Texto por Deivson Prescovia
Amada por muitos e odiada por outros tantos, a cantora baiana Ivete Sangalo sempre gera polêmica quando falamos de boa música. Para chegar a uma conclusão, escutei o novo trabalho da cantora a semana inteira e o que eu pretendo explanar aqui é uma análise neutra de seu novo álbum, Real Fantasia. Para avalia-lo, precisamos entender que esse álbum é dividido entre o projeto gráfico e as canções. O primeiro é fantástico. Limpo, sofisticado e muito bonito. O segundo, você confere abaixo.
O álbum começa com “Vejo o Sol e a Lua”, canção escrita por Ramón Cruz, que é uma das minhas canções favoritas. Ela possui uma temática romântica e melodia latina – algo meio México, meio Colômbia -, que se perde na faixa seguinte e só vai surgir na quarta faixa do álbum. O primeiro single do projeto, “No Brilho Desse Olhar”, é uma canção fraca que parece ser extraído do último ao vivo da cantora. “Balançando Diferente”, chega na mesma pegada “Balakback”, “Eu Tô Vendo” ou “Oba Oba” (ambas do Multishow Registro: Pode Entrar). É uma das candidatas a canção do carnaval.
A famosa faixa que levaria a participação de Shakira, “Dançando”, decepciona. A letra é fraca e sem sentido album (Mamãe vai fazer, papei vai fazer/Dançando, dançando, dançando/Dan, dan, dan, dan, dan, dançando), e em dado momento fico pensando se não estou ouvindo o É o Tchan! com aquela música “põe a mão na cabeça, dá uma agachadinha”. A melodia da canção não é ruim, e deve ser louvada pelo simples fato de não termos os (malditos) timbau e afins, porém, “Dançando” mostra bem uma das caracteristicas mais marcantes de Real Fantasia: canções chicletes. A colombiana Shakira não esteve presente na versão padrão do álbum devido a problema referente a direitos. A Universal Music disponibilizou a canção no iTunes em uma versão de luxo de. Todavia, Shakira não salva a canção.
“Na, na, na, na, na…”, começou “Só Nós Dois”, canção escrita por Ramón e Ivete Sangalo, que parece boa, mas, quando chega no refrão vemos que a faixa decepciona. A melodia acelerada não se encaixa a letra, que segue sozinha. “Só Num Sonho” traz calma a bagunça feita por Sangalo até o momento, com toques de violiono e piano no começo, mostrando que não é fácil dizer adeus (“Vá, siga o seu caminho (…)/Dizer adeus é tão difícil, e eu ainda te amo”). Radamés Venâncio acerta no arranjo, na faixa foi composta por ele, e Gigi – que nos brinda com uma ótima canção adiante. Em seguida, caimos novamente em uma música bem latina – como a “Vejo o Sol e a Lua” -, muito boa por sinal. Samir e Fábio Alcântara dá à Ivete uma canção bem cubana (Guajira é um ritmo originário da ilha, influenciado pelo flamengo). A faixa-tema deveria ser chamada “Água na boa”, pois, o refrão consiste nisso. Assim como “Balançando”, deve ser uma das favoritas para o carnaval, bem como a faixa seguinte: “Meu coração, faz chica chica boom chic”… Ahh espera! Não é isso? Não! É “Puxa Puxa”. Canção de O’Brian, Rubem Tavares e Duller, lembra demais a canção “Chica Chica Boom Chic”, que Sangalo já gravou. A melodia é muito semelhante, chega a confundir em dado moment
o, se você tentar cantar junto.
“No Meio Do Povão / Citação: Depois Que O Ilê Passar” é uma das minhas canções favoritas. Nela, Ivete está bem com uma canção boa (no estilo Daniela Mercury), com temática baiana, influência por ritmos latinos (como o reggae) e com a presença gostosa das guitarras elétricas. Avisa se Ivetinha cantar essa música, que eu quero ver, pois Tavares e Jorginho (compositores), Cara de Cobra e Ferreirinha (arranjadores) acertaram nessa. Gigi assina a décima canção, “Essa Distância”, canção que fresh que recebe adição de sintetizadores e guitarra ao fundo. Porém, sua temática romântica e melodia dançante, terminam abruptamente.
Ivete disse uma vez, que não gosta de cantar baladas, pois, são muito tristes. No entanto, ela deveria repensar sobre o caso. As três últimas canções do álbum (versão padrão), sobretudo “Isso Não Se Faz” e “Eu Nunca Amei Alguém Como Te Amei”, ressaltam a qualidade vocal de Sangalo. “Isso Não Se Faz” é a minha canção favorita desse álbum. Radamés Venâncio acerta mais uma vez na melodia, abafa e domina os sons dos timbaus e afins (característicos da música de Ivete), e pondo o piano e os sintetizadores para dar sofisticação à canção.
Infelizmente, nem Shakira, nem o belo projeto gráfico de Real Fantasia, ou suas (poucas) boas canções, conseguem salvar esse, que é um dos piores álbuns de Ivete Sangalo.
Ivete Sangalo – Real Fantasia
Lançamento: 9 de outubro de 2012
Gravadora: Universal Music
Gênero: Música latina
Produção: Alexandre Lins
Faixas
01. Veja o Sol e a Lua
02. No Brilho Desse Olhar
03. Balançando Diferente
04. Dançando
05. Só Nós Dois
06. Só Num Sonho
07. Delira Na Guajira
08. Real Fantasia
09. Puxa Puxa
10. No Meio do Povão / Citação: Depois Que o Ilê Passar
11. Essa Distância
12. Isso Não Se Faz
13. Me Leve Embora
14. Eu Nunca Amei Alguém Como Te Amei