Se o título desse filme remete a algo finito, posso afirmar que o mesmo não vale para a trilha sonora. Não que ela seja infinita (rs), mas, uma vez escutada, não desgruda mais da mente e dos ouvidos.
¨Once¨ é um musical irlandês independente produzido em 2006, dirigido por John Carney e estreado por Glen Hansard, músico integrante da banda The Frames (da qual o próprio diretor do filme também faz parte), e pela compositora e instrumentalista checa, Markéta Irglová. Surpreendendo, ou não, a muitos, por seu baixo custo em comparação a outras produções, o filme ganhou o Oscar 2008 na categoria ¨melhor canção original¨, com a música ¨Falling Slowly¨, além de ter sido vencedor no Festival de Sundance de 2007 como melhor filme pelo público.
Emocionante. Não há palavra que melhor sintetize todos os adjetivos possíveis que podemos dar ao background musical de Once. Enquanto a trama vai se formando, somos envolvidos por uma trilha que parece ser composta quase que instantaneamente. Mais original, impossível.
A doce e delicada voz de Markéta Irglová casa perfeitamente com o tom mais forte ou até ¨agressivo¨ de Glen Hansard. A dupla foi autora de quase todas as composições do longa-metragem, com exceção de uma, ¨Trying To Pull Myself Away¨. A forte sintonia entre os dois consegue ser, incrivelmente, passada e traduzida através das músicas, fato que contribui mais ainda com a originalidade que o filme possui. Tal sintonia é facilmente notada em ¨ When Your Mind’s Made Up¨, uma das mais lindas e emocionantes composições do longa-metragem. ¨Falling Slowly¨, música que deu o Oscar ao filme, é outro exemplo fabuloso desse casamento perfeito, sequer cabem aqui descrições a essa composição.
Poderia terminar o artigo citando apenas essas duas músicas, tenho certeza que elas sozinhas seriam capazes de fazer qualquer pessoa correr até a locadora mais próxima e assistir a esse filme. Mas seria injustiça não citar ¨The Hill¨, que apesar de bastante melancólica, não perde um minuto sequer de beleza, além de ¨If You Want Me¨, ambas cantadas apenas por Markéta Irglová.
São 13 lindas e singulares composições que nos envolvem, e são elas quem ditam, literalmente, o ritmo das emoções ao longo dos oitenta e cinco minutos de filme. Basta ouvir e assistir uma vez.
Curiosidade:
A sintonia entre os dois foi tão forte, que, depois do filme, eles resolveram formar a banda¨The Swell Season¨, ótima dica para quem curte folk rock.
Enfim, alguém aí ainda não assistiu? Se não, tá esperando o quê mesmo, heim? 🙂
Glen Hansard e Markéta Irglová – Falling Slowly:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JPbC2YrUUsI[/youtube]