“Você tem um tempo para se entregar a uma tristeza absoluta.
Curta-a, abrace-a, descarte-a.
E siga em frente”
Filmes onde o personagem principal passa por um problema que parece sem solução e então, em meio ao seu desespero, encontra alguém que o faz ver que nada é tão ruim assim não é novidade para ninguém. Existem aos montes e tem tudo para cair em lugar comum e se tornar apenas mais um nas prateleiras das locadoras ou aquele filme sessão da tarde que você assiste quando não tem nada mais interessante para fazer. Nas mãos de outro diretor isso poderia certamente ter acontecido com Tudo Acontece em Elizabethtown, mas não nas de Cameron Crowe.
Não vou entrar no mérito de se o roteiro tem ou não furos, se a atuação do Orlando Bloom compromete ou não, mas gostando ou não do filme, não dá pra negar que a trilha sonora aqui, como em todos os filmes do Crowe (Quase Famosos, Jerry Maguire, Vanilla Sky) é um elemento importantíssimo e amplia a intensidade das cenas. O que seria das cenas da road trip sem a trilha sonora, onde uma música de cada estilo é tocada de acordo com a situação representada? Ou o que seria da cena do funeral sem My Father’s Gun? Como de costume, as palavras somem e a música fala pelos personagens e, claro, pelo público.
Apaixonado por música, Crowe sempre capricha na trilha de suas produções que, neste filme conta com artistas como Tom Petty, Elton John, The Temptations, U2 e sua esposa Nancy Wilson, responsável pela trilha incidental do filme. As canções são, em sua maioria, rocks mais de raiz, para ficarem mais com a cara de Kentucky, onde a maior parte da história se passa. E para isso, Crowe resgata dos mais desconhecidos aos clássicos do rock, fazendo uma mistura que completa o filme e que corre o risco de deixar o telespectador tão centrado no que está tocando que ele acaba se perdendo um pouco da cena. Mas nada muito grave. Afinal, a trilha pode sim ser encarada, aqui, como uma das subtramas do longa.
Foi difícil escolher uma cena só para ilustrar essa coluna, várias passaram pela minha mente, mas essa é sem dúvida uma das melhores canções do filme, então optei por este vídeo com compilação de imagens do filme tendo My Father’s Gun, do Elton John como trilha, afinal, na cena onde esta música toca, ela se torna mais um personagem, deixando a cena já carregada de emoção, ainda mais emocionante.
[youtube]http://youtu.be/qGZcgwSfgCY[/youtube]
CD Tudo Acontece em Elizabethtown
Gravadora: SONY BMG
1. 60B (Etown Theme) – Nancy Wilson
2. It”ll All Work Out – Tom Petty and the Heartbreakers
3. My Father”s Gun – Elton John
4. io (This Time Around) – Helen Stellar
5. Come Pick Me Up – Ryan Adams
6. Where to Begin – My Morning Jacket
7. Long Ride Home – Patty Griffin
8. Sugar Blue – Jeff Finlin
9. Don”t I Hold You – Wheat
10.Shut Us Downbayk – Lindsey Buckingham
11. Let It Out (Let it All Hang Out) – The Hombres
12. Hard Times – eastmountainsouth
13. Jesus Was a Crossmaker – The Hollies
14. Square One – Tom Petty
15. Same in Any Language – I Nine