Whitney Houston atingiu mais uma marca histórica em sua bem sucedida carreira.
Na última semana, a cantora se tornou a primeira artista negra a ter três álbuns com selo Diamante em sua discografia, independente de gênero, carreira solo ou grupos.
Divulgada inicialmente pelo Hollywood Reporter, a informação foi confirmada posteriormente pela RIAA (Associação Americana da Indústria de Gravação) e pelas gravadoras Legacy Recordings e Sony Music.
Whitney, lançado em 1987, foi o responsável pela marca ao receber o seu décimo certificado de platina. Com isso, ele se junta ao trabalho de estreia da cantora (Whitney Houston, de 1985, com treze certificados) e a trilha sonora de O Guarda-Costas (de 1992, com 18 certificados).
Em nota oficial, Whitney Houston também foi citada como a artista feminina mais premiada de todos os tempos pelo Guinness World Records, e continua sendo uma das artistas musicais com mais vendas até agora, ultrapassando a marca de 200 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
Cinebiografia e 1 bilhão no YouTube
No fim de outubro, Whitney Houston já tinha ganhado destaque ao ter o clipe de “I Will Always Love You”, tema do filme O Guarda-Costas, atingindo a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube.
Escrita e gravada originalmente por Dolly Parton, a faixa ganhou uma releitura de Houston em 1992 para o filme, estrelado por ela ao lado de Kevin Costner. Para promover a faixa, foi lançado um clipe que conta com imagens da produção dirigida por Mick Jackson. “I Will Always Love You” é a quarta música dos anos 1990 a atingir a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Antes dela tivemos “Smells Like Teen Spirit” (Nirvana), “November Rain” (Guns N ‘Roses) e “Zombie” (The Cranberries).
Vale lembrar que, em colaboração com o espólio de Whitney Houston, nomes como Clive Davis e Jeff Kalligheri trabalham na produção de I Wanna Dance With Somebody, uma cinebiografia oficial da cantora. O filme contaria com a direção de Stella Meghie, roteiro de Anthony McCarten e tem a sua produção prevista para o ano que vem, com lançamento no fim de 2022.
Um dos grandes nomes da música, Whitney Houston morreu em fevereiro de 2012, aos 48 anos.