O Jamiroquai tem uma infinidade de sucessos ao longo de seus (até o momento) 22 anos de carreira.
Desde a sua criação, o que o grupo capitaneado por Jay Kay mais conseguiu foi entregar aos “consumidores” musicais pelo menos um hit por álbum.
Ainda que os últimos álbuns estejam abaixo do que os clássicos Emergency On Planet Earth ou The Return Of The Space Cowboy, não dá pra negar que músicas mais recentes como “Starchild”, “White Knuckle Ride” ou “Seven Days in Sunny June” sejam boas e/ou contenham muito do DNA clássico do Jamiroquai.
Mas, o objetivo da retomada desta seção não é falar das músicas conhecidas. Revirando o baú de Jay Kay e ouvindo os sete álbuns de estúdio, consegui reunir sete boas músicas que não se tornaram referência imediata da banda, mesmo algumas delas tendo sido singles promocionais.
Pronto para ouvir?
1 – The Kids
A música é considerada oficialmente como o primeiro single do The Return Of The Space Cowboy, apesar de ter sido lançada como single apenas no Japão. O embrião da música foi criado ainda durante as sessões de criação do primeiro álbum da banda, sendo inclusive executada durante a turnê de divulgação do Emergency. Depois de um cuidado especial, acabou ganhando uma gravação de estúdio e virando, na minha opinião, a música mais forte do segundo álbum.
2 – Light Years
O quarto single de The Return Of The Space Cowboy, Light Years é boa por si só, mas conseguiu aproveitar um pouco do caminho aberto por “Space Cowboy” para atingir resultados modestos, já que a promoção em torno dela foi pequena. Com um groove legal e um baixo muito presente, é uma música um pouco complicada de se ouvir e gostar logo de cara, mas é daquelas que te conquista com o tempo.
3 – Stillness in Time
O quinto single de The Return Of The Space Cowboy foi lançado oficialmente em junho de 1995. É daquelas músicas que te fazem mexer a cabeça logo na primeira audição. Merecia ter recebido uma atenção maior do grande público, mas ainda temos tempo.
4 – Hooked Up
Essa já merecia ter recebido a atenção de todo mundo só pelos seus 60 segundos iniciais. É, pra mim, uma das melhores músicas do Emergency On Planet Earth, capaz de sempre me fazer ouvir o álbum com a devida atenção.
5 – Black Crow
O início dedilhado em um violão é só o anúncio de que você vai ouvir algo que não espera de Jay Kay. Com um instrumental tranquilo e sem a pegada dançante comum do Jamiroquai, “Black Crow” é a sétima música do excelente A Funk Odyssey. Apesar de fugir um pouco do som tradicional, a música é bonita por si só e vale a audição.
6 – Picture Of My Life
Se “Black Crow” já era algo fora do comum, “Picture Of My Life” te leva para um mundo completamente diferente do que conhecemos quando falamos de Jamiroquai. Unindo uma melodia tranquila com uma letra triste, a música fecha com maestria o quinto álbum de estúdio da banda, o A Funk Odyssey.
7 – Electric Mistress
Para fechar a lista, uma música mais recente. Quer dizer, não tão recente assim. “Electric Mistress” já carrega no seu DNA um pouco da mistura entre funk e disco, algo que se tornou referência nos trabalhos mais atuais do Jamiroquai. Presente no álbum Dynamite, de 2005, é uma das melhores músicas da fase atual de Jay Kay, junto com “Starchild”.