Boy foi o primeiro disco lançado pelo U2, em 20 de outubro de 1980, com 11 faixas e pouco mais de 40 minutos de duração. Mas era o início de uma banda que desde o seu começo queria mostrar a que veio, tocando suas próprias composições e não covers, como é comum em bandas iniciantes.
O disco foi muito bem recebido pela crítica e pelo público britânico e, já de cara, a banda partiu para a sua primeira turnê fora da Grã Bretanha. Nos Estados Unidos, a história foi um pouquinho diferente, a começar pela capa do disco, que gerou controvérsias. Na capa de Boy, foi colocada a foto de um garoto, irmão de um amigo de Bono, e isso foi considerado pelos americanos como um apelo à pedofilia e ao homossexualismo. O estardalhaço foi tanto que a edição americana de Boy saiu com a capa modificada. O single foi I Will Follow, que é um dos hits da banda.
É incrível como algumas coisas não mudam. Desde este primeiro disco, o U2 veio mostrando que é uma banda feita para o ‘ao vivo’. Bono, Larry, Adam e The Edge se transformam no palco. Existem bandas que, no palco, tentam copiar o disco; eles não… eles parecem sentir prazer em fazer algo diferente. Falando em ‘ao vivo’, Boy foi o único disco que teve todas as faixas executadas ao vivo, obviamente, por ser o primeiro. A partir de October, sempre alguma música foi deixada de fora.
Boy foi lançado antes de eu nascer e não tenho assim marcado em minha memória a primeira vez que ouvi o álbum inteiro, prestando uma atenção mais minuciosa e também não é o meu disco preferido da banda, mas é, sem dúvida um marco. Não só por ser o primeiro disco, mas porque é inacreditável que quatro garotos de 20 anos pudessem fazer um álbum tão coeso, temático e ainda por cima, bem tocado. Destaque para The Edge já mostrando a fera que viria a ser na guitarra.
==> Faixas:
I Will Follow
Twilight
An Cat Dubh
Into The Eart
Out Of Control
Stories For Boys
The Ocean
A Day Without Me
Another Time, Another Place
The Electric Co.
Shadows An Tall Trees
.
Neste primeiro dia de contagem regressiva para os 50 anos de Bono, confira um vídeo do U2 no Late Late Show em 1980 cantando Stories For Boys: