Billy Corgan revelou que o futuro do Smashing Pumpkins é incerto após o lançamento dos dois álbuns previstos em 2015.
Em entrevista ao Chicago Tribune, Corgan afirmou que o próximo passo da banda será dado a partir da recepção dos fãs aos discos Monuments To An Elegy e Day For Night. “Quando o processo dos novos discos acabar, eu vou sair desse barco de uma vez – tipo ‘para mim deu’ – ou vou embarcar em um novo barco e continuar navegando”, disse.
Segundo Corgan, a grande dificuldade enfrentada pela banda é ter que lançar materiais inéditos enquanto os fãs dão mais atenção aos trabalhos antigos. “Eu sou tratado como se tivesse que tocar Siamese Dream pelo resto da minha vida. Em algum momento você precisa lutar ou fugir”, desabafou.
Apesar de não renegar os sucessos antigos, Corgan afirma que o desejo de evolução e se reinventar sempre fizeram parte do Smashing Pumpkins desde o seu retorno, em 2006. “Voltar com o nome Smashing Pumpkins fez muitas pessoas acreditarem que seríamos uma banda reunida para tocar antigos hits, com uma base de fãs que está mais interessada em ouvir coisas novas. O que eu tento dizer é que a banda foi fundada com a ideia de que precisa ser progressiva e sempre caminhar para frente”, finalizou.
Essa não seria a primeira separação do Smashing Pumpkins, que encerrou as suas atividades pela primeira vez em 2000.
.
Ouça abaixo a versão Deluxe de Siamese Dream, álbum lançado originalmente em 1993: