O dia 13 de julho ficou conhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock.
Desde meados dos anos 90, a data se tornou o dia oficial no Brasil de celebração ao gênero musical mais amado do mundo e, ao contrário do que uma parte da população pensa, ela não foi escolhida atoa.
O ano era 1985. O dia? 13 de julho. O mundo parou para acompanhar o mega show “Live Aid”, que reuniu diversos artistas do gênero em diversas partes do mundo. Organizado por Bob Geldof, aquele ficou conhecido como o maior show de rock internacional do planeta. Foram dois eventos simultâneos, um em Wembley, na Inglaterra, e outro no JFK Stadium, nos EUA, que tiveram uma audiência de cerca de 2 bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo.
Nomes como Paul McCartney, The Who, Elton John, Elvis Costello, Black Sabbath, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, Santana, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen e Beach Boys fizeram parte da ação que arrecadou cerca de 100 milhões de dólares, totalmente destinados ao objetivo principal de se acabar com a fome na África, sobretudo na Etiópia.
Transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países, o evento acabou se tornando um marco na história da música e o dia 13 de julho eternizado. Apesar disso, o “Dia Mundial do Rock” é comemorado com grande força apenas no Brasil. A celebração começou durante os anos 90, graças a duas ações de rádios paulistanas especializadas em rock – 89 FM e 97 FM, que começaram a mencionar a data em sua programação.
Fora do Brasil, não existe uma data específica para celebrar o gênero. Nos EUA, por exemplo, poucas pessoas comemoram a data no dia 9 de julho, em homenagem ao programa “American Bandstand”, de Dick Clark, que estreou nessa data e foi o principal responsável por popularizar o rock and roll nos EUA.
Aproveite, aumente o volume e curta ainda mais o Dia Mundial do Rock.
.
Abaixo você confere o show completo que o Queen fez no Live Aid, em 1985:
[youtube]http://youtu.be/eQsM6u0a038[/youtube]