Formada por Mini Lamers (voz e violão) e Didi Cunha (bateria e backing vocals), a Comma é um duo feminino de pop/rock formado em 2006 na cidade de São Paulo.
Em entrevista exclusiva, a banda revela os detalhes de seu segundo álbum, que sairá em 2013, e contam um pouco de sua história.
De onde surgiu o nome “Comma”?
Comma é vírgula em inglês. Nós nos interessamos a princípio pelo gráfico, pela figura da vírgula. Eu poderia encher linguiça aqui falando sobre o significado da vírgula na gramática, mas na real foi um bom logo e um nome que soou bem pra nós na hora que surgiu.
Como surgiu a ideia de montar a banda?
Nós tocávamos em uma banda chamada Elevador, uma banda que a Didi tinha com amigos da faculdade, quando decidimos deixar o barco pra tocar e cantar nossas próprias composições. Foi na sala de casa, com violão e meia lua que nasceu o Comma.
Qual foi a sensação de lançar o primeiro disco de vocês?
Uma sensação incrível, de muito orgulho e dever cumprido. Monkey foi nossa primeira experiência, num estúdio grande, com produtor, gravando com clique e tudo. Deu trabalho, mas foi uma delícia. Gravar um disco é algo que exige muita dedicação, além de um gordo investimento. Nós que somos independentes arcamos com todas as despesas de produção, nada fácil.
Quais são suas maiores inspirações?
Quando começamos ouvíamos muito uma dupla de irmãs canadenses, Tegan and Sara, e isso nos encorajou a encarar também esse formato, sem ser sertanejas. Separadamente temos diferentes inspirações musicais, acho que em comum a maravilhosa Cat Power, Smiths, e outros dos 80. Mas gostamos de muita tranqueira também, nos divertimos horrores com a música pop que toca no rádio.
Qual é a expectativa da dupla em relação ao novo álbum?
Ficamos quase três anos criando, amadurecendo e produzindo o novo trabalho, e agora ele está na fase final, de masterização. É um disco bem diferente do primeiro, ele vem mais pesado, mais denso. Tentamos avançar a ideia de ser uma banda de pop-folk-fofo e encaramos um lado mais rock. Espero que as pessoas se surpreendam, curtam muito e nem pensem em sair para pegar bebida no meio do show.
Vocês preveem uma turnê logo apos o lançamento do Outside?
Essa parte de pegar a estrada é sempre uma surpresa, mas queremos sim, tocar em algumas cidades do interior que passamos e adoramos, cidades que ainda não tocamos e queremos muito tocar fora do Brasil. Casas de shows, produtores, empresários do show business, façam suas ofertas!
A banda já tem algum plano de novo álbum ou um DVD?
Nosso novo álbum é o Outside, que sairá para o público no começo de 2013. Ainda não pensamos em DVD, e os próximos projetos ainda estão por começar. É sempre assim, quando lançamos um disco já estamos pensando no próximo, mas… Vamos com calma.
Agora, para fechar com chave-de-ouro, um recado para os leitores do Audiograma e para todo o pessoal que acredita no trabalho de vocês.
Pessoal, obrigada a todos que curtem o Comma, logo teremos novidades! E enquanto vocês esperam o Outside, fiquem com o vídeo da música Earthquake, feito no estúdio durante as gravações:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dUHHYamG8jY[/youtube]