chilena vendidos e que, “por problemas gerados apenas e exclusivamente nas apresentações que seriam realizadas no Brasil, Mariah Carey decidiu cancelar todos os concertos agendados na América do Sul”.
Com três datas agendadas para o Brasil, as produtoras Stage Entertainment, Lens Events e Opus Promoções eram as responsáveis pela parte brasileira da turnê. Após o anúncio do cancelamento, duas delas se envolveram em uma troca de acusações sobre a responsabilidade pelo rompimento do contrato. De acordo com a Lens Events, que afirma ser a detentora de direitos da turnê no país, a Stage Entertainment foi a responsável pela quebra do contrato, já que “não cumpriu com os pagamentos acordados”. Segundo a produtora, a Stage Entertainment seria a responsável pela produção dos shows e pela venda dos ingressos.
Horas depois, foi a vez da Stage vir a público afirmar que “cumpriu com todas as obrigações contratadas” para a turnê. Apesar da nota, a produtora não informou os motivos para o cancelamento, dizendo que está “tomando as medidas para preservar seus direitos, bem como os direitos de todos os clientes, parceiros, patrocinadores e consumidores”. Terceira produtora envolvida na turnê, a Opus Promoções lamentou o cancelamento e, através de sua assessoria de imprensa, informou que “seu envolvimento contratual com o evento era somente de apoio para captação de recursos para os produtores” e que “não tinha gerência alguma sobre pagamentos e demais questões relacionadas à tour The Sweet Sweet Fantasy”.
Mariah Carey se apresentaria em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre nos dias 01, 04 e 05 de novembro. Antes, a cantora passaria por Buenos Aires (28 de outubro) e Santiago (30 de outubro). Os shows marcados para a Cidade do México e Monterrey e que faziam parte da perna latina da The Sweet Sweet Fantasy acontecerão normalmente, nos dias 08 e 09 de novembro.