Salvo uma música aqui, outra ali e uma terceira acolá, nunca fiz parte do grupo de pessoas que dava uma devida atenção ao The Presidents Of The United States Of America (ou PUSA, se não quiser dizer o nome completo). Muito disso se deve ao último trabalho da banda, These Are the Good Times People, lançado em 2008 e cuja recepção dividiu opiniões mundo afora.
Podemos dizer que até o fã mais fervoroso do PUSA estava com o pé atrás sobre o futuro da banda e alguns chegaram a temer pelo pior. Até que, em novembro do ano passado, a banda se encontrou em estudio e, depois de algumas jams bem interessantes, resolveram aderir a Pledgemusic, plataforma de crowdfunding, e desenvolver um projeto de financiamento para, assim, produzir o seu sexto álbum de estúdio.
Curioso com o retorno e motivado pela faixa “Poor Little Me”, resolvi encarar a audição do Kudos To You! sem esperar muito do que viria pela frente mas, após ouvir as 14 faixas do trabalho apenas uma vez, uma pergunta ficou martelando na cabeça: “Porque diabos não ouvia isso antes?”.
O álbum reúne diversas influências, desde o blues rock de “Innocent Bird” até ao rockabilly sensacional de “Poor Little Me”, passando pelo post-grunge de “She’s A Nurse”. Durante a audição, me veio a cabeça que isso poderia ser apenas uma característica exclusiva do Kudos To You! mas, ouvindo os trabalhos anteriores da banda, se percebe o quanto é difícil encaixar o PUSA em um gênero específico. A banda trafega por vários caminhos e o novo álbum apenas acentua essa característica.
O disco começa em grande estilo com, talvez, o melhor instrumental presente no trabalho. A culpada, “Slow Slow Fly”, é um excelente cartão de visitas para o que você vai ouvir durante os 38 minutos de duração do álbum. A pegada de músicas como “Crappy Ghost”, “Stay With Me” e “Electric Spider” (a favorita até o momento) é empolgante e essa excitação não é perdida nem nos momento mais ‘calmos’, como no relato de uma relação especial com um Ford Sedan na faixa “Crown Victoria”.
Aliás, as letras também são um destaque a parte. Mesmo você considerando a abordagem de Chris Ballew um tanto quanto simplória, as narrativas criadas pelo vocalista são muito divertidas e interessantes de se acompanhar. Fato que, assim como a mistura de gêneros, também pude descobrir depois que se trata de uma característica comum da banda e presente nos demais álbuns do trio (que foi um quarteto até 2004).
“Finger Monster”, “Ohio” e “Truckstop On The Moon” fecham o excelente e divertido Kudos To You! te deixando com a sensação de que é totalmente possível se divertir ao trabalhar. Você é capaz de perceber todo o cuidado de Chris Ballew (vocal e basitar), Andrew McKeag (guitbass) e Jason Finn (bateria) em torno dos detalhes que cercam a produção, assim como fica com a certeza de que gravr tudo isso foi um momento bastante prazeroso.
Um disco redondo (sem piadinhas com o formato do CD ou vinil, ok?) e coeso, capaz de te conquistar na primeira audição. Pena que dura só 38 minutos.
The Presidents of the United States of America – Kudos To You!
Lançamento: 18 de fevereiro de 2014
Gravadora: PUSACORP
Gênero: Alternative Rock
Produção: Martin Feveyear & The Presidents of the United States of America
Faixas:
01. Slow Slow Fly
02. Crappy Ghost
03. Good Morning Tycoon
04. Poor Little Me
05. Rooftops In Spain
06. Stay With Me
07. Crown Victoria
08. Electric Spider
09. Finger Monster
10. Flea Versus Mite
11. Innocent Bird
12. Ohio
13. She’s a Nurse
14. Truckstop on the Moon
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=i4JxY-kiN2Y[/youtube]