Se October é um disco mais enigmático, com um pouco mais de ênfase na espiritualidade, War chega, em fevereiro de 1983 deixando muito claro a forma como a banda enxergava os últimos acontecimentos no mundo. Sunday Blood Sunday, sobre o Domingo Sangrento, na Irlanda, que o diga.
Mas não é só isso. Ouvindo os pouco mais de 40 minutos do disco, fica claro, para qualquer um, o amadurecimento da banda, não só nas letras, mas também na parte instrumental. Basta perceber os violinos e violões na belíssima Drowing Man, a bateria de Larry em Sunday Blood Sunday, o baixo de Adam e o solo de guitarra de The Edge em New Year’s Day, para ficar em apenas alguns exemplos. War é sem dúvida um daqueles discos que vale a pena ouvir várias vezes porque definitivamente, nos surpreendemos a cada nova audição.
Foi também o disco que projetou o quarteto irlandês para o mundo todo. O single, New Year’s Day, foi o primeiro grande hit da banda. A MTV americana deu destaque ao clipe da música que chegou ao 10º lugar nas paradas do Reino Unido e quase entrou no top 50 dos Estados Unidos. A turnê mundial foi um sucesso, com shows lotados na Europa e nos Estados Unidos. Um dos shows, o de Red Rocks em Denver, foi registrado e virou o EP Under a Blood Red Sky, considerado pela revista Rolling Stone um dos acontecimentos que “mudaram a história do rock”.
Diferente de Boy e October, é um disco que eu ouço do início ao fim e que me empolga, como só U2 é capaz de fazer. Fico tentando imaginar quem viveu aquela época e ouviu aquele disco pela primeira vez, sem saber ainda tudo o que a banda faria nesses 30 anos de carreira. É inegável que o U2 é uma banda que está sempre se recriando nas horas certas, mudando algumas coisas aqui e acolá, mas War, pra mim, é U2 puro e tem que ser ouvido por aquele fã que quer entender a trajetória dessa banda ímpar na história do rock mundial.
New Year’s Day é, juntamente com Sunday Blood Sunday, o grande hit do disco. Aqui, uma versão ao vivo de 1983, no US Festival, na California.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Fn3VRCdwyt8[/youtube]
War – Faixas:
“Sunday Bloody Sunday”
“Seconds”
“New Year’s Day”
“Like A Song…”
“Drowning Man”
“The Refugee”
“Two Hearts Beat As One”
“Red Light”
“Surrender”
“40”