Quando se fala em shows que são verdadeiros espetáculos de som, imagens e efeitos, Madonna certamente é citada. A cada turnê que passa ela se torna ainda melhor e em sua terceira passagem pelo Brasil não foi diferente. A cantora passou por São Paulo e trouxe a sua MDNA Tour, no último dia 4, para o Estádio do Morumbi.
Como de costume, quando sua turnê é realizada em estádios, Madonna faz a passagem de som com o público já dentro dos espaços. Em São Paulo, a cantora subiu ao palco no fim da tarde para delírio dos presentes no Morumbi e ensaiou vários números do show por volta de quarenta minutos. No “esquenta para mais tarde”, Madonna cantou músicas como “Girl Gone Wild”, “Vogue”, ” Turn Up The Radio” e “I Don’t Give A”.
Depois do ensaio, os fãs levaram um belo chá de cadeira – sem a cadeira – até que subiu ao palco o DJ Gui Boratto que tentou levantar o ânimo do público numa apresentação dispensável que não agradou e no fim levou vaias, talvez por ter sido um tanto morno e também pela espera interminável e exaustiva que todos os fãs estavam pela estrela da noite.
Madonna pisou ao palco com alguns já famosos minutos de atraso e ao som de “Girl Gone Wild”, no cenário de uma catedral, colocou o estádio em histeria. Logo após, o show passeou por bons momentos como a performance sangrenta de “Gang Bang”, a sessão provocação de “Express Yourself”, as dezenas de balões em formatos de coração erguidos pela plateia em “Open Your Heart”, o erótico número de “Human Nature” e a sempre performática” Vogue”.
No segundo bloco, Madonna apresentou “Give Me All Your Luvin”, música que mudou totalmente da sonoridade e letra grudenta do álbum MDNA para uma performance eletrizante e, sem dúvidas, um dos melhores momentos do show. Madonna dançou vestida de líder de torcida, enquanto seus bailarinos a acompanharam tocando tambores, alguns deles ficaram suspensos por cabos de aço no teto do palco.
Para tentar interagir mais com o público, a cantora tratou de aprender algumas palavras em português, que iam do clássico “obrigado” a “periguete”, “gostosa” e “caralho”. As performances ao piano de “Like a Virgin” e “Love Spent” ficaram de fora do show para decepção de muitos, pois eram duas das músicas mais esperadas no repertório, principalmente a segunda que não fazia parte do set no início da turnê e algum tempo depois foi inclusa por insistência dos fãs.
Em “Like A Prayer”, Madonna colocou o estádio abaixo ao cantar os primeiros versos da canção, o que indicava que aquele seria o ponto alto da noite. Nessa hora, aqueles que provavelmente não estavam satisfeitos com o repertório “muito atual” se animaram e um enorme e intenso coro se formou no estádio. A plateia cantava tão alto que pouco se ouvia a voz de Madonna que pareceu muito feliz e dançou no fim da canção com uma bandeira do Brasil. Logo após Like a prayer sinos soaram no palco, o que indicavam que o show estava próximo de acabar e foi aí que Madonna novamente colocou todo mundo para dançar ao som de “Celebration” e nesse clima “dance” ela se despediu de São Paulo.
A chuva que ameaçava cair de acordo com a previsão, por sorte não aconteceu e permitiu que o espetáculo acontecesse sem nenhuma surpresa desagradável. MDNA Tour é um show que como qualquer outro de Madonna sempre conta histórias e provoca polêmicas, mas, no entanto, não é um show de sucessos, como o ultimo também apresentado no país, mas não decepciona nem um pouco.
Madonna tem a habilidade de dominar cada centímetro da enorme estrutura de seus palcos e a cada turnê traz suas músicas totalmente reinventadas, tanto nos arranjos quanto nas coreografias. O show vai das trevas às luzes sem entediar e prova que Madonna ainda reina e pelo visto não pretende sair do seu posto tão cedo.
Fotos: Flávio Moraes e Rafael Augustto
1. Act of Contrition / Girl Gone Wild
2. Revolver
3. Gang Bang
4. Papa Don’t Preach
5. Hung Up
6. I Don’t Give A
7. Best Friend / Heartbeat
8. Best Friend
9. Express Yourself
10. Give Me All Your Luvin’
11. Turn Up The Radio
12. Open Your Heart
13. Masterpiece
14. Justify My Love
15. Vogue
16. Candy Shop
17. Human Nature / Erotica
18. Nobody Knows Me
19. I’m Addicted
20. I’m A Sinner
21. Like A Prayer
22. Celebration