O melhor show do Rock In Rio chega à Belo Horizonte. Foi dessa forma que o show do Capital Inicial, que aconteceu no sábado (6), foi divulgado ao publico da capital mineira.
A banda, que vai colocando ponto final na turnê “Das Kapital” e se preparando para o novo álbum, trouxe para o Chevrolet Hall o show (ou grande parte dele) que foi eleito como um dos melhores da última edição do Rock In Rio.
Era pouco mais de 22:10 quando a banda tomou posse do Chevrolet Hall, que recebeu um dos melhores e maiores públicos do ano. Provavelmente, desde os shows do Los Hermanos que eu não via a casa tão cheia, o que prova que a legião de pessoas que seguem o Capital por aqui é grande e, principalmente, se renova com o tempo. Nos últimos anos, não me lembro de um show sequer da banda que não tenha tido um público grande e lotar a Praça da Estação é um exemplo disso.
Mas porque considerar este público como o melhor? Simples, por todo o clima em torno do show, a participação e a entrega da maioria absoluta dos presentes foi algo inexplicável. Tirando uma música ou outra do Das Kapital, o repertório foi quase todo montado em cima dos clássicos do Capital e do Aborto Elétrico, além de covers de Raimundos e The Clash. Por isso, a banda nem precisava dos fogos presentes em seu cenário para incendiar a casa. Músicas como “Fátima”, “Que Pais É Esse?”, “Mulher de Fases” e “Independência” foram cantadas com propriedade pelo público que fez o Chevrolet tremer, literalmente.
Nunca fui fã da banda e ainda tenho restrições com alguns dos álbuns, sobretudo os mais recentes, mas preciso reconhecer a força que o Capital Inicial tem com o seu público, ainda mais quando se trata de show. E não digo isso só pelo que pude presenciar na noite de ontem, mas pelos últimos shows feitos pela banda e por outros nomes nacionais que pude ver.
Não que isso fosse novidade pra mim, mas Dinho, Fê, Flávio, Yves, Robledo Silva e Fabiano Carelli sabem muito bem o que fazer em cima do palco. Talvez este seja o grande trunfo do Capital para sobreviver ao longo dos anos e mostrar que ainda tem o que oferecer. A turnê “Das Kapital” se vai, mas o novo álbum e a nova turnê já estão a caminho. Se tudo seguir o roteiro previsto, ver a banda ao vivo deveria fazer parte dos seus planos.
.
Fotos: Polly Rodrigues