Se preparando para lançar um novo álbum de estúdio, o Pixies revisitou o passado e falou sobre sua antiga baixista, Kim Deal.
Em entrevista para a Q Magazine, o vocalista Black Francis falou sobre a saída da baixista e os motivos que levaram ela a se desligar da banda na qual esteve presente em boa parte de sua vida.
“Kim e eu, simplesmente, não nos dávamos muito bem depois de um tempo. Ela sempre tinha suas próprias ambições e isso se tornou confortável para ela com o papel de liderança em sua outra banda”, revelou Francis. “Deve ter sido difícil para ela estar aqui, tendo um outro cara que estava sempre puxando as rédeas”, completou o músico.
Entre os processos de gravação dos álbuns Doolittle (1989) e Bossanova (1990), Deal acabou fundando outra banda, o The Breeders. Com isso, a baixista sempre se dividiu entre os dois projetos até os seus respectivos hiatos, iniciados em 1993 e 1995. Em 2000, o The Breeders voltou a ativa e, quatro anos depois, foi a vez do Pixies se reunir com sua formação clássica, que ficou junta até 2013, quando a saída de Kim foi divulgada via Twitter.
Apesar da relação ter se desgastado durante a segunda fase da banda, Black Francis acredita que as coisas poderiam ter se resolvido antes da saída de Kim. “Nós poderíamos ter sobrevivido se pudéssemos ter parado o trem e tirado algum tempo de férias. Os velhos ao nosso redor deveriam ter visto isso“, revela.
No entanto, a vida seguiu para ambos e agora o Pixies se prepara para lançar Head Carrier, o primeiro álbum desde que a baixista Paz Lenchantin (presente na foto do post) foi efetivada no grupo – ela participou das gravações de Indie Cindy como convidada. O novo álbum do Pixies será lançado no dia 30 de setembro e, abaixo, você ouve um dos singles do disco, a faixa “Um Chagga Lugga”.
Enquanto isso, Kim Deal está em estúdio trabalhando em um novo álbum do The Breeders, que deve ser lançado em 2017.