John Frusciante está pronto para lançar a sua nova empreitada e ela, ainda, não é um novo álbum com o Red Hot Chili Peppers.
O guitarrista anunciou recentemente a chegada de Maya, álbum com o qual ele volta a usar o seu nome após seis anos. A novidade será lançada no dia 23 de outubro pela Timesig e, como já era de se esperar, flerta com as experimentações que marcam a sua carreira solo.
“Por um ano inteiro antes de começar este álbum, trabalhei dentro de limitações e regras auto-impostas que tornaram o processo de fazer música o mais difícil possível, era gravar por gravar. Depois de um ano inteiro assim, decidi tornar as coisas mais fáceis, a ponto de poder terminar de verdade as faixas que gostava de ouvir, enquanto continuava muitas das práticas que desenvolvi”, revela Frusciante em comunicado oficial. “Ao longo da gravação do Maya, eu me preparei para fazer cada faixa bem devagar, mas as terminava muito rapidamente. Eu passava semanas fazendo breakbeats, aprimorando uma bateria eletrônica, fazendo patches de DX7 e assim por diante. Quando surgiu uma ideia que parecia o início de uma música, eu já tinha muitos elementos novos e prontos para usar”, completa o músico.
Com nove faixas, o trabalho já teve a sua capa e tracklist divulgadas. Disponível em pré-venda, a novidade já teve dois singles revelados: “Amethblowl”, que flerta com o breakbeat hardcore e jungle music dos anos noventa; e “Brand E”, que nos remete ao drum and bass.
Vale lembrar que o nome do trabalho é uma homenagem à gata de Frusciante, que se chama Maya.
Veja a capa e a lista de faixas do novo álbum de John Frusciante:
01. Brand E
02. Usbrup Pensul
03. Flying
04. Pleasure Explanation
05. Blind Aim
06. Reach Out
07. Amethblowl
08. Zillion
09. Anja Motherless