Após uma série de boatos envolvendo o futuro do Matchbox Twenty, coube ao guitarrista Kyle Cook vir a público e esclarecer algumas coisas.
Em carta aberta aos fãs publicada em seu canal oficial no Instagram, o guitarrista informa que está deixando a banda depois de 30 anos de parceria. No entanto, o guitarrista afirma que a sua saída não significa o fim das atividades do Matchbox Twenty.
“As pessoas estão pressionando por uma resposta sobre os rumores de um rompimento do Matchbox Twenty, por isso vou tentar fornecer uma aqui. Gostaria que as coisas fossem diferentes e eu me sentia diferente sobre isso, mas há várias semanas eu deixei os membros conscientes de que estou deixando o grupo”, informou Kyle. “Isso, entretanto, não deve ser tomado como um anúncio de dissolução da banda, porque eu só falo em meu nome”, completou o guitarrista.
Formada em 1995, a banda contava ainda com quatro membros de sua formação original. Antes de Kyle, o guitarrista Adam Gaynor deixou a banda em 2005, durante o seu primeiro período de hiato. De acordo com a nota publicada por Kyle, problemas internos acabaram motivando a sua saída. “Entre outros, os principais motivos foram a deterioração da comunicação, os desacordos sobre quando, onde e como faremos turnês e uma ruptura geral da democracia dentro do grupo”, revelou o guitarrista.
Apesar disso, Kyle agradeceu por todo o tempo em que passou no Matchbox Twenty e desejou o melhor para os três integrantes da formação original que permanecem, o vocalista Rob Thomas, o baixista Brian Yale e o baterista Paul Doucette. “Eu aprendi demais com esses caras e eu sei que os álbuns vão viver nos corações de muitos, incluindo o meu”. A partir de agora, Kyle dedica suas atenções para o projeto Rivers and Rust.
Até o momento, o Matchbox Twenty não se manifestou sobre o assunto. O último álbum lançado pela banda foi North, de 2012.