Em minha primeira postagem aqui no Audiograma, resolvi apresentar a vocês um álbum recém descoberto. Se você curte Black Music, Jazz, Acid Jazz e variações, tenho certeza de que vai gostar.
O álbum já começa bem pelo nome: “The Doors of Perception: Dope Funk, Psychedelic Soul and Acid Jazz from New York City 1970-1974”. Em algumas versões é usado “Weird Funk” ao invés de “Dope Funk”. Eu particularmente acho a última muito mais charmosa! =)
São 20 faixas de diversos artistas, e a julgar pelo nome do álbum eu imagino que seja uma galera muito underground, dos subúrbios de Nova York no início da década de 70. Todos, claro, vestidos a caráter e com seus belos Black Powers.
A faixa de abertura, “Going to See my Baby” (The Fatback Band) é uma ótima demonstração do groove que permeia todo o álbum. Não é exatamente um groove pesado, mas é daquelas que você ouve pelo menos estalando os dedos, pois o swing é contagiante. Algumas faixas são funks clássicos: “Get Some of This” (Madhouse), “Surrender” (Black Ivory), “Fatbackin'” (The Fatback Band), por exemplo. Outras são Jazz puro: “Heritage Hum” (James Moody) me fez lembrar do mestre Miles Davis.
Mas se você me perguntar quais são as minhas faixas prediletas, eu tenho quatro para recomendar:
1) “Possibility (Back Home)” (Wanda Robinson), que poderia ser um hino da independência recém conquistada das mulheres americanas na época;
2) “Consequences of A Drug Addict Role” (Shirley Horn), que não chega a ser uma música propriamente dita: é muito mais um monólogo sobre… bom, o nome da música diz tudo.
3) “I Can’t Get No Higher” (Eight Minutes), juntamente com o título da música anterior refletem o nome do álbum, não? Mas essa não é soturna como sua antecessora. Fala de uma loucura feliz, e não do fundo do poço.
4) “I Just Got Know” (The Brockingtons) me conquistou na primeira audição e desequilibrou os gráficos do meu Last.Fm. Música foda.
Até a próxima!
—————-
Por: Bruno Borges
Now playing: Placebo 02 – Teenage Angst
Via FoxyTunes