Beyoncé lançou o videoclipe do novo single “Formation” antes de se apresentar no SuperBowl com Coldplay e Bruno Mars, mas a polêmica envolvendo sua performance e nova produção visual ainda seguem firmes.
A questão é que a cantora volta a chamar a atenção na luta contra o racismo e fez menção às roupas utilizadas pelo partido Pantera Negra, durante a performance da final do futebol americano. O partido patrulhava os guetos negros em Oakland, na Califórnia, para proteger os cidadãos da violência da polícia, em 1966.
Já no clipe, cenas de Blue Ivy, sua filha, são mostradas para rebater as críticas em relação ao não penteado da criança que foi totalmente criticado nos Estados Unidos, além de mostrar apoio ao Martin Luther King, ostentar suas conquistas desde quando nasceu e ainda se afogar em um carro policial com uma pichação na parede escrita “Pare de atirar na gente”, já que muitos negros eram discriminados e mortos há algumas décadas. Ela também não esqueceu de dar um aviso para a mídia que comenta sobre suas possíveis ligações e simbologias com os illuminatis.
Para entender melhor a proposta da faixa, assista o videoclipe com a tradução.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FgjPwGfHWkE[/youtube]
Tradução realizada por Cyntia Campos.