The Unforgettable Fire é o quarto álbum de estúdio lançado pelo U2 e chegou as lojas em outubro de 1984. Buscando uma direção musical diferente do que apresentado em War, a banda se trancou em Slane Castle em maio daquele ano para escrever, gravar e buscar inspiração. Junto ao Slane Castle, estavam os produtores Brian Eno e Daniel Lanois e o desejo por uma mistura entre o que a banda já fazia e um som mais abstrato. O álbum ficou pronto em agosto e foi finalizado no Windmill Lane Studios antes de seu lançamento.
Com ótimas críticas, The Unforgettable Fire é considerado por muitos como o pontapé inicial do U2 no exercício de seu domínio mundial através de suas músicas. Brincadeiras a parte, é o álbum que apresentou duas dos inúmeros hits produzidos pela banda ao longo dos anos. A primeira delas, “Pride (In The Name Of Love)”, com a sua letra abordando um pouco do que a humanidade é capaz de fazer em nome do amor se tornou um hino para muitas pessoas. Hino este que é executado a plenos pulmões até os dias atuais assim que se ouvem os primeiros acordes inconfundíveis de The Edge na canção. Se “Pride” virou um hino, “Bad” não ficou para trás. É pra mim uma das músicas mais impressionantes da banda em versões ao vivo. O jeito meio poético com o qual Mr. Bono Vox recita versos sobre o vício em heroína é incrível.
Mas se engana quem pensa que o álbum tem “apenas” essas duas músicas. Canções como “Wire”, “Indian Summer Sky”, “Elvis Presley and America” e “A Sort of Homecoming” completam um dos discos responsáveis pela transição na carreira do U2, que se completa no maravilhoso The Joshua Tree.
The Unforgettable Fire é um álbum que, pra mim, se mostra às vezes desigual. São pouco mais de 43 minutos que trazem alguns elementos daquilo que o U2 atingiria no futuro, mas ainda carregava muito do que a banda fez em seus três álbuns anteriores. Mesmo se mostrando desigual, é um álbum que inspirou muitos nomes na época, provocou elogios rasgados da imprensa e mostrou que o U2 não estava ali para ser apenas “mais uma banda de rock” do planeta. A ousadia de se reinventar em cada álbum já estava se enraizando e o mega sucesso estava logo ali na frente.
Mesmo ofuscado pelo álbum seguinte, The Unforgettable Fire é, certamente, um álbum capaz de se tornar inesquecível para quem o ouve.
.
Representando o álbum, um vídeo clássico do U2 tocando “Bad” no Live Aid 1985.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sHnXOSxka1Q[/youtube]
.
U2 – The Unforgettable Fire
Lançamento: 01 de outubro de 1984
Gravadora: Island
Gênero: Rock, Post-punk
Produção: Brian Eno e Daniel Lanois
Faixas:
01 – A Sort Of Homecoming
02 – Pride (In The Name Of Love)
03 – Wire
04 – The Unforgettable Fire
05 – Promenade
06 – 4th Of July
07 – Bad
08 – Indian Summer Sky
09 – Elvis Presley and America
10 – MLK