O Metallica segue firme e forte apesar dos diversos “obstáculos” em seu caminho.
Em uma matéria especial da Metal Hammer publicada na última segunda (02), Robert Trujillo, Lars Ulrich e Kirk Hammett resolveram falar abertamente sobre os últimos meses da banda, definidos como uma grande montanha-russa de emoções.
Para começo de conversa, os integrantes do Metallica falaram sobre o período em que James Hetfield ficou em reabilitação, durante os meses finais do ano passado. Segundo eles, toda a rotina da banda fez com que os sinais de que o amigo estava passando por problemas não fossem percebidos. Por conta disso, foi uma surpresa vê-lo retornar a reabilitação, onde ficou por quatro meses.
“James parecia que estava bem, mas então você olha para trás e tenta analisar a situação ao longo do tempo e ver onde havia bandeiras vermelhas”, afirma Lars Ulrich. “Estar na estrada pode ser muito desafiador, e eu imagino para James, chegar lá na frente de todas aquelas pessoas e ter que estar ‘ligado’ … entretanto, sua família não está com você, todas essas coisas estão acontecendo, aumenta e a pressão disso … posso imaginar que é muito”, comenta o baterista.
Após o retorno de Hetfield, a banda estava pronta para cair na estrada novamente quando a pandemia se instaurou em todo o mundo, forçando o Metallica a cancelar datas e ficar em casa. No entanto, engana-se quem pensa que a banda tirou férias: além do lançamento do álbum S&M2, novo registro feito com a Orquestra Sinfônica de San Francisco, o quarteto ainda realizou o Metallica Mondays, um evento semanal onde resgatava shows antigos dos seus arquivos para exibição online na íntegra.
Um novo álbum no horizonte
Em meio a tudo isso e com uma reclusão forçada, era natural que a banda começasse a pensar em um novo álbum. Ainda sem qualquer previsão, os integrantes revelaram que estão trabalhando em materiais para o novo registro. Kirk Hammett foi além e revelou ter mais de 600 novos riffs preparados. “Eu estava muito determinado a tentar recuperar o tempo perdido”, comentou. “Também senti que, criativamente, tenho muito mais a oferecer desta vez. Eu tenho uma riqueza de material, então, a qualquer momento quando todos nós decidirmos, ‘OK, vamos começar a formular um cronograma para começar a escrever músicas e gravá-las.’ Estou pronto. Estou lá, desde o primeiro dia”, revelou o guitarrista.
Apesar das boas novas, ainda não se sabe quando o próximo álbum de inéditas do Metallica ganhará o mundo. O trabalho mais recente da banda é o Hardwired… to Self-Destruct, lançado em 2016.