Que tal começar a quarta-feira (18) com uma seleção de novos clipes nacionais? Na listinha da vez, separamos aqui no Audiograma quatro vídeos produzidos por cantoras ou projetos formados por mulheres para você dar uma olhada.
Assumindo as rédeas do aspecto visual de seu trabalho na música, a cantora e compositora Isabella Bretz revela “O Rio e o Medo”, clipe para faixa que antecipa seu próximo álbum, Retalho de Mundo. Ainda sem data de lançamento definida, o álbum será lançado após um longo processo de produção e neste primeiro vídeo, vemos não apenas o lado musical de Bretz como também seu trabalho visual, já que ela assina a direção, roteiro e edição.
As cenas do vídeo são de vários lugares, principalmente Brasil e Portugal. Isabella incorporou em “O Rio e o Medo” a faixa de abertura, “Retalho de Mundo”, como se fossem uma só. Para ela, essas mensagens se complementam. Foram pensadas para soarem juntas, sem um ponto de interrupção. Assim, o clipe representa as duas.
“Eu já tinha todo o roteiro em mente e já havia editado alguns vídeos antes. Conversei com minha irmã e meu cunhado, Danielle Bretz e Ricardo Rodrigues, para ver se me ajudavam. A ideia era apenas tentar, se ficasse ruim não usaríamos. Sem ter feito nada parecido antes, mergulhamos no desafio. O resultado me surpreendeu”, revela.
Cantora, compositora e atriz, Joyce Cosmo surge como uma aposta no cenário pop brasileiro. A artista lançou na última sexta-feira (13) a faixa “Lei da Atração”, que chega com videoclipe divertido – e cheio de memes – para o público.
A faixa tem a letra inspirada em um momento da vida de Joyce. “Ela surgiu em uma fase em que eu tinha uma amizade colorida com um garoto e eu sentia que a gente poderia ser mais do que aquilo, e aí eu comecei a escrever essa música porém o refrão não era tão legal, aí eu fui no estúdio que produz minhas músicas, sentei com o Lucas Nage e ele me ajudou a compor o refrão e nasceu a música”, afirma.
Já o clipe apela para o bom humor e tem um resultado bem divertido. “Quando a música ficou pronta eu tive a ideia de gravar um clipe com uma história ao contrário da música, e falei com um amigo sobre a ideia de querer algo cômico e meio stalker inspirado na série ‘You’. Logo meu amigo me indicou o Patrick e ele foi criando o roteiro e alinhando as ideias. A gravação foi bem pesada, éramos uma equipe de 6 pessoas, o diretor, fotógrafo, assistente de direção, visagista, o modelo e eu. Foi uma diária que passou de 12h, mas deu tudo certo”, comenta.
Disponível nas plataformas de streaming, a faixa tem produção assinada por NG Music Records e o clipe conta com a direção de Patrick Amstalden.
Também na última sexta-feira (13), a cantora e compositora Julia Joia lançou o seu novo single, “Por Que Você Não Chega Em Mim?”. A faixa é a primeira amostra do seu próximo EP, A Doce Despedida, e marca uma nova fase na carreira da cantora, que vem mais pop do que nunca e de contrato com a Warner Music.
Para ilustrar essa transformação na sonoridade e no estilo, Julia apresenta um videoclipe animado e romântico com a participação do ator Pedro Novaes. “Nunca tinha feito um clipe com algum ator, assim dessa forma.. foi um desafio bem grande e achei que eu fosse travar completamente. Conversei muito com o Pedro antes da gente gravar, a gente já se conhecia e isso facilitou demais”, conta Julia.
A direção do clipe ficou nas mãos de RIACHO.
Fechando a nossa lista, temos o duo Rap Plus Size e a chegada de seu novo single, “Se o Grave Bate”.
Em parceria com a UZZN records, o trap apresentado para o público por Jupi77er e Sara Donato questiona os padrões de beleza e a gordofobia, além de dar visibilidade para a comunidade não binária através do refrão com a linguagem neutra.
“Trazer nosso som pra linguagem neutra é também um posicionamento político, que contempla as mais diversas existências para além do binário. É bater de frente com o CIStema e mostrar que estamos indo além com a língua que falamos, que ela também pode ser inclusiva e acolhedora. Mostra que nosso som é feito pra todes e pra incomodar muites também. É pra ser dedo na ferida até rebolando a raba e mostrar quem somos sem perder a essência”, explica Jupi77er.
O clipe foi gravado em uma academia de boxe e contraria o estereótipo gordofóbico no qual pessoas gordas são sedentárias e não fazem exercícios. O roteiro é assinado por Sara Donato e Jupi77er, enquanto Diogo Martins é responsável pela direção de fotografia e Laura MC cuidou da montagem e efeitos especiais.